null Unifor promove lançamento de ensaio biográfico de Rachel de Queiroz

Unifor promove lançamento de ensaio biográfico de Rachel de Queiroz

O evento faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade de Fortaleza e do Dia Internacional da Mulher

José Luís Lira e Rachel de Queiroz segurando o livro No Alpendre com Rachel (Foto: Arquivo Pessoal)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aos 45 anos da Unifor, a Fundação Edson Queiroz promove, no dia 8 de março, o lançamento da segunda edição do livro “No Alpendre com Rachel – Ensaio Biográfico sobre Rachel de Queiroz”, de autoria do professor José Luís Lira

A apresentação do autor e da obra será feita pela vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, advogada e escritora Manoela Queiroz Bacelar, a partir das 17h, no Auditório da Biblioteca da Unifor. A capa do livro é do artista plástico cearense Mário Sanders.

Aberto ao público em geral, o evento de lançamento terá ainda comentários do professor José Luís Lira sobre o livro, a assinatura da titulação de Rainha da Literatura Cearense para Rachel de Queiroz, concedida por entidades literárias e culturais do Ceará, e sessão de autógrafos.

Ao final, os presentes serão convidados a conhecer a Coleção Rachel de Queiroz, espaço localizado no 1º andar da Biblioteca da Unifor e que abriga parte do acervo bibliográfico da escritora cearense, composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, doados pelo Instituto Moreira Salles, do Rio de Janeiro. A inauguração do espaço aconteceu em 2017, em comemoração aos 40 anos de imortalidade de Rachel de Queiroz na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Passados 14 anos da morte da primeira mulher a ingressar na ABL, o professor José Luís Lira, ex-aluno do curso de Direito da Unifor, confessa ainda certa dificuldade em falar sobre Rachel de Queiroz, pois se declara seu admirador desde a primeira leitura. Posteriormente, a vida os tornaria amigos. Ele revela que o título do livro surgiu no alpendre da fazenda Não Me Deixes, localizada no município de Quixadá. Na obra, lançada inicialmente há 15 anos e na atual edição revista e ampliada, é possível voltar um pouco ao tempo e conhecer características especiais que somente quem conviveu de perto com a escritora pode relatar.

Assinando a apresentação do livro, a reitora da Unifor, professora Fátima Veras, lembra a doação de parte do acervo bibliográfico da escritora cearense pelo Instituto Moreira Salles à Fundação Edson Queiroz. “Num misto de orgulho e satisfação vivemos esta experiência de trazer a biblioteca de Rachel de Queiroz para os cearenses. Na Unifor, ela se une a outros grandes e importantes acervos, mas certamente essa biblioteca receberá carinho especial de alunos professores e colaboradores da universidade e do público em geral por toda sua relação com a história de todos, nós, cearenses”, afirma. Sobre o livro, a reitora salienta que, ao publicar a 2ª edição de No Alpendre com Rachel, a Unifor “oferece mais essa contribuição à história desta cearense notável que agora fica mais perto de seus conterrâneos, Rachel de Queiroz”.

Em pronunciamento feito em 2003, no Palácio da Luz, edifício histórico que foi sede do governo do estado do Ceará de 1808 até 1960 e que atualmente abriga a sede da Academia Cearense de Letras, o escritor Artur Eduardo Benevides, quarto Príncipe dos Poetas Cearenses, declarou que José Luís Lira examina no livro a vida de Rachel de Queiroz desde a juventude, “com seu espírito rebelado contra a mesmice provinciana, e integrando os grupos que, àquela época, movimentavam as letras cearenses”. Mais adiante, complementou: “Parabéns, pois, a José Luís Lira por seu incessante trabalho intelectual, no momento em que lança, após exaustiva, o livro No Alpendre com Rachel, que traz revelações interessantíssimas sobre a maior escritora cearense”.

Lançamento do livro “No Alpendre com Rachel – Ensaio Biográfico de Rachel de Queiroz”
Dia 8 de março de 2018, às 17h
Auditório da Biblioteca da Unifor