null Universidade de Fortaleza realiza masterclass sobre arquitetura de interiores em dezembro

Em comemoração ao Dia do Arquiteto, o curso de Arquitetura e Urbanismo promove evento gratuito e aberto ao público nos dias 14 e 15 de dezembro

Ambiente interno projetado pela arquiteta Gabriela Sobral, egressa Unifor, para a Casa Cor Ceará 2021. (Foto: Esdras Guimarães)

Em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, o ARD Grupo vai realizar masterclass nos dias 14 e 15 de dezembro no auditório da Biblioteca Central da Unifor, com apresentações em dois turnos: manhã, de 8h às 12h, e tarde, de 14h à 17h. O evento, que faz parte da semana de comemoração ao Dia do Arquiteto (15 de dezembro), tem o objetivo de debater a arquitetura de interiores.

A masterclass será aberta a alunos e graduados em Arquitetura e ao público em geral, acontecendo em formato híbrido e reunindo profissionais para o debate sobre assuntos diversos, como mercado de trabalho e qualificação profissional. No período de realização do evento, acontecerão exposições de trabalhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo no hall da Biblioteca Central.

“O evento pretende trazer arquitetos de referência deste nicho de mercado para falar sobre  arquitetura de interiores, um segmento bastante importante e visado pelos discentes. Além disso, pretende aproximar os alunos do mercado de trabalho proporcionando um contato direto  com a experiência e vivência destes profissionais”, ressalta a professora Milena Baratta, coordenadora da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unifor.

Os interessados também poderão acompanhar a transmissão no canal da Unifor no Youtube. Os participantes inscritos receberão um certificado de participação ARD Grupo/Unifor que conta como atividade extracurricular. Confira a programação completa do evento aqui.

O ARD Group é uma empresa de network formada por arquitetos, designers de interiores e lojistas e que desenvolve projetos e estratégias para o mercado de arquitetura de interiores do estado do Ceará.

Unifor na Casa Cor 2021

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza também foi destaque na Casa Cor Ceará 2021, um dos mais tradicionais eventos de arquitetura, decoração e design de interiores do Brasil. A mostra ficou aberta ao público até o domingo de 05 de dezembro, e apresentou diversos projetos desenvolvidos por alunos da Unifor, além da participação de 19 arquitetos egressos da Universidade

Estiveram expostos projetos desenvolvidos em parceria com empreendedores que integram a indústria criativa de Fortaleza, como o modelo 3D de ladrilhos hidráulicos, que é uma parceria da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza e a Concretaria Brasil, ateliê de ladrilhos hidráulicos artesanais. “É uma iniciativa que traz um processo de otimização na produção permitindo experimentações compositivas sem depender da terceirização”, destaca a professora Milena Baratta.

Os visitantes puderam conhecer ainda iniciativas de cunho social que são desenvolvidas pelos alunos/estagiários do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEPE) da Unifor, como o projeto de reforma da cozinha industrial do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS). O projeto foi desenvolvido pelos estudantes que cursam a disciplina de estágio obrigatório e integram o NEPE, sob a supervisão de professores e em parceria com o Rotary Planalto.

Masterclass ARD Group
Data: 14 e 15 de dezembro de 2021
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor
Horário: Manhã, de 8h às 12h, e tarde, de 14h às 17h