null Projeto “Lives do Conhecimento” receberá o ator Marcelo Serrado para discutir sobre teatro e isolamento social

Artes cênicas serão o foco da próxima edição do projeto, que é transmitido nas redes sociais da Universidade de Fortaleza

Ator Marcelo Serrado é um dos nomes de mais destaque no cinema, na TV e no teatro (Foto: Divulgação)

Com o avanço do novo coronavírus e as orientações de restrição social, os teatros, assim como muitos outros “espaços de aglomeração”, estão fechados. Entretanto, mesmo sem os aplausos presenciais de uma plateia, os atores não estão parados: estes têm se utilizado das redes virtuais para trazer algum conforto às pessoas que precisam do “abraço da arte” nestes tempos de pandemia. Para conversar sobre esse assunto, o projeto “Lives do Conhecimento” receberá, na próxima terça-feira, 12 de maio, o renomado ator Marcelo Serrado; na mediação, a professora Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante de Teatro Unifor.

Realizado pela Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, o projeto trará o tema “O papel do ator em contexto de isolamento social” para o próximo encontro virtual. O convidado da vez, que atualmente está no ar em reprises do folhetim “Fina Estampa”, não é estranho à instituição: filho de mãe cearense, Serrado trouxe para o Teatro Celina Queiroz, em 2004, a peça “Esse alguém maravilhoso que eu amei”, participante do Projeto Grandes Espetáculos; em 2011, retornou com a comédia “Não existe mulher difícil”.

“Em um primeiro momento, a live vai tratar da relação de Marcelo Serrado com o Ceará, com a Unifor e com o Teatro Celina Queiroz. Depois, conversaremos sobre sua carreira e o que ele tem feito, ou poderá vir a fazer, nesse momento em que precisamos nos reinventar”, explica a professora Hertenha. O ator possui extensa carreira no cinema, na TV e no teatro, tendo recebido diversos prêmios da imprensa. “Essa será uma ‘live da life’. Discutiremos como nós, atores, entendemos nosso papel nesse cotidiano de isolamento social”, ela conta.

A mediadora, que já encabeçou diversos projetos do Grupo Mirante de Teatro, compartilha que o bate-papo virtual promete instigar os participantes a pensar como a classe artística pode agir neste momento. “O Teatro em si [na sua forma tradicional] não pode acontecer, mas [nós atores] podemos contribuir de várias formas. Eu acho que esse é o nosso papel. A função que podemos assumir nesse momento é: o que podemos fazer para contribuir com a sociedade de um modo geral em tempos como esse, de pandemia?”, conclui Hertenha Glauce.

Lives do Conhecimento

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Lives do Conhecimento”
Tema: “O papel do ator em contexto de isolamento social”.

Convidado: Marcelo Serrado.
Dia 12 de maio de 2020, terça-feira, às 11h
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (@uniforcomunica, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET).
Aberto ao público.