null Livro “Relações Obscenas: as revelações do The Intercept/BR” é lançado em Fortaleza

A obra reúne diversos autores e autoras que analisam os principais fatos revelados em série de reportagens

O livro reúne análises realizadas por diversos autores e autoras sobre os principais fatos revelados de junho a agosto de 2019, na série de reportagens Vaza Jato, publicada pelo The Intercept Brasil e parceiros editoriais. Foto: Gibran Mendes/Instituto Declatra.

O registro histórico “Relações Obscenas: as revelações do The Intercept/BR” será lançado em 23 de outubro, no auditório A3, localizado na Universidade de Fortaleza. O livro reúne análises realizadas por diversos autores e autoras sobre os principais fatos revelados de junho a agosto de 2019, na série de reportagens Vaza Jato, publicada pelo The Intercept Brasil e parceiros editoriais.

A iniciativa é oriunda de professores de Direito Constitucional de todo o Brasil, juristas que questionam a parcialidade do Juiz da 13º Vara Federal de Curitiba e do Ministério Público Federal de Curitiba na condução da Operação Lava Jato. Participaram da produção do livro, autores, professores e advogados como Djamila Ribeiro, Marcia Tiburi, Martonio Mont’Alverne, Luiz Carlos Azenha, Juca Kfouri, Tarso Genro e Wadih Damous

As reportagens são oriundas da divulgação de áudios e transcrições de mensagens trocadas entre integrantes da força tarefa Lava Jato, que trouxe à tona elementos de prova da existência de um esquema planejado e arquitetado para conduzir ao poder grupos políticos conservadores, do agrado de importantes segmentos da polícia federal, do ministério público e da magistratura federal.

Segundo Martonio,  a obra contribui para a discussão sobre a vinculação do Poder Judiciário e dos órgãos de investigação ao garantismo de nossa Constituição. “Trata-se de uma retomada da discussão sobre o caráter da democracia brasileira, suas raízes e manutenção. Se desvios podem acontecer e se tornam sistemáticos, eles terminam por atingir a todos, não somente aos processualmente envolvidos. É disto que se trata a democracia: a igualdade a todos perante a lei”, enfatiza Mont’ Alverne, professor doutor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza e Procurador do Município de Fortaleza.

Acerca da capa escolhida para ilustrar a obra, o professor Martonio explica que retrata o perigo quando se confundem as instituições do poder político no âmbito de qualquer Estado de Direito, não somente no Brasil. “Órgãos julgadores devem permanecer distantes, imparcial à acusação e à defesa. Quando tal critério objetivo do processo se rompe, rompe-se também o Estado de Direito e a democracia. Eis a mensagem que a capa pretende passar”, destaca o Procurador.

O lançamento será aberto ao público, às 19hrs. A obra, é coordenada por Wilson Ramos Filho, doutor em Direito Sindical e Direito e Cinema; Maria Inês Nassif, jornalista política e econômica, mestra em ciências sociais pela PUC-SP; Hugo Cavalcanti, juiz do trabalho de Recife, doutor em Ciência Política e professor do Direito do Trabalho; Mírian Gonçalves, advogada da classe trabalhadora e pós-graduada em Direitos Humanos em Huelva, Espanha.

Conheça o curso de Direito da Universidade de Fortaleza

O curso de Direito da Universidade de Fortaleza, oferece uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais, preparando você para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação.

Criado em 1976, o curso de Direito da Universidade recebe nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade do Ensino Superior. Destaca-se no cenário educacional, integrando teoria e aprimoramento técnico, que garante uma educação jurídica atenta às demandas globais e às peculiaridades regionais.

Lançamento do livro - Relações Obscenas: as avaliações do The Intercept/BR
Data: