Unifor apoia congresso de transplante de medula óssea em Fortaleza

Unifor apoia congresso de transplante de medula óssea em Fortaleza

Evento contará com palestras de renomados especialistas internacionais da área; a programação científica tem como base o tema: “TMO: em constante evolução”


Voltado para médicos e membros de equipes multidisciplinares, o congresso contará com palestras de mais de 40 especialistas internacionais (Fotos: Divulgação)
Voltado para médicos e membros de equipes multidisciplinares, o congresso contará com palestras de mais de 40 especialistas internacionais (Fotos: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – estará no XXVIII Congresso SBTMO 2024. A partir do dia 31 de julho, Fortaleza será a capital do transplante de medula óssea (TMO) e terapia celular (TC). Até o dia 3 de agosto, o encontro reunirá mais de 1500 participantes, entre médicos e membros de equipes multidisciplinares de todo o Brasil e de diferentes regiões do mundo.

Sob a coordenação do hematologista Dr. Fernando Barroso Duarte, também presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), juntamente com a hematologista Dra. Karine Sampaio, vice-presidente do evento, e a oncohematologista pediátrica, Dra. Carmem Bonfim, coordenadora científica do encontro, a programação científica tem como base o tema: “TMO: em constante evolução”.

Dr. Barroso, que também é chefe do serviço de Hematologia, Oncologia clínica e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/EBSERH/UFC, esclarece que ao longo destes quatro dias de Congresso, serão debatidos os principais avanços e desafios que integram o cenário do transplante de medula óssea e da terapia celular. 

O presidente da SBTMO e também do congresso será o responsável pela abertura oficial do evento, que acontecerá no dia 31 de julho, a partir das 18h, na Plenária Rachel de Queiroz. Na ocasião, serão prestadas homenagens a dois pesquisadores referência na área de transplante de medula óssea: o Professor Consultor Sênior da Universidade Luís Maximiliano de Munique (LMU) e da Universidade Técnica de Munique (TUM), da Alemanha, Dr. Hans Jochem-Kolb; e a Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências da Saúde, Chefe do Centro de Processamento Celular Avançado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Dra. Lucia Silla.


Dr Hans Jochem-Kolb e Dra. Lucia Silla serão homenageados no XXVIII Congresso SBTMO 2024 (Fotos: Divulgação)

Neste contexto, o acesso ao TMO no sistema público (SUS) será o tema da plenária "TMO para Todos", que ocorrerá a partir das 8h30, do dia 1º de agosto. Na ocasião, será apresentado o cenário do TMO tanto do ponto de vista do adulto quanto do paciente pediátrico. Estarão presentes no debate representantes de esferas governamentais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 

Além de indicadores referentes ao cenário do TMO, será colocada em discussão a questão do processo de escolha de doadores de medula óssea. A pauta terá como base a "Nota Conjunta: Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH)", publicada em 18 de julho. O documento pode ser acessado aqui

Simultaneamente ao SBTMO 2024, haverá o 27º Encontro Multidisciplinar de TMO, a XIX Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia - Hemoce e o 23º Encontro de Histocompatibilidade e Imunogenética da Associação Brasileira de Histocompatibilidade e Imunogenética (ABHI)

Entre os demais temas que integram a programação, estão: 

  • Complicações infecciosas e não infecciosas
  • Falências Medulares
  • Gerenciamento de Dados em TCTH
  • Geriatria
  • Histocompatibilidade
  • Leucemias
  • Linfomas
  • Mieloma Múltiplo
  • Pediatria
  • Síndromes Mielodisplásicas e Mieloproliferativas
  • Saúde mental e cuidados com o paciente 
  • Terapia Celular

As inscrições antecipadas com desconto podem ser realizadas até dia 30 de julho. Após, apenas no local.

O evento contará com palestras de mais de 40 especialistas internacionais, além de mais de 140 palestrantes nacionais. Conheça abaixo alguns nomes. A lista completa, bem como demais informações sobre o evento, estão disponíveis na página do congresso, clique aqui e confira!

- Dra. Anna Sureda

Dra. Ana Sureda é uma médica hematologista interessada em linfomas, transplante de células-tronco e células CAR-T. Atualmente é chefe do Serviço de Hematologia Clínica do Institut Català d'Oncologia – Hospitalet de Llobregat em Barcelona, Espanha e presidente do European Group for Blood and Marrow Transplantation (EMBT).

- Dr. Nicolaus Kroeger

Dr. Nicolaus Kroeger é professor de Medicina e Diretor Médico do Departamento de Transplante de Células-Tronco no University Medical Center Hamburg-Eppendorf, na Alemanha. Ele se destaca nos programas de Síndrome Mielodisplásica e Síndrome Mieloproliferativa.

- Dra. Mary Evelyn Flowers

Dra. Mary Evelyn Flowers é presidente de honra e professora da Divisão de Pesquisa Clínica do Fred Hutchinson Cancer Research Center e da Divisão de Oncologia Médica da Escola de Medicina da Universidade de Washington, Seattle, WA, USA. Fundou o Programa Nacional de Transplante de Medula Óssea no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e colaborou com diversos serviços de hematologia e transplantes de medula óssea no Brasil e no exterior.

- Dr. Miguel Perales

Dr. Miguel Perales é chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea para Adultos no Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, e professor de Medicina no Weill Cornell Medical College. Atualmente é vice-presidente da American Society for Transplantation and Cellular Therapy (ASTCT), com destaque nos programas de leucemias.

Atividade aberta ao público

No dia 3 de agosto, ocorrerá o Dia do Paciente, uma atividade aberta ao público geral, voltada aos pacientes, familiares e todos aqueles que têm interesse no "TMO". Esta atividade, além de presencial, será transmitida ao vivo via YouTube da SBTMO (@sbtmo). Será abordada a importância da família e dos vínculos sociais, no processo pré, durante e pós TMO, com a participação de pessoas que sentiram na pele a experiência de viver um TMO. 

Serviço

XXVIII Congresso SBTMO 2024
Data: 31 de julho a 3 de agosto
Horário: conferir na programação 
Local: Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza - CE
Mais informações: www.congressosbtmo.org.br