null Lives do Conhecimento: debate abordará os cuidados com a voz no uso profissional

Com o tema “Cuide da Voz para fazer live”, o professor Charleston Palmeira irá discorrer sobre a saúde vocal e a estética da voz na comunicação

Professor Charleston Palmeira, do curso de Fonoaudiologia da Unifor, é o convidado de mais uma Live do Conhecimento (Foto: Divulgação)

O projeto “Lives do Conhecimento”, receberá como convidado, nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, o professor Charleston Palmeira. Fonoaudiólogo, ele irá discorrer sobre os cuidados com a voz no âmbito profissional, virtual e social. O projeto é uma iniciativa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade, Charleston é especializado em voz, fluência e fonoaudiologia do trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sobre os principais pontos a serem abordados durante a live, ele destaca: “Pretendo abordar sobre os cuidados necessários no uso profissional da voz para comunicação. Além de discutir sobre a estética da voz, que consiste em seu uso de maneira articulada, com boas entonações e com respiração coordenada, pontuaremos sobre a questão física do assunto, que envolve não sentir cansaço, não sofrer com pigarros etc. Esses dois processos são importantes no uso da voz: a estética e saúde”.

Em relação ao tema, o professor enfatiza que o uso da linguagem favorece as relações sociais e funciona como uma moeda de troca profissional. “Essa live pode ter alcance nos mais diversos segmentos. Muitos profissionais usam a comunicação como principal instrumento de trabalho, como professores, vendedores, advogados, locutores e outros. Neste momento, estamos virtualizando muitas das nossas relações sociais e profissionais, e a comunicação oral tem sido uma ferramenta importante. Ela auxilia no atual ambiente de trabalho, que envolve reuniões e aulas online, assim como teleatendimentos”, completa ele.

A transmissão acontecerá pelas redes sociais da Unifor (Instagram e Facebook), e será mediada por Brunna Veloso, estudante de jornalismo. Além dos pontos mencionados, serão discutidos o que é a fonoaudiologia; como ocorre o desenvolvimento da linguagem, da fala e do uso da voz na sociedade; e a importância das expressões corporal e facial no processo de comunicação.

Sobre o projeto Lives do Conhecimento

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão nas mais diversas áreas. O projeto estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias no ambiente virtual, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Lives do Conhecimento
Tema: “Cuide da voz para fazer live”, com o professor Charleston Palmeira
Quinta-feira (14), às 10h
Transmissão pelas Redes Sociais da Unifor (instagram e facebook)