Protagonismo estudantil em foco: evento destaca as melhores práticas extensionistas da Unifor

Protagonismo estudantil em foco: evento destaca as melhores práticas extensionistas da Unifor

No III Encontro de Curricularização da Extensão, serão apresentadas as experiências exitosas integradas aos currículos dos cursos de graduação da instituição


Pelo menos 10% da carga horária curricular estudantil na Unifor é composta por atividades extensionistas (Foto: Divulgação)
Pelo menos 10% da carga horária curricular estudantil na Unifor é composta por atividades extensionistas (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil no processo de formação profissional e cidadã para a transformação da sociedade, a Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - promove, semestralmente, o Encontro de Curricularização da Extensão (ECOE), no qual são destacadas as melhores práticas extensionistas da universidade. Em sua terceira edição, serão apresentadas as experiências exitosas integradas aos currículos dos cursos de graduação. Aberto a toda a comunidade acadêmica, o evento acontecerá no dia 7 de junho (sexta-feira), às 14h, no Auditório da Biblioteca Unifor.

A programação inclui a apresentação das melhores práticas de cada Centro de Ciências, do relatório da curricularização da extensão na Unifor em 2024.1 e do panorama para 2024.2, além da exposição, em painéis, de cinco experiências exitosas de cada setor. Ao final do evento, ocorrerá a entrega dos certificados aos trabalhos apresentados, bem como a seleção e certificação da melhor prática de curricularização da extensão da graduação no semestre de 2024.1. 

A participação como ouvinte será por ordem de chegada ao local do evento até a lotação do espaço, não sendo necessária inscrição prévia. Haverá registro de frequência e os participantes terão direito a certificado, que poderá ser acessado via Unifor online, na aba “Emissão de certificados de eventos”, a partir de 2 de agosto.

+ Clique aqui e acesse o EDITAL VRE  Nº 06/2024 para mais informações

O ECOE é uma iniciativa a Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) que visa valorizar o tripé ensino-pesquisa-extensão como alicerce educacional histórico-institucional da Unifor. Apesar da curricularização da extensão ter sido estabelecida na instituição em 2019 no âmbito do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), após resolução do Ministério da Educação (MEC) que estabeleceu que ao menos 10% do total da carga horária curricular estudantil seja composta por ações de extensão, a Universidade de Fortaleza tem uma longa tradição com as atividades extensionistas, desenvolvidas desde sua fundação. 

Importância da curricularização da extensão

A curricularização da extensão é uma forma da academia se aproximar da sociedade e contribuir com iniciativas de transformação social, que traz inúmeros benefícios para todos os atores do processo: instituição, alunos e comunidade. 

Para a Unifor, a extensão curricularizada fomenta a interação dialógica entre as comunidades interna e externa à instituição, por meio da troca de conhecimentos e articulação para o enfrentamento de problemas do contexto social e integra o ensino, a pesquisa e a extensão em iniciativas que expressam o respeito aos princípios éticos e o compromisso da instituição com o desenvolvimento social e sustentável. Além disso, contribui para tornar os currículos dos cursos mais inovadores e aplicados, promovendo o engajamento e a permanência do aluno, além de fortalecer o título de utilidade pública estadual da Universidade como promotora de ações de Responsabilidade Social.

+ A formação que turbina um profissional cidadão

No que diz respeito aos benefícios para os alunos e comunidades, a participação nas práticas extensionistas promove a formação cidadã do estudante, pela aplicação do conhecimento em experiências reais de protagonismo estudantil integradas à matriz curricular, com foco, externamente, no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) e, internamente, contribuindo para o desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas, especialmente, das socioemocionais (Competências de Vida). Desse modo, formando não somente profissionais de excelência técnico científica, mas, cidadãos capazes de transformar positivamente a realidade que os cerca.

Programação

14h – Abertura

  • Apresentação cultural
  • Composição da mesa

14h30 – Ciclo de Apresentação Oral

  • Do problema à solução: uma experiência extensionista com Design Research (Prof. Bruno Ribeiro do Nascimento – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão)
  • Gamebox antirracista (Profa. Mara Lívia Moreira Damasceno – Centro de Ciências Jurídicas)
  • Prestação de serviços do módulo de nutrição da infância à adolescência (Profa. Patrícia Teixeira Limaverde – Centro de Ciências da Saúde) 
  • Caminhos da extensão: divulgando conceitos de urbanismo e paisagismo em escolas de Fortaleza (Profa. Camila Bandeira Cavalcante – Centro de Ciências Tecnológicas)

16h – Consolidado da Curricularização da Extensão na Unifor 2024.1 (Profa. Cristina Maia – Assessoria de Desenvolvimento Curricular da VRE) 

16h30 – Panorama da Curricularização da Extensão na Unifor 2024.2 (Profa. Gilmara Santana – Assessoria de Avaliação e Qualidade Acadêmica)

17h – Visita à Exposição de painéis (Virex, CCG, CCJ, CCS e CCT)

Serviço

III Encontro de Curricularização da Extensão da Unifor
Data: 7 de junho de 2024 
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da Biblioteca (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Mais informações: VRE - Assessoria de Desenvolvimento Curricular - (85) 3477-3173 | vre@unifor.br