Unifor promove experiência imersiva com interessados em Cinema e Audiovisual

Iniciativa oferece vivência prática e conversas dinâmicas com professores da graduação

Os participantes do Cinema e Audiovisual Experience poderão conhecer a estrutura do curso (Foto: Robério Castro)

No dia 30 de julho, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai realizar o Cinema e Audiovisual Experience. O evento gratuito convida interessados em ingressar na graduação para uma vivência imersiva dentro do curso, passando por vários laboratórios e participando de conversas dinâmicas com professores da área.

Logo na recepção, às 14h, os participantes serão recebidos pela coordenadora do curso, Bete Jaguaribe. Em uma breve apresentação, ela vai explicar a matriz curricular, apresentar o corpo docente e mostrar a estrutura da graduação. A programação seguirá com uma série de visitas a diversos laboratórios e estúdios. A primeira parada será na sala de direção de arte, onde a professora Andréia Moreira conduzirá uma pequena exposição sobre o trabalho desenvolvido na área.

Em seguida, o grupo será levado aos estúdios de rádio, onde a professora Joice Scavone apresentará um panorama das atividades realizadas. A visita continuará nos estúdios de cinema, com a exposição do professor Valdo Siqueira, que abordará a prática de filmagem e produção audiovisual.

Outra parada importante será na TV Unifor, onde o professor Max Eluard falará sobre o mercado de trabalho na área audiovisual. Por fim, os participantes conhecerão o Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia), laboratório onde os professores Isaac Pipano e Lis Paim apresentarão os projetos de pesquisa e desenvolvimento de mídia digital.

Cinema e Audiovisual é na Unifor

Com nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC), o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor destaca-se por sua abordagem multidisciplinar, que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado audiovisual contemporâneo.

Em uma forte articulação entre teoria e prática, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e estéticas ao longo de todo o processo de realização audiovisual, desde a concepção de roteiros até a pós-produção. Além disso, a graduação estimula competências de gestão de negócios, capacitando os alunos para atuarem em diversas áreas do setor.

Um dos pilares do sucesso do curso é o seu corpo docente altamente qualificado, composto por doutores, mestres e realizadores audiovisuais com vasta experiência tanto na academia quanto no mercado. Esses profissionais proporcionam um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, promovendo o diálogo entre teoria e prática e incentivando o pensamento crítico dos alunos.

A estrutura oferecida pela Unifor também é um diferencial do curso, com espaços dedicados à prática cinematográfica, como estúdios de televisão, fotografia e rádio, além do Labomídia. Esses ambientes proporcionam aos estudantes uma formação abrangente e atualizada, equipando-os com as habilidades e conhecimentos necessários para se destacarem no mercado de trabalho.

Cinema e Audiovisual Experience
Data: 31 de julho