Alunos de Comércio Exterior da Unifor atuam como oficiais de ligação em evento do G20

sex, 26 julho 2024 11:21

Alunos de Comércio Exterior da Unifor atuam como oficiais de ligação em evento do G20

Acadêmicos são responsáveis por receber delegações internacionais no Brasil para reuniões do Grupo de Trabalho sobre Emprego do G20


Para o evento, os estudantes receberam treinamento com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Foto: Arquivo pessoal)
Para o evento, os estudantes receberam treinamento com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Desde 22 de julho, 16 alunos do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participam como Oficiais de Ligação dos ministros, vice-ministros e delegações internacionais presentes nas reuniões do Grupo de Trabalho (GT) sobre Emprego do G20. A quinta e última etapa de reuniões começou no último dia 23, no Centro de Eventos do Ceará. 

Todos os acadêmicos são fluentes em inglês, e o papel desempenhado por eles tem sido o de receber os ministros, vice-ministros e delegações internacionais no Brasil via Aeroporto de Fortaleza, com motorista e carro à disposição. Além disso, os estudantes os acompanham para as atividades oficiais a serem realizadas durante a semana. 

Cada oficial de ligação fica responsável pela chegada de um país. Entre as delegações presentes, estão as da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido e Rússia. 

"Esse é um momento histórico, pois os alunos estão tendo a oportunidade de acompanhar e se comunicar com autoridades mundiais em inglês e conhecer diversas culturas. Participam desse momento representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unesco, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e delegações dos países do G20. A experiência para eles tem sido incrível", afirma Ana Rita Pinheiro de Freitas, coordenadora da graduação. 

Antes do evento, os acadêmicos receberam treinamento com representantes do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil). A maioria dos alunos participa do Colegiado de Líderes do curso de Comércio Exterior da Unifor e já possui experiência com eventos.

Sobre o evento

De 23 a 26 de julho acontece a quinta e última etapa de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) sobre Emprego do G20, que nesta data encerra seus debates técnicos e realiza sua reunião ministerial. 

Sob liderança do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil, o GT é um dos primeiros, entre as trilhas de Sherpas e de Finanças, a fechar seu ciclo de debates e concluir o documento de recomendações aos chefes de Estado e Governo do G20.

A declaração se somará aos documentos similares dos outros GTs na Cúpula de Líderes, que acontecerá de 18 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Estude Comércio Exterior na Melhor!

O bacharelado em Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza é o único no Estado do Ceará. Reconhecido por quatro vezes consecutivas com a nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) - 2004, 2012, 2015 e 2023 -, o curso é o único dos 14 bacharelados em atividade no Brasil com esses resultados. A graduação é voltada para quem deseja trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

O curso forma profissionais multifacetado e atentos ao mercado, além de apresentar elevado índice de internacionalização. Com disciplinas em inglês e a possibilidade de networking internacional, a graduação recebe alunos de diversos países que participam dos programas de intercâmbio na Unifor. Além disso, os acadêmicos podem obter duas graduações em quatro anos, sendo Comércio Exterior na Unifor e Gestão Internacional em Deggendorf Institute of Technology (Alemanha).