Prêmio de Literatura Unifor: premiação ocorre em 23 de março

Prêmio de Literatura Unifor: premiação ocorre em 23 de março

O momento ocorre no Auditório da Biblioteca, às 9h30, com a presença da escritora Ana Miranda 


O prêmio é promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) - Foto: Getty Images
O prêmio é promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) - Foto: Getty Images

A solenidade oficial de premiação do Prêmio de Literatura Unifor 2025, iniciativa da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, acontecerá no dia 23 de março de 2026, às 9h30, no Auditório da Biblioteca. O momento contará com a presença da escritora Ana Miranda, uma das mais reconhecidas romancistas brasileiras, autora do premiado Boca do Inferno e referência na escrita de romances históricos e biografias ambientados no Brasil Colônia. A autora integra também a comissão julgadora, ao lado de Aíla Sampaio, que a preside, Sarah Diva e Sávio Alencar.

O prêmio contempla duas categorias principais: “Obra Inédita” e “Trabalho Inédito – Cartas a Edson Queiroz”. Na primeira, o vencedor terá seu livro de poesia publicado, com tiragem de 200 exemplares, além de uma viagem para a Flip 2026.

Já na categoria “Cartas”, o primeiro colocado receberá 15 exemplares da Coletânea de Cartas e prêmio em dinheiro no valor de 2 mil reais, enquanto os selecionados do 2º ao 30º lugar receberão 10 exemplares da coletânea.

O prêmio, promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), foi lançado durante o Mundo Unifor, o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades do Nordeste.

Serviço

 Solenidade oficial de premiação do Prêmio de Literatura Unifor 2025
 Local: Auditório da Biblioteca
 Data: 23 de março de 2026
 Horário: 9h30


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.