null Expedição Futuros: experiência virtual inédita abre inscrições para alunos da Universidade de Fortaleza

Em parceria com a Rito, produtora de experiências digitais, Unifor lança produto exclusivo para alunos dentro da plataforma Discord. Vivência narrativa traz aprendizado e discussão sobre o futuro do trabalho.

A Expedição Futuros convida o(a) estudante a embarcar na nave
A Expedição Futuros convida o(a) estudante a embarcar na nave "Tempus" e desenvolver habilidades por meio de atividades interativas. (Foto: Divulgação)

Ampliando as possibilidades de imersão na aprendizagem virtual, os jogos digitais possuem um alto potencial de engajamento do aluno. Hoje, isso aponta para um caminho promissor, visto que, devido à pandemia, as práticas educacionais migraram para o ambiente online. Pensando nesse contexto, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou seu primeiro produto digital de experiência imersiva e colaborativa: a “Expedição Futuros.

O jogo narrativo foi desenvolvido em parceria com a Rito, consultoria especializada em experiências imersivas. Seu objetivo é fazer com que, enquanto se diverte, o estudante também mergulhe em uma jornada de descobertas, autoconhecimento, colaboração e desenvolvimento de competências de vida, assim se preparando para o futuro do trabalho.

Para  Michelle Galvão, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação (VREGRAD) da Unifor, a proposta é extremamente inovadora. Ela explica que a Expedição Futuros “dialoga com outras estéticas e narrativas do mundo virtual e constrói com o estudante uma dimensão lúdica ― não apenas a partir do que a Universidade entende como lúdico, mas a partir de um instrumento que já é comum na rotina dos jovens”.

Sobre o projeto

A Expedição Futuros coloca em prática um formato voltado ao encantamento do aluno, mas que, indo além disso, se utiliza de situações que proporcionam o engajamento em questões coletivas a partir de afinidades pessoais. Como resultado, ele é aproximado a iniciativas capazes de promover crescimento pessoal e profissional, bem como ideais que visam contribuir para a resolução de problemas globais.

O jogo virtual acontecerá dentro da plataforma digital Discord. Seu foco será reunir estudantes da Universidade, de diversas áreas do conhecimento, para que possam ter experiências colaborativas e interdisciplinares direcionadas à resolução de problemas sociais. A dinâmica inclui discussões e sistemas de tarefas individuais e coletivas.

Michelle conta que a VREGRAD tem desenvolvido estudos sobre o futuro do trabalho. A qualidade dos processos formativos que a Unifor entrega à sociedade, preparando futuros profissionais para um mundo em constante transformação, é o principal fator condutor dessa ação.

“Quando propomos a Expedição Futuros, ela veio com o sentido de vislumbrar o diálogo com a tecnologia e como a indústria 4.0 impacta todas as áreas de conhecimento [...] Essa é uma revolução que também exige cada vez mais competências socioemocionais”, pontua a docente.

Como participar?

As inscrições estão abertas até dia 09 de outubro. O jogo será lançado no dia 05 de outubro no Discord. Todos os inscritos receberão um e-mail com a “passagem de embarque”. Aqueles que ainda não possuem conta no Discord devem criar um login e aguardar o dia do lançamento. Dentro do jogo, é importante ficar atento(a) às instruções e novidades semanais para abrir o acesso a novos ambientes e participar dos desafios.

"Expedição Futuros"
Período de inscrições: até 09 de outubro de 2020
Início do jogo: 05 de outubro de 2020

“Zerando” Expedição Futuros

O jogador é imerso desde o início em um universo onde os alunos são tripulantes da Tempus, uma nave sem destino fixo, com desafios e mistérios a serem desvendados. Ela viaja por diferentes mundos e épocas, abrigando seres emblemáticos que convidam o tripulante a ampliar sua percepção sobre a realidade e como interferir nela de maneira potente, crítica e criativa.

O tripulante é convidado a participar de diferentes ambientes temáticos e de exploração. As Cabines de Pensamentos, por exemplo, trazem um espaço para reflexão e discussão acerca de notícias e fatos do mundo do trabalho. Já as Cabines de Operações fornecem um ambiente com desafios práticos colaborativos para os jogadores, mostrando como construir mapa sobre as carreiras do futuro. No Grande Salão, atividades mais descontraídas garantem a interação social entre os tripulantes.

Para ter acesso às Cabines e ao Grande Salão, os jogadores precisam antes conversar com personagens da Tempus. Eles são seres de outro mundo que instigam os participantes a se conhecerem melhor, direcionando-os à clãs e grupos de trabalho específicos conforme sua personalidade e missão profissional.

A experiência tem por objetivo desenvolver autoconhecimento, senso de comunidade, letramento digital, pensamento crítico e engajar o jovem no papel de cidadão local e global por meio dos seguintes pontos:

1. Vida digital

Experiências em plataformas coletivas como o Discord, acessíveis e já “queridinhas” do público jovem, promovem um maior engajamento e interação dos alunos na forma de se relacionar, comunicar, colaborar e criar digitalmente.

2. Ganhando habilidades

A experiência estimula um aprendizado interior ao debater complexidades, dilemas, orientações e escolhas pessoais. Dentro de um formato de quiz interativo, o(a) usuário(a) constrói seu perfil no jogo baseado em respostas a respeito da sua personalidade cognitiva e não-cognitiva.

3. Salvando o mundo

Por meio de diálogos com reflexões sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), os jogadores podem identificar afinidades e interesses com os demais participantes, construindo equipes colaborativas de suporte no jogo.