null Ô de Fora!: Cláudia Hanley fala sobre empreender fora do Brasil

Ô de Fora!: Cláudia Hanley fala sobre empreender fora do Brasil

A empresária egressa do curso de Comércio Exterior gosta de lembrar o apoio e a experiência que teve na Universidade de Fortaleza

Proprietária da Butterfly Exchange fez da educação as próprias asas para voar pelo mundo. Na foto ela está em Munique, na Alemanha, onde também já morou. (Foto: Acervo Pessoal)

A metamorfose da lagarta em borboleta foi a metáfora para a cearense Cláudia Hanley dar asas ao sonho de infância. Com a criação da agência de intercâmbio Butterfly, sediada na Irlanda, a empresária ajuda outras pessoas a atravessar fronteiras dos países e do conhecimento. A menina nascida na localidade de Lagoa do Borges, no município cearense de Ocara, ganhou o mundo. É sobre essa trajetória que a empresária conta no próximo Ô de Fora!, que acontece no dia 5 de maio, às 9h.

Estudar, viajar e conhecer o mundo eram desejos da cearense que precisou de muita paciência e determinação até chegar à graduação em Comércio Exterior em 2013 na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Foi então que os planos de viver e empreender fora do Brasil começaram a ganhar asas. Atualmente, a Butterfly já colaborou para que mais de 500 pessoas concretizassem o projeto de estudar fora do país de origem.

História de vida

A história de vida de Cláudia, hoje com 45 anos, tem a ver com uma metamorfose proporcionada pelo aprendizado adquirido como estudante. “Sempre gostei de estudar. E eu achava que a educação era que abriria as portas para chegar onde eu queria chegar”, conta a empresária. Para seguir com o projeto de ir mais longe por meio dos estudos, ela precisou deixar a casa dos pais aos 9 anos para cursar além da 4ª série. Durante cerca de dois anos, caminhava aproximadamente três horas por dia para ir e voltar à escola mais próxima de onde morava.

“A única coisa que me inspirava eram calendários que a minha mãe tinha com as fotos da Suíça. Eu achava incríveis aquelas fotos e  falava muito que ia morar naquele lugar”, conta a empresária. Cresceu no Ceará sem abandonar a vontade de viver em outro país. Trabalhou por alguns anos para reunir condições de entrar em uma graduação. Diante da análise das próprias aptidões, escolheu cursar Comércio Exterior e atuou na área financeira e de importação/exportação. Ela considera que o curso propiciou que os projetos de vida ganhassem bases mais concretas. Cláudia fez o primeiro intercâmbio quando tinha 35 anos.

Ela morou e estudou na Irlanda, na capital Dublin, voltou ao Brasil para se graduar e viveu na Alemanha (em Munique e Deggendorf). Até que, em 2017, decidiu utilizar a bagagem de vida para abrir a própria agência de intercâmbio, sediada em Drogheda, a 56 km de Dublin. A empresa já ajudou centenas de estudantes do Brasil, Peru, Bolívia, Costa Rica e Argentina a estudar línguas estrangeiras e a obter novas vivências no exterior. É gente de diferentes perfis. Alguns dos clientes da Butterfly já haviam passado dos 50 anos, conta Cláudia, para quem a idade não é limite para correr atrás dos objetivos.

“Como me esforcei para contar cada centavo, sei o peso que é ter um sonho e querer muito realizar. (Há) O medo de as pessoas pegarem seu dinheiro e sumirem. Então, eu tive todas essas dores. Eu sabia que, se eu fosse a proprietária de uma agência de intercâmbio, iria cuidar bem desses sonhos”, conta Claudia, que é sócia do marido, o irlandês Robert Hanley.

O nome escolhido pelo casal para fazer outros estudantes voarem é simbólico. “Surgiu a oportunidade na Irlanda de abrir a Butterfly Exchange, que tem um significado: o de transformar-se de lagarta em borboleta. Uma vez que ela se transforma, jamais voltará a ser uma lagarta. Então, o intercambista passa por esse processo de aprendizado. Não é fácil, tem seus desafios. Mas você se transforma, tanto como pessoa quanto  como profissional”, destaca a empresária cearense.

Cláudia gosta de lembrar o apoio e a experiência que teve na Universidade de Fortaleza para alcançar os sonhos de vida. As aulas do professor Henrique Marinho, de quem foi aluna na graduação, tornaram-se uma referência e fazem parte do caminho da empresária que saiu de Ocara para empreender na Irlanda.

Comércio Exterior

O curso de graduação da Universidade de Fortaleza é para quem quer a melhor formação em Comércio Exterior de Fortaleza e trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

Os egressos estão aptos a exercer funções gerenciais em empresas públicas e privadas, como funcionário ou consultor, ou atuar também na intermediação de operações de exportação e importação de companhias que estão iniciando na área de exportação (formação de trading company).

Seguir o sonho em tempos tão incomuns tem seus desafios. Se você chegou até aqui, sabe que chegou a hora de conquistar o currículo que faz a diferença no mundo! Na Universidade de Fortaleza você tem a oportunidade de construir uma rede de networking que o tornará protagonista no mercado de trabalho.

Os tempos são incomuns, mas sempre é tempo de aprender. E por isso, agora é tempo da Melhor Universidade do Norte/Nordeste! Confira as datas, escolha sua graduação e faça seu processo seletivo:

Serviço:

Ô de fora!