Guia de Profissões: Marco Legal do Saneamento amplia oportunidades na área da Engenharia Civil
Dando continuidade aos esclarecimentos sobre as várias oportunidades no mercado de trabalho e os cursos de graduação da Unifor, o quadro Guia de Profissões, do programa Se Liga, apresentou no último sábado (5) um pouco sobre a área de Engenharia Civil.
Para falar a respeito, o entrevistado foi o coordenador Ítalo Salomão. “O engenheiro é treinado para ter a capacidade analítica na resolução de problemas, isso acaba gerando um campo muito amplo de atuação. O engenheiro civil pode atuar nas obras convencionais que a gente já está acostumado, mas também pode trabalhar com infraestrutura, mobilidade urbana e projetos de estruturas elétricas”, lista o professor. Salomão lembra que até mesmo a área de finanças tem sido outro caminho trilhado como carreira.
Veja também
- Guia de Profissões: Ciências Contábeis
- Guia de Profissões: Direito
- Guia de Profissões: Publicidade e Propaganda
“Em relação à atuação hoje no mercado, nós temos o Marco Legal do Saneamento que fala que 99% da população tem que ter água potável e 90% tratamento e coleta de esgoto até 2033. A gente espera que exista um campo muito amplo, pois as empresas privadas vão poder participar dos processos licitatórios”, reforça o coordenador.
Tradição e experiência
O curso de Engenharia Civil da Unifor possui 48 anos de história. Durante todo esse tempo, a universidade sempre teve a preocupação de formar seus alunos com excelência. Ítalo Salomão lembra os diferenciais da instituição. “Nossos laboratórios e um corpo docente extremamente capacitado, que atua no mercado muito fortemente. Além disso, para aqueles alunos que buscam uma carreira mais internacional, temos os intercâmbios e o programa de dupla titulação, que permite ao aluno ter um diploma brasileiro e outro europeu”.