null Pós em Saúde Coletiva da Unifor promove seminário sobre eHealth

Pós em Saúde Coletiva da Unifor promove seminário sobre eHealth

Seminário eHealth e os Desafios para Aplicação na Saúde será no dia 14 de maio.

A organização é da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor e contará com apresentação de resultados de pesquisas relacionadas à tecnologia em saúde (Foto: Bruno Bressam)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor realizará, no dia 14 de maio, o seminário “eHealth e os Desafios para Aplicação na Saúde”, com programação composta por mesas-redondas e apresentações. O evento acontece no Teatro Celina Queiroz, a partir das 8h.

O objetivos é divulgar os resultados de pesquisas relacionadas às tecnologias em saúde por professores e alunos de Graduação e Pós-graduação da Unifor e de outras instituições de ensino superior do país. As apresentações são relacionadas à área de eHealth, conceito que trata das ferramentas e soluções digitais com enfoque nas inovações para a área da saúde, e mHealth (mobile health), termo utilizado para a prática de medicina e saúde pública suportado por dispositivos móveis.

De acordo com a coordenadora do PPGSC, professora Mirna Frota, o momento enriquecerá ainda mais o currículo dos alunos e professores. “A promoção do evento é enriquecedora para os professores, para os alunos e para a instituição de ensino e pesquisa. O seminário será uma devolutiva para a comunidade científica que tem interesse em desenvolver tecnologia e outros tipos de estudos na área de mHealth”, afirma.

Coordenadora do evento, a professora Raimunda Magalhães afirma que os participantes terão a oportunidade de ouvir e sentir as vantagens do uso de tecnologias móveis, prática também importante para o desenvolvimento das habilidades humanas. “Os aplicativos apresentados neste evento são resultados de pesquisas que possibilitarão a melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos atendimentos nos serviços de atenção primária de saúde. Espera-se que os professores, alunos e profissionais estejam atentos para as inovações tecnológicas e que neste seminário sejam incentivados a criação de novos meios de comunicação e de informação que favoreça o conhecimento da população e que facilite as decisões e acessibilidade das pessoas em todas as fases da vida”, comenta.

Alunos, professores e profissionais de serviço são público-alvo do seminário. Após apresentação das pesquisas, serão divulgados os três primeiros lugares e realizada a entrega dos certificados de menções honrosas. Os certificados de presença estarão disponíveis na data do evento.

Submissão de trabalhos

Interessados em submeter trabalhos acadêmicos para apresentação no Encontro Científico de Tecnologia e Saúde poderão fazê-lo no período de 26 de abril a 5 de maio de 2019. Serão aceitos trabalhos de alunos de cursos de Saúde de qualquer Instituição de Ensino Superior, bem como residentes, médicos, profissionais de saúde ou áreas afins.

Os resumos deverão ser enviados em PDF para e-mail:  O parecer com o resultado será divulgado no dia 10 de maio. As apresentações serão em formato de banner e cada trabalho poderá ter, no máximo, seis autores. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e presente no dia do evento.

CONFIRA O EDITAL

8h - Credenciamento e entrega do material de apoio

9h - Conferência de abertura: Panorama das tecnologias na Saúde no Estado do Ceará
Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho - Secretário de Saúde do Estado