null Serviço de Fisioterapia da Unifor atende pessoas que sofrem com as sequelas da Covid-19

Qui, 7 Outubro 2021 17:32

Iniciativa é fruto da parceria do curso e do setor de Fisioterapia do NAMI

Projeto do Serviço de Reabilitação Pós-Covid é voltado para a reabilitação pulmonar (Foto: Ares Soares)

Diversas pessoas que tiveram complicações decorrentes da contaminação do coronavírus, mesmo após o fim do período de infecção ou até da alta hospitalar, sofrem com as sequelas físicas e mentais que a doença acomete. Visando o tratamento adequado que esse grupo necessita, o curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, em parceria com o setor de Fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), desenvolveram o projeto do Serviço de Reabilitação Pós-Covid.

A iniciativa, que já começou a realizar os primeiros atendimentos, terá o limite inicial de 18 vagas, para que sejam seguidos adequadamente os protocolos de biossegurança. Os pacientes serão encaminhados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e, após passarem por bateria de exames no NAMI, estarão aptos a participar do serviço. O público-alvo do programa são as pessoas acima de 18 anos que apresentam sintomas moderados, que geram incômodos e limitações nas tarefas do dia a dia, mas que estejam estáveis para a realização de exercícios físicos.

O tratamento será realizado durante seis semanas, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), de forma presencial no NAMI. A assistência será multiprofissional, voltada para a reabilitação pulmonar, mas outros setores no núcleo estarão disponíveis para demandas específicas.

“A reabilitação pulmonar é um programa de treinamento físico, que segue um protocolo de exercícios padronizados visando o fortalecimento muscular global e respiratório, propiciando redução dos sintomas”, explica Guilherme Pinheiro, um dos professores que estão à frente do projeto.

Participação dos alunos

Neste primeiro momento, cerca de 36 alunos do curso de Fisioterapia participarão do projeto, em parceria com os professores. De preferência, serão selecionados os estudantes matriculados acima do 7° semestre e que já tenham contato com a experiência prática. Além disso, os graduandos passarão por capacitações e treinamentos para seguirem os protocolos adequados.

“É uma experiência única que os estudantes poderão vivenciar. No futuro, em um cenário de pós-pandemia, pretendemos transformar essa iniciativa em um projeto de reabilitação cardiopulmonar, que possa envolver ainda mais alunos”, salienta o coordenador do curso de Fisioterapia, Paulo Henrique Palácio.

Palácio também ressalta a importância do serviço, considerando o pacto de responsabilidade social do curso: “É mais uma oportunidade para firmamos o compromisso social da nossa profissão, frente ao grave contexto de saúde em que nos encontramos. Além disso, é um processo bastante importante também para a comunidade acadêmica, ampliando possibilidades de vivências integradas aos alunos e ao desenvolvimento de pesquisas”.

Projeto do Serviço de Reabilitação Pós-Covid
Local: Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza
Dias de atendimento: Segunda, quarta, e sexta-feira
Mais informações: (85) 3477.3626 | 3477.3611