null Unifor apoia evento que leva ciência a bares de Fortaleza

Unifor apoia evento que leva ciência a bares de Fortaleza

A proposta do Pint of Science é difundir a ciência e mostrar os impactos da pesquisa científica no cotidiano da sociedade

O festival internacional reúne cientistas vão a bares conversar com o público sobre temas nas áreas de astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. Foto: Ares Soares.

Fortaleza se prepara para receber mais uma vez o Pint of Science, festival internacional em que cientistas vão a bares conversar com o público sobre temas nas áreas de astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito. Na capital cearense, o bate-papo vai rolar de 20 a 22 de maio, nos bares Cantinho do Frango (20), Brava Bar (21) e Boozer’s Pub (22).

A proposta do evento é, por meio de bate-papo informal, difundir a ciência e mostrar os impactos da pesquisa científica no cotidiano da sociedade. É uma oportunidade para a população conversar com pesquisadores, em um ambiente descontraído, em linguagem acessível e espaço para esclarecer dúvidas e trocar conhecimento.

O Pint of Science nasceu em 2012, na Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 24 países e 87 cidades brasileiras promoverão o evento de forma simultânea. Em Fortaleza, o evento é realizado por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio das Farmácias Santa Branca, Vinil Audio e Video, Vogal Assessoria e os estabelecimentos sede.

A entrada para o Pint of Science é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos. A programação completa, bem como os locais de realização, está disponível no site do projeto.

Programação

A programação conta com um bate-papo com o professor Alessander Wilckosn, da Graduação e Pós-Graduação em Direito da Unifor que irá falar sobre conflitos e questionar como cidadãos, individual ou coletivamente podem colaborar com a solução de problemas complexos e quais as técnicas mais adequadas para uma eficaz resolução desses conflitos. O docente irá participar do debate do dia 21 de maio, no Brava Boteco.

Além disso, a professa Danielle Malta, professora de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor participará de um bate-papo sobre viroses, questionando suas causas e seu significado. A conversa acontece em 22 de maio, no Boozer's Pub.

Sobre os pesquisadores

• Alessander Wilckson Cabral Sales (Professor da graduação e pós-graduação de Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Procurador da República do Ministério Público Federal. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Direito Público pela Universidade de Fortaleza. Conselheiro titular, representando o Ministério Público Federal, do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará-COEMA.)
  • Danielle Malta Lima (Professora da Universidade de Fortaleza- UNIFOR- e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Renorbio. Possui doutorado e mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, FMRP-USP. Tem experiência na área de imunologia, microbiologia e virologia com ênfase em biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, arboviroses, HIV e tuberculose.)

Pint of Science
"Construção de Consensos: uma nova visão sobre como solucionar conflitos complexos"

Data: 21 de maio de 2019
Local: Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (R. Prof. Wilson Aguiar, 78 - Edson Queiroz)