Instituto Myra Eliane promove exposição fotográfica de alunos e professores da Unifor
A mostra reúne fotografias produzidas por meio do projeto Pau de Arara, iniciativa dos cursos de Comunicação Social da universidade que promove a valorização da cultura nordestina

A exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”, fruto do projeto de extensão homônimo da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - chega ao Espaço Cultural Arandu, em Caucaia, equipamento mantido pelo Instituto Myra Eliane. A abertura da exposição será realizada no dia 24 de julho, às 15h, exclusiva para convidados. Aberta ao público, a visitação acontece de 25 julho até 29 de agosto.
A exposição apresenta 29 fotografias produzidas por professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social da Unifor durante imersão cultural nas cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte, em 2023. Os registros revelam aspectos marcantes da cultura nordestina que pulsa no Cariri cearense, retratando costumes, tradições populares, modos de vida e paisagens que evidenciam a força das raízes regionais.
Com curadoria dos professores Adriana Helena Moreira, doutora em Ciências da Cultura e vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, e Jari Vieira, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em fotografia, a mostra evidencia o papel da fotografia como ferramenta de pesquisa e valorização da cultura nordestina.
“A exposição ‘Pau de Arara’ reflete nosso compromisso de levar ao Espaço Cultural Arandu ações que fomentem a arte, a cultura e o pertencimento. É gratificante proporcionar à população de Caucaia o acesso a iniciativas que valorizam a identidade nordestina, especialmente por meio do olhar de jovens talentos e educadores”, sublinha Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
A professora Adriana Helena destaca que a exposição é um convite à sensibilidade e à escuta cultural. “As imagens representam vivências que dialogam com a memória, os afetos e os territórios. Cada registro fotográfico carrega uma história que transcende a imagem e se transforma em uma narrativa viva sobre quem somos como povo”, afirma.
Já o professor Jari Vieira ressalta a importância da vivência fotográfica como prática formativa. “O projeto Pau de Arara aproxima os estudantes de realidades diversas, proporcionando uma imersão que amplia o repertório técnico, estético e humano. As fotografias expostas traduzem esse olhar curioso e respeitoso sobre o Cariri e sua gente”, explica.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento do Espaço Cultural Arandu, das 7h30 às 16h30. A entrada é gratuita. Escolas e grupos com, no mínimo, 10 pessoas podem agendar visitas guiadas enviando e-mail para arandu@myraeliane.org ou entrando em contato pelo telefone (85) 3493.5696 (ramal 3).
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito “transformar vidas através dos Valores Humanos”. Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população.
A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional - o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Profissional Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes - Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE).
Sobre o Espaço Cultural Arandu
Localizado em Caucaia, o Arandu é um espaço cultural mantido pelo Instituto Myra Eliane que tem como missão promover o acesso à arte e à cultura. Inaugurado no dia 23 de maio de 2023, o espaço conta com uma programação diversificada e gratuita, o espaço oferece exposições, atividades e oficinas culturais.
O nome do espaço foi inspirado na palavra indígena “arandu”, cujos vários
significados podem ser sintetizados em “sabedoria”, o que casa com o objetivo de promover saberes artísticos e culturais, bem como o acesso gratuito a esses conhecimentos.
Serviço
Exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”
Lançamento: 24 de julho, às 15h
Visitação: 25 de julho a 29 de agosto
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Local: Espaço Cultural Arandu - Av. Central, S/N - Araturi / Caucaia (CE)
Entrada gratuita