null 50 anos de compromisso com a responsabilidade social

Qui, 14 Dezembro 2023 15:08

50 anos de compromisso com a responsabilidade social

Em 2023, a Universidade de Fortaleza conquistou o 19º selo “Instituição Socialmente Responsável”, emitido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

Referência no desenvolvimento de projetos e ações no âmbito social, a Unifor realiza diversas iniciativas que oportunizam o crescimento da sociedade (Foto: Getty Images)

A responsabilidade social desempenha um papel fundamental na construção de comunidades mais justas e sustentáveis. Organizações que adotam essa causa  não buscam apenas o lucro, mas também consideram o bem-estar coletivo, promovendo práticas éticas, respeitando os direitos humanos e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Desde a sua fundação, em 1973, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, tem a responsabilidade social como um dos seus principais pilares. Exemplo desse compromisso histórico é a conquista, pelo 19º ano consecutivo, do selo “Instituição Socialmente Responsável”, emitido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

A certificação reconhece as 102 ações de responsabilidade social realizadas durante a 19º Campanha de Responsabilidade Social, que se estendeu ao longo de 2023. As atividades envolveram todos os Centros de Ciências da Universidade. Com essa conquista, a Unifor se tornou a única instituição de ensino superior no Ceará a receber 19 selos da ABMES.

Para Marcus Mauricius, professor e chefe da Divisão de Responsabilidade Social, a conquista é um testemunho tangível do compromisso contínuo da Universidade em contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. “Essa distinção reflete uma cultura arraigada de responsabilidade social que permeia todas as esferas da instituição”, declara o docente.

Selo de responsabilidade social das IES 2023/2024, emitido pela ABMES (Imagem: Divulgação)

Além disso, Marcus destaca que a certificação não apenas reconhece os esforços da Unifor, mas também “fortalece o comprometimento em continuar desenvolvendo iniciativas que atendam às necessidades sociais, seja por meio de programas de voluntariado, projetos de pesquisa aplicada ou parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas”.

Iniciativas de responsabilidade social

A Universidade de Fortaleza possui projetos concretos que oportunizam o crescimento da sociedade em diversos âmbitos, como voluntariado, atendimento à população e capacitação profissional. Dentre as iniciativas, estão:

• Centro de Formação Profissional (CFP): oferta cursos técnicos e profissionalizantes para pessoas em estado de vulnerabilidade social;
  • Clínicas Odontológicas: presta atendimento à saúde oral da comunidade cearense, por meio de diversos serviços especializados;
  • Escola Yolanda Queiroz: proporciona educação gratuita do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental;
  • Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ): oferece consultas, encaminhamento de processos e orientações de natureza legal;
  • Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI): realiza atendimentos multidisciplinares na área da saúde;
  • Projeto Cidadania Ativa: desenvolve a conscientização de direitos nas comunidades;
  • Projeto Jovem Voluntário: promove atenção lúdica a crianças internadas em hospitais e seus acompanhantes.

Segundo Marcus Mauricius, estes programas não apenas beneficiam a comunidade, mas também proporcionam crescimento e aprendizado para os alunos e professores envolvidos. Além disso, o docente ressalta o papel integrado dos Centros de Ciências na realização das iniciativas.

Todos os centros participam ativamente desse compromisso com a responsabilidade social, tornando-se uma parte essencial do DNA da Universidade de Fortaleza. Essa dedicação tem nos solidificado como referência nacional no segmento” — Marcus Mauricius, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor

Reconhecimento internacional

Em dezembro de 2023, o ranking QS World University Rankings Sustainability 2024, um dos mais prestigiados do mundo, reforçou o posicionamento da Unifor quanto à responsabilidade social. O levantamento apontou que a Universidade é a melhor instituição privada do Norte e Nordeste em sustentabilidade social e ambiental.

O QS Sustainability Rankings 2024 avaliou quase 1.400 instituições de ensino superior em todo o mundo, em 95 países. Considerando as universidades públicas e privadas do Norte e Nordeste, a Unifor ficou em 5º lugar; no Brasil, entre 34 ranqueadas, a instituição figura na 18ª colocação.