angle-left Curso de Cinema promove II Mostra Unifor de Cinema Expandido

Curso de Cinema promove II Mostra Unifor de Cinema Expandido

A programação acontece de 11 a 18 de junho, em vários espaços da universidade.


Cena de
Cena de "As Árvores Sabem", instalação idealizada por Bruno Brasileiro, estudante de Cinema da Unifor (Foto: Divulgação)

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor promove, nos dias 11, 12, 17 e 18 de junho, a II Mostra Unifor de Cinema Expandido, com performances, instalações e experiências imagéticas e sonoras, em diferentes espaços da universidade. O evento é resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos da disciplina Cine Experiência IV, ministrada pelo professor Henrique Codato, durante o semestre 2019.1.

Com o tema “Jogando com o cinema”, a mostra objetiva pensar “o jogo” em um diálogo com os novos formatos do cinema. De acordo com o professor Henrique Codato, “o cinema, como um dispositivo audiovisual, joga com seu espectador; convoca-o a entrar e sair da cena filmada, a participar da história encenada, a construir e reconstruir, sem cessar, os sentidos daquilo que lhe é dado a ver”. 

Ao longo do semestre 2019.1, os alunos passaram por um intenso processo criativo, elaborado por meio de conversas, discussões, vivências e experiências artísticas. A disciplina contou, ainda, com a tutoria de Antônia Marília Oliveira, artista visual e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A mostra compartilha os quatro projetos elaborados durante a disciplina: “As Árvores Sabem”, “Afarofados”, “Celsius 233” e “Arcade”.

Para além da sala escura

“As Árvores Sabem”, projeto idealizado pelo estudante Bruno Brasileiro, propõe uma imersão na infância por meio de uma brincadeira entre irmãos, câmera e olhar do espectador, sob as sombras das árvores do bosque entre os blocos Q e R. “Como a cadeira é cinema expandido, eu comecei a expandir desde o modo de fazer. Quem fez a fotografia do filme não fui eu. Foi meu irmão. Eu não mexi na fotografia”, declara Bruno.

“Vamos gravar as árvores” — ouviu Bruno, ao pedir para o irmão, Caic, pensar em algo que o fizesse lembrar da infância de alguma forma. Ao ser questionado sobre o motivo, Caic respondeu: “porque aqui no interior, na nossa cidade [Baixio/CE], é muito quente. Então, todas as vezes que a gente vai brincar na rua, a gente brinca debaixo de uma árvore. Isso significa que as árvores sabem de todas as nossas histórias”. Os irmãos são de Baixio, município localizado na microrregião de Lavras da Mangabeira, mesorregião do Centro-Sul Cearense.

“Os projetos audiovisuais que compõem essa mostra têm como desafio comum pensar o cinema para além da experiência da sala escura e do filme narrativo. Ao expandir-se, ele se move para outros espaços e contextos, constrói pontes com outras linguagens artísticas – da performance ao vídeo; da música à arquitetura; do teatro à animação –, propõe ao espectador novas formas de jogar com o olhar”, relata o professor Henrique Codato.

Programação

As Árvores Sabem
“Dois irmãos fazem papel de jogadores trapaceiros e constroem uma obra que tem como base as memórias de criança, o jogo e os laços afetivos. As Árvores Sabem propõe uma imersão na infância por meio de uma brincadeira entre os irmãos, a câmera e o olhar do espectador, sob as sombras contorcidas das árvores do sertão cearense”.

  • Data: 11/06/19
  • Horário: 20h30 (Intervalo entre o AB e CD Noite)
  • Local: Bosque do CCG (em frente à sala dos professores)
  • Ficha Técnica: 
    Caic Rani: Direção, Fotografia, Som Direto e Montagem
    Ruan Atos: Som Direto
    Bruno Brasileiro: Direção, Roteiro, Produção, Som Direto e Montagem

Afarofados
“Ei, você! Isso mesmo, você que está lendo! Vai me dizer que você nunca imitou a dança de Flashdance sozinho, no seu quarto, de madrugada? Ou que nunca deu uma piruetazinha a mais com seu guarda-chuva no melhor estilo de Cantando na Chuva? Ou, ainda, que já cansou de performar Jingle Bell Rock na frente do espelho? Foi pensando em você, na sua paixão pela Sessão da Tarde e na sua habilidade não-oficial pela dança que a gente orgulhosamente apresenta o projeto Afarofados. Acha que é brincadeira? Está maravilhado com a possibilidade? Pois venha brincar com a gente! Traga azamigas, seu crush ou sua mãe e dê o show da sua vida! A gente te conhece e sabe que você não troca uma boa farofa por um foie gras… Então, que tal vir abraçar essa farofa interior e se jogar na dança da sua vida?”.

  • Data: 12/06/19
  • Horário: 19h (AB Noite)
  • Local: Sala Q18, CCG
  • Concepção e Execução:  Bruno Momico, Rachel Bittencourt, William Almeida

Celsius 233
“Celsius 233 é uma referência direta à obra Farenheit 451, livro de Ray Bradbury e filme de François Truffaut. Ambas as expressões tratam da temperatura em que o papel pega fogo, em diferentes escalas de medida. Por meio de um jogo de imagens, propomos interrompemos o fluxo automático da vida, fazendo com que o espectador-leitor, desavisado, reflita sobre questões da nossa atualidade”.

  • Data: 17/06/19
  • Horário: 20h30 (Intervalo entre o AB e CD Noite)
  • Local: Centro de Convivência 
  • Criação e concepção: Zara Castro

Arcade
“Fundada e presidida pelas irmãs Wachowski, a ARCADE, maior corporação criadora de games, filmes e séries do planeta, possui um legado de influência absoluta sobre a cultura pop. As irmãs acreditam ter chegado o momento de escolher o(s) sucessores(as) que as ajudarão a perpetuar este universo para as próximas gerações. Por isso, os candidatos dessa missão precisam provar sua expertise geek, sua inteligência e sua intuição ao decifrar o enigma criados por elas no próprio escritório da companhia. Caso consigam resolver o puzzle em menos de 20 minutos, o grupo é nomeado para gerir o maior e mais influente conglomerado de mídia e entretenimento do mundo”.

  • Data: 18/06/19
  • Horário: 19h (ABCD Noite)
  • Local: Estúdio de Fotografia, Bloco T
  • Ficha Técnica: 
    Concepção: Alan Sousa, Gabriela Castro Câmara, Rodrigo Facundo
    Arte: Matheus Costa e Antônio Eduardo Pompeu
    Produção: José Osmar e Rodrigo Oliveira

Serviço

II Mostra Unifor de Cinema Expandido
Dias 11, 12, 17 e 18 de junho de 2019
Horário: turno da noite
Local: Bosque do CCG, Sala Q18, Centro de Convivência e Estúdio de Fotografia (Bloco T02B)