Confira os cursos de tecnologia avaliados em 1º lugar no RUF 2023

seg, 20 novembro 2023 18:22

Confira os cursos de tecnologia avaliados em 1º lugar no RUF 2023

Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e seis engenharias são destaque entre instituições particulares do Ceará 


Quatro cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor também conquistaram a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste (Foto: Roberio Castro)
Quatro cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor também conquistaram a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste (Foto: Roberio Castro)

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foram avaliados em primeiro lugar entre as instituições privadas do Ceará, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023. Os quatro últimos também conquistaram a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste. 

Além das oito graduações, nove outros cursos da Unifor alcançaram posição de destaque no ranking. São eles: Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Medicina Veterinária, Educação Física, Farmácia, Medicina e Publicidade e Propaganda

Diferenciais dos cursos

Arquitetura e Urbanismo

Avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unifor investe em uma formação humanista, científica e tecnológica, trabalhando o espírito colaborativo, a capacidade de comunicação e a formação baseada na cidadania. O curso tem à disposição uma excelente estrutura física composta pelos Ateliês de Desenvolvimento de Projeto, Laboratórios de Instalações Prediais e de Conforto Ambiental, a Casa de Vegetação e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), onde são abrigados os projetos de pesquisa, projetos de extensão e programas de estágio.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da Unifor garante uma formação sólida nas áreas da computação e matemática - de forma abrangente e transdisciplinar - que alia conhecimento científico, capacitação técnica e ética digital. A graduação conta com excelente estrutura formada por laboratórios, ferramentas e equipamentos sempre atualizados, além de iniciativas e projetos desenvolvidos em cooperação com instituições, por meio das quais têm-se o uso de softwares e realização de certificações de mercado. 

Entre os diversos espaços à disposição dos alunos do curso, o destaque é para os laboratórios de Criação de Projetos e Experimentação, Sistemas Ciberfísicos, Ciência de Dados, Redes Convergentes e Visão Computacional. O estudante se integra também a projetos de inovação desenvolvidos em parceria com a Diretoria de Tecnologia (DTec) e poderá se engajar nos projetos de pesquisas do programa de mestrado e doutorado em Informática Aplicada da Unifor. 

Engenharia Ambiental e Sanitária

A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor forma profissionais capazes de analisar e avaliar os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propor ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. A matriz curricular contempla uma formação completa, integrando disciplinas básicas de engenharia, química e biologia. 

Avaliado com conceito máximo pelo MEC, o curso apresenta enfoque maior nas áreas de controle da qualidade ambiental, sistema de gestão ambiental e educação ambiental, com apoio dos laboratórios de Química Tecnológica, Química Ambiental, Física Ambiental, Biologia Aplicada, Geotecnia Ambiental, Hidráulica Ambiental, Hidrologia Ambiental, Gerenciamento de Projetos e Sistemas de Informação, entre outros.

Engenharia Civil

Criado em 1973, o curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza possui matriz curricular voltada para o desenvolvimento de capacidades analíticas na resolução de problemas nas áreas de gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica. A graduação oferece diferencial frente às demais universidades por ter programa de dupla titulação, onde o aluno pode cursar parte da graduação no Instituto Politécnico de Bragança – IPB. O curso também se destaca por se equipar com 20 laboratórios de ponta, incluindo nova reforma e novos equipamentos, sendo referência em toda a região Nordeste. 

+Modernizando a engenharia civil há meio século

Engenharia de Controle e Automação

Criado como resposta às necessidades das indústrias, a graduação em Engenharia de Controle e Automação da Unifor é uma junção das engenharias mecânica, elétrica e de computação, e dispõe de uma estrutura de excelência, constituída de mais de 25 laboratórios com os melhores equipamentos do mercado. Alguns destaques são o laboratório de sistema de automação (onde o aluno entra em contato com manipuladores robóticos), o de controle automático de processos e o de pesquisas (onde são realizados projetos de PD&I junto a empresas e indústrias).

Junto com os professores, o aluno poderá atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados e voltados à indústria, dentro da visão de proximidade mercado-universidade. Além disso, poderá fazer cursos de extensão na área de microcontroladores, controladores lógicos programáveis (CLPs), instrumentação, ferramentas matemáticas e de desenho auxiliado por computador.

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção da Unifor é avaliado com conceito máximo (5) pelo MEC e conta com mais de 20 laboratórios, entre eles o laboratório de simulação de processos e outro de desenhos computacionais. A graduação conta com um ambiente integrador de práticas voltadas para os conteúdos básico, profissional e específico, e viabiliza o ingresso de profissionais de diversas áreas, promovendo inserção dos alunos em programas de estágio desde o início do curso. 

Engenharia Elétrica

Fundado em 1973, o curso de Engenharia Elétrica da Unifor é pioneiro no estado do Ceará. A graduação qualifica profissionais para entender as constantes mudanças tecnológicas do setor e fornece conhecimentos básicos e gerais nas áreas de ciências exatas e tecnologia, como cálculo, química, física e informática. As experiências práticas são vivenciadas pelo aluno nos diversos laboratórios do curso, em visitas técnicas e também em atividades de estágio no mercado de trabalho.

Os estudantes do curso têm à disposição mais de 20 laboratórios com foco na aplicação do conhecimento acadêmico no mercado de trabalho. Entre eles, estão os de circuitos elétricos, instalações prediais e máquinas elétricas, equipamentos elétricos, eletrotécnica e luminotécnica, eletrônica analógica, industrial, sistemas digitais, eletromagnetismo, controladores lógicos programados (CLP) e informática, além de interagir com outros laboratórios da Universidade em disciplinas específicas.

+Engenharia Elétrica: meio século de olho no futuro

Engenharia Mecânica

Com uma tradição de 50 anos, a graduação em Engenharia Mecânica da Unifor conta com uma formação de excelência, com base na interação constante entre teoria e prática. Além dos seus laboratórios específicos, o curso utiliza a estrutura do Núcleo de Tecnologia da Combustão (NTC), onde professores e alunos desenvolvem projetos na área de energia e realizam visitas técnicas a empresas relacionadas às diversas áreas da engenharia mecânica, como fluido/térmica, materiais e processos de fabricação, projeto mecânico e produção.

Os alunos têm à disposição um grande número de laboratórios com equipamentos pouco comuns no meio acadêmico. Entre os exemplos, estão o dinamômetro de bancada para testes de motores, centros de usinagem convencional e por CNC (fresa e torno), metalografia, tratamentos térmicos, máquina universal de ensaios, pêndulo para ensaios de impacto (charpy & izod), soldagem, microscopia de força atômica, refrigeração (com câmara frigorífica), injetora e extrusora, entre outros.

+Meio século de versatilidade e potência na Engenharia Mecânica

Entenda o RUF

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012 e conta com dois produtos principais: o Ranking de Universidades e o Ranking de Cursos de Graduação. No primeiro, foram avaliadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Já no segundo, os indicadores levados em consideração abrangem avaliação do mercado, qualidade de ensino, doutorado/mestrado, nota dos concluintes, professores com dedicação integral e parcial e avaliação dos docentes

Estude na Melhor em 2024.1!

A Unifor ainda está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2024.1. O interessado pode escolher entre quatro modalidades de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); notas de vestibulares anteriores da Unifor; transferência e segunda graduação