null Exposição fotográfica conta a história da Unifor

Qui, 3 Maio 2018 16:06

Exposição fotográfica conta a história da Unifor

A mostra revela a realização do sonho do industrial Edson Queiroz de impactar na educação superior brasileira

Aula inaugural da Unifor (1973)

“Na meia luz do crepúsculo vespertino de hoje, nesta Fortaleza, vi um homem chorar e uma Universidade nascer”. Foi com essa frase que, em 21 de março de 1973, o então ministro da Educação Jarbas Passarinho deu início à aula magna de inauguração da Universidade de Fortaleza. Fruto do sonho do industrial Edson Queiroz, a Unifor completou, em 2018, 45 anos de educação de excelência.

Um legado de sucesso e transformações na sociedade acompanha a história da instituição, que é contada por meio de fotografias documentais na exposição “Um Sonho em Movimento”, em cartaz no Hall da Biblioteca Central da Unifor.

Alunos, professores, egressos e o público em geral poderão conferir a exposição, gratuitamente, de segunda a sexta, das 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25.

A Unifor surgiu a partir do incômodo do empresário Edson Queiroz em ver grandes talentos cearenses sendo obrigados a buscar conhecimento em outros Estados. Foi então que, em meio à crise no sistema educacional superior da época e com uma ideia visionária, a Fundação Edson Queiroz dava início ao que é hoje o seu maior projeto.

“A mostra fotográfica ‘Um Sonho em Movimento’ cumpre o papel ao apresentar personagens e fatos marcantes da história da Universidade de Fortaleza, em particular, e do desenvolvimento da educação superior no Ceará e no Nordeste, de forma ampla. Ao longo do percurso traçado na mostra, vemos como o sonho de meu pai, Chanceler Edson Queiroz, foi colocado em movimento, isto é, transformado em projeto e, em seguida, em realização. Sonho, aliás, que não era só dele: o Estado e toda a região clamavam por acesso à formação universitária, o que naquela época era restrito a uma parcela ínfima da população”, destaca a presidente da Fundação Edson Queiroz,  Lenise Queiroz Rocha.

O professor Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Unifor e coordenador da mostra, ressalta que “a exposição ‘Um Sonho em Movimento’ traduz nosso compromisso com a preservação e recuperação da memória da Universidade de Fortaleza, considerada um marco para a educação de nível superior do país, mediante a concretização do sonho do então Chanceler Edson Queiroz e das pessoas que o cercavam e o sucederam, notadamente dona Yolanda Queiroz e o Chanceler Airton Queiroz. Ao visitar a mostra, o visitante poderá ter noção da grandiosidade dessa missão e constatar que o sonho gerador da Unifor permanece vivo”.

Em seus 45 anos de atuação, a Universidade de Fortaleza tem em seu DNA a arte, a cultura e a pesquisa, pilares que estruturam a instituição desde sua inauguração. Desde então, a Universidade contribui com a sociedade em vários aspectos, da saúde à tecnologia, da comunicação e gestão às áreas jurídicas.

Com imagens selecionadas a partir de mais de 25 mil fotografias, a exposição conta com 53 fotos impressas, além de outras digitalizadas, dispostas em monitores, que complementarão a contação de vários sonhos de alunos, professores e gestores que ainda fazem ou que um dia fizeram parte da história da Unifor.

Produzida a partir da curadoria de três professores que fazem parte da história da Unifor, a exposição fotográfica “Um Sonho em Movimento” revela com riqueza de detalhes cada ponto importante da trajetória que a Instituição percorreu até chegar ao que é hoje: a melhor universidade particular do Norte e Nordeste do país.

A curadoria é dos professores Adriana Helena, Glauber Filho e Wilton Martins, que destacam o desafio de selecionar as fotos que melhor representassem cada fase da Unifor. “Nessas 25 mil fotos, encontramos muitos sonhos, projetos e realizações, como a abertura de cursos e a construção de edifícios, o que tornou o processo bastante complexo. A Unifor é muito orgânica, ela não para, está sempre em movimento e sempre tem alguma coisa acontecendo, a toda hora, a todo dia”, ressalta a professora Adriana Helena.

A documentação histórica começa no início dos anos 1970, com o lançamento da pedra fundamental da Unifor. Após este momento, a exposição é dividida por décadas, até chegar ao século XXI, cuja fotografia mais recente é datada do dia 16 de abril deste ano, com a inauguração da nova Academia da Unifor, um marco importante na construção de um legado de preocupação com a formação profissional de seus alunos e o bem-estar físico e mental da população.

“Cada um de nós se sente um pouco responsável por essa história, pois ela passa muito por nós. Dos 45 anos de história da Unifor, eu faço parte de 15, por isso eu me orgulho em dizer que eu construí um pouco a história da Universidade”, relata, orgulhosa, a professora Adriana Helena.

O professor Wilton Martins salienta que as fotografias emocionam pela riqueza histórica que elas transmitem. “Acredito que conseguimos reunir fotografias que representam bem cada década de existência da Universidade. São imagens que possuem um valor histórico importante, e é gratificante mostrá-las para o público. Estou muito contente com as imagens escolhidas para comemorar os 45 anos da Unifor”, complementa.

Lançamento da exposição fotográfica “Um Sonho em Movimento”
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25
Local: hall da Biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz – Fortaleza/CE)