null Curso de Enfermagem da Unifor realiza Cerimônia da Lâmpada 2022.1 em março

Curso de Enfermagem da Unifor realiza Cerimônia da Lâmpada 2022.1 em março

Ingressantes do curso serão recepcionados em solenidade tradicional na noite do dia 10

Evento é uma oportunidade para integrar e dar boas-vindas a novos alunos (Foto: Ares Soares)

A graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará mais uma edição da tradicional “Cerimônia da Lâmpada” no próximo dia 10 de março. A solenidade acontecerá às 19h, no Teatro Celina Queiroz, e visa acolher os ingressantes de 2022.1 do curso.

De acordo com a coordenadora Kiarelle Penaforte, o evento é uma oportunidade para integrar e dar boas-vindas aos alunos, professores e familiares, informando sobre as atualidades da profissão, além de esclarecer informações sobre o curso e a Universidade.

A ocasião contará com a participação da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e órgãos de classe, como o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-CE), bem como representantes docentes e discentes.

Sobre a cerimônia

A Cerimônia da Lâmpada remonta à História da Enfermagem, sendo a “lâmpada” o primeiro instrumento utilizado pela enfermeira britânica Florence Nightingale, precursora da profissão e conhecida como “A Dama da Lâmpada”. O objeto faz referência à luz de lamparina que auxiliava os enfermos durante a noite na época, e que ficaria registrada nos atos de zelo e cuidados da enfermeira com seus pacientes, trazendo a estes a esperança de viver.

Memórias e expectativas

A aluna Júlia Pinheiro descreve a cerimônia como um "momento mágico" (Foto: Acervo Pessoal)

Aluna do 2º semestre do curso, Júlia Pinheiro Cavalcante teve sua Cerimônia da Lâmpada realizada no semestre passado e relata que “é um marco na nossa jornada como estudantes da graduação, porque traz uma simbologia importante pra nós. Ela ressalta o início da nossa trajetória e também a responsabilidade que teremos a partir de agora, pois iremos impactar a vida de outras pessoas nessa caminhada como estudantes de enfermagem”.

“É um momento mágico, relembramos a história, temos relatos de alunos e professores acolhendo e dando dicas para a nossa caminhada nesses anos, junto de pessoas que lutam diariamente pelo mesmo propósito: a enfermagem. Por isso, eu acredito que a cerimônia é essencial para continuarmos acreditando na beleza, firmeza e importância que é ser um futuro enfermeiro”, acrescenta a estudante.

O ingressante Nícolas Moura compartilhará o momento ao lado de familiares (Foto: Acervo Pessoal)

Já para Nícolas Moura, ingressante do curso, a ansiedade para viver este momento é grande: “As expectativas para a cerimônia não poderiam ser melhores! Além de ser um rito de acolhimento, neste dia será o aniversário da minha mãe, a pessoa que mais me incentivou para começar a graduação. Portanto, a Cerimônia da Lâmpada representará a humanização de Florence e da minha mãe”.

Quando perguntado sobre o que espera para a jornada acadêmica que atualmente inicia, Nícolas conta que o curso de Enfermagem da Unifor “possui uma vasta área de atuação, e que, aliado com a excelente qualidade de ensino da Universidade, torna possível galgar e sonhar com uma carreira brilhante”.

Cerimônia da Lâmpada do curso de Enfermagem
Data: 10 de março de 2022