Networking: saiba como desenvolver uma boa rede de contatos

Você já ouviu falar sobre a teoria dos seis graus de separação? Originada por um estudo científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram, ela afirma que são necessários seis laços de amizade para que duas pessoas, de qualquer origem, estejam ligadas. Ou seja, a partir de seis contatos é possível alcançar qualquer pessoa no mundo. Partindo dessa ideia de conectividade, imersa no segmento mercadológico, nasceu o networking.

O networking é a ideia da construção de relações sociais com o intuito de ampliar a rede de contatos que possam ter influência no âmbito profissional e, assim, possibilitar grandes oportunidades. Por isso, a etimologia da palavra vem da junção de dois termos em inglês: net (rede) e working (de trabalho).

São dois tipos de conceitos que englobam essa expressão:

Inbound: relacionado à conexão com pessoas que estão fora da rede de contatos, começando “do zero”, por meio de apresentação direta em eventos, ligações e e-mails, por exemplo.

Outbound: corresponde à expansão de uma rede já existente, a partir do famoso “me passa o contato daquela pessoa que…”.

Carolina Quixadá, coordenadora da Central de Carreiras e Egressos da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, destaca a importância de realizar um bom networking para alcançar o sucesso profissional.

“A rede de contatos possibilita que você tenha acesso a mais oportunidades. Seja porque você foi lembrado por um colega como possível candidato a uma vaga de estágio ou trabalho, seja por uma dica recebida acerca de um evento ou de possíveis serviços que lhe direcionem a novas possibilidades de desenvolvimento acadêmico ou profissional”, explica.

“Conhecer e conectar-se às pessoas é uma atividade diária. O bom networking é aquele no qual realizamos com honestidade, transparecendo quem somos de fato” – Carolina Quixadá, coordenadora da Central de Carreiras e Egressos da Unifor.

Nesse contexto, a docente listou quatro dicas para você desenvolver um bom networking. Confira a seguir.

1 - Assuma uma atitude positiva

Seja pessoalmente ou em redes sociais, assuma uma postura positiva, com pensamentos e atitudes que demonstram otimismo na resolução de problemas. Seja honesto e sincero com as pessoas. Tenha interesse pelo que o seu interlocutor está falando. Isso trará a oportunidade de gerar vínculo e conseguir a confiança da pessoa com quem você está se relacionando.

2 - Mantenha-se informado

Saiba o que está acontecendo no mundo e na sua cidade. Leia jornais e livros. Isso ampliará o domínio sobre variados assuntos que podem se mostrar relevantes para as conversas e a realização de networking. Estar atualizado também lhe permitirá criar uma percepção mais apurada de quais assuntos estão sendo debatidos na sua área de atuação profissional.

3 - Faça um bom uso do LinkedIn

O LinkedIn é uma importante plataforma de relacionamento profissional. Tenha apenas uma conta e busque manter-se ativo por lá. Conversar, interagir e produzir/compartilhar informações fará com que seu perfil ganhe notoriedade, facilitando futuras e novas conexões.

4 - Participe de eventos da sua área

Se você busca realizar networking com pessoas que são referência na sua área, é fundamental participar de eventos. Tente contato com esses profissionais em momentos de intervalos, em início ou final de sessões. Estabeleça uma conversa curta e agradável.

Um universo de oportunidades

Estimular o desenvolvimento profissional é uma das prioridades da Universidade de Fortaleza. Por isso, a Central de Carreiras e Egressos disponibiliza aos alunos da graduação, pós-graduação e egressos um vasto leque de oportunidades por meio do Unifor Carreiras.

Considerada a maior plataforma para gestão de carreiras no mundo, ela viabiliza a procura e a divulgação de vagas de estágio, trainee e emprego. Lá também é possível solicitar e agendar sessões individualizadas de orientação curricular e de planejamento de carreira.

+ Conheça a Central de Carreiras e Egressos da Unifor

Central de Carreiras e Egressos
Horários: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
Local: 1º andar do Centro de Convivência da Unifor