null Unifor Hub promove a 2° edição do Bootcamp de Startups

Unifor Hub promove a 2° edição do Bootcamp de Startups

O programa gratuito visa orientar pessoas que querem criar a própria startup

De 1º a 29 de março de 2023, o Unifor Hub promoverá encontros semanais (Foto: Isis Rebouças)

O Unifor Hub da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove a 2° edição do Bootcamp de Startups, programa que visa fomentar uma primeira experiência empreendedora entre os estudantes da Universidade. Com cinco encontros semanais, às quartas-feiras, o programa ocorrerá do dia 1° a 29 de março, tanto presencialmente como virtualmente. Os encontros presenciais serão realizados das 14h às 17h, já os online terão materiais assíncronos gravados.

O programa é voltado para graduandos, egressos, docentes e colaboradores da Unifor. A iniciativa prevê ensinar aos participantes todo o processo de criação de uma startup e orienta-lós sobre possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Nesta edição, os inscritos terão acesso a workshops e mentorias dos temas abordados, premiação para melhores equipes e certificado de participação. No decorrer do programa, os presentes irão aprender os métodos desenvolvidos pelas principais instituições do mercado, além de construírem networking com os outros participantes.

“Os participantes terão quatro semanas para criar e validar uma ideia de startup, em um programa estruturado, com muito conteúdo e muitas atividades mão na massa. Só quem empreende na prática conhece as dores e delícias de se criar algo novo e colocar no mercado. E é isso que proporcionaremos aos alunos", destaca o coordenador do Unifor Hub, Leo Lacerda. Ele é professor de cursos de Graduação e MBA nas áreas de negócios e tecnologia, principalmente em disciplinas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e análise e ciência de dados.

O evento será dividido em quatro categorias, sendo elas:

• Área de Negócios: para pessoas ligadas ou que se identificam com a área de negócios, tais como empreendedores e/ou gestores;
  • Área Criativa: para pessoas ligadas ou que se identificam com a área de criação, como designers, projetistas e artistas;
  • Área técnica: para pessoas que se identificam com a área tecnológica, como desenvolvedores, programadores e engenheiros;
  • Outros: para pessoas que não se identificam com os itens anteriores e possuem interesse em assuntos de empreendedorismo e inovação.

Unifor Hub

Localizado na sala M25, o espaço acolhe alunos, egressos, professores, pesquisadores, colaboradores, empresas e investidores. A iniciativa, coordenada pelo professor Leo Lacerda, auxilia na criação de empreendimentos inovadores por meio do uso e compartilhamento de áreas físicas, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio, além de contar com programas de metodologia e aceleração de negócios. Para isso, o ambiente utiliza ciência e tecnologia para desenvolver novidades trazidas e pensadas por empresas e startups instaladas ali.

Conheça outros programas do Unifor Hub:

• Pré-aceleração: programa com duração de seis meses voltado para startups que já possuem alguma ideia desenvolvida, mas ainda não estão faturando e precisam de suporte e conhecimento para validarem seus produtos e se expandirem.
  • Aceleração: programa com duração de um ano direcionado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e escalar visando atingir novos mercados.
  • Incubação de empresas: programa com dois anos de duração em que empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras) utilizam os laboratórios do TEC Unifor para desenvolvimento de novas tecnologias.
  • Programa de inovação aberta: realização de diagnósticos e estudo de maneiras para levar inovação às empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado, além de conectá-las à comunidade acadêmica.

Bootcamp de Startups
Período: 1º a 29 de março de 2023