TV Unifor estreia programa sobre narrativas de resistência e protagonismo negro em Fortaleza

qui, 27 novembro 2025 16:59

TV Unifor estreia programa sobre narrativas de resistência e protagonismo negro em Fortaleza

Especial reúne histórias sobre educação, representatividade, empreendedorismo e cultura em celebração ao Mês da Consciência Negra
 


Um dos destaques da edição é o empreendedor Petro Zezé, que destaca o fortalecimento da cultura negra no Ceará (Foto: Marcelo Falcão)
Um dos destaques da edição é o empreendedor Petro Zezé, que destaca o fortalecimento da cultura negra no Ceará (Foto: Marcelo Falcão)

A TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, exibe o programa Herança Viva – Fortaleza Negra nesta sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 18h, em seu canal no Youtube e no canal 14 da operadora Alares. O especial traz reportagens que evidenciam a força, a criatividade e o legado da população negra em Fortaleza

A produção percorre temas como educação, moda, economia, ancestralidade e resistência cultural, destacando vozes e trajetórias que marcam a identidade da cidade. O especial integra a programação dedicada ao Mês da Consciência Negra, reforçando o compromisso com a valorização da memória e o combate ao racismo estrutural.

A primeira matéria investiga a presença crescente de jovens negros no ensino superior e como a educação se consolida como ferramenta de transformação social, fortalecimento identitário e reparação histórica. A reportagem reúne histórias de estudantes da Unifor e da Universidade Federal do Ceará (UFC), evidenciando desafios, estratégias de permanência e o papel de coletivos e movimentos estudantis no apoio à trajetória acadêmica.

Na próxima produção, o programa aborda a influência e a resistência da cultura negra na formação do Brasil. A matéria destaca uma visita à Galeria da Liberdade e iniciativas educacionais e culturais que promovem ensino antirracista e disseminação do conhecimento afro-brasileiro. Outro equipamento cultural visitado foi a Casa José de Alencar, que ressignifica espaços ligados ao escravismo para valorizar a identidade negra na capital cearense.

A terceira matéria aborda o fortalecimento da economia negra no Ceará por meio do afroempreendedorismo. A ExpoFavela 2025 e a Feira Negra do Ceará ganham destaque como plataformas que conectam cultura, inovação e negócios nascidos nas periferias. O VT apresenta empreendedores e artistas que transformam identidade e ancestralidade em geração de renda, reforçando o papel da economia criativa no avanço da equidade racial.

Para fechar o programa, o último bloco apresenta a modelo e influenciadora Vitória Bessa, Miss Fortaleza 2025, segunda mulher negra a conquistar o título municipal. Com uma trajetória marcada por resiliência e propósito, Vitória revisita experiências de racismo que quase a afastaram do universo da moda, fala sobre sua preparação para o Miss Ceará 2026 e destaca a importância da representatividade negra nos concursos de beleza.

Com linguagem sensível, narrativa humanizada e compromisso histórico, Herança Viva – Fortaleza Negra celebra a pluralidade e a força de um povo que segue transformando Fortaleza com sua arte, conhecimento, espiritualidade e potência.

Serviço

Programa Especial Herança Viva - Fortaleza Negra
Data: 28 de novembro de 2025
Horário: 18h
Transmissão: canal da TV Unifor no Youtube, canal 14 da Alares