TV Unifor é premiada em congresso nacional de comunicação

ter, 17 outubro 2023 11:22

TV Unifor é premiada em congresso nacional de comunicação

A série de reportagens “Mundo Black Fortal”, realizada pelo núcleo de jornalismo da TV, foi contemplada com o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária


Ana Vitória Marques, jornalista da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), recebeu a premiação em nome da TV Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Ana Vitória Marques, jornalista da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), recebeu a premiação em nome da TV Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

A TV Unifor, emissora de televisão da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi premiada, na última segunda-feira (16), no II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (ComPública). O evento está sendo realizado no Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na ocasião, o canal foi contemplado com o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária, que reconhece os melhores trabalhos jornalísticos com foco na construção da cidadania, produzidos e veiculados por emissoras de radiodifusão universitárias. O trabalho vencedor foi a série de reportagens “Mundo Black Fortal”, realizada pelo núcleo de jornalismo da TV.

Sobre o programa 

Estreado em novembro de 2022, o “Mundo Black Fortal” é uma série de reportagens em quatro episódios que tratam sobre a negritude em Fortaleza. A ideia do especial é falar sobre arte decolonial, trancismo e autoestima, teatro, músicas, danças e festas, educação antirracista, “conhecipreto”, e uma infinidade de outros assuntos que a cultura negra agrega no território de Chico da Matilde e Preta Simoa. Os episódios da série podem ser vistos no canal da TV Unifor no Youtube

De acordo Dhara Amorim, estudante de Jornalismo da Unifor, produtora e repórter do programa, a série de reportagens é um convite para as pessoas conhecerem a diversidade artística e preta na cidade de Fortaleza. “Nossa juventude resiste todos os dias, provando que o apagamento da cultura negra não é páreo para o que podemos criar e resgatar, principalmente vindo de nossos ancestrais”, declara. 

  • Ficha Técnica | Mundo Black Fortal

Direção: Dhara Amorim
Produção: Dhara Amorim e Yuri Lima
Imagens: Magi do Carmo, Cezário Filho, Larissa Lima, Ermesson Ferreira, Ricardo Ventura e Weffiston Brasil
Edição de imagens: Rafael Santana
Finalização de edição: Marcelino Oliveira
Arte Gráfica: Douglas da Silva
Secretária de Produção: Tamires Andrade
Coordenação Técnica: Hélio Viana
Coordenação de Edição: Gazzineu Marcus 
Coordenação de Jornalismo: Luiza Ester
Direção Geral: Max Eluard