O que faz o profissional de Marketing? Conheça as possibilidades de atuação

Quando a Revolução Industrial impulsionou a fabricação em grande escala, aumentando as opções de produtos para os consumidores, o mercado mudou para sempre. A partir disso, a necessidade de convencer as pessoas a adquirir bens de uma empresa específica em detrimento das concorrentes passou a ser uma constante. 

Hoje, com a competição pelo consumidor cada vez mais acirrada, o marketing tem o papel de criar valor em torno de marcas e produtos, gerando relacionamentos onde tanto cliente quanto empresa sintam-se satisfeitos.

Nesse contexto, pesquisas de mercado, campanhas publicitárias, design, atendimento pós-venda e uma série de outras estratégias auxiliam o profissional de marketing na busca por bons resultados.

Conhecendo a área

Os profissionais de marketing são responsáveis por estudar e conhecer profundamente o público-alvo das organizações, buscando desenvolver estratégias de posicionamento e venda que atraiam e fidelizem clientes.

“A principal função dele é aliar estratégia e criatividade para tomar a decisão certa”, afirma Milena Auip, coordenadora dos cursos de Marketing (bacharelado, tecnológico e EAD) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Segundo ela, há várias possibilidades de atuação para o profissional de marketing nas organizações.

“Existe o endomarketing, o marketing de relacionamento, o marketing voltado para os meios digitais, a produção de conteúdo, a gestão de e-commerce, a análise do comportamento do consumidor, entre outras”, exemplifica.

  • Endomarketing: tem como meta melhorar o engajamento dos colaboradores nas organizações por meio de ações internas.
     
  • Marketing de Relacionamento: visa a manutenção do relacionamento entre cliente e empresa ou empresa e fornecedores, criando canais de comunicação e pós-venda.
     
  • Marketing Digital: utiliza a internet e as mídias sociais como meio para aproximar-se e estabelecer um relacionamento com o público-alvo.
     
  • Produção de conteúdo: consiste na criação e disponibilização de informações que sejam úteis para o público-alvo.
     
  • Gestão de e-commerce: tem como foco o conjunto de ações necessárias à manutenção de vendas online.
     

“Uma das principais competências que o profissional de marketing pode oferecer para uma organização é conectar o online e o offline. Quando ele consegue fazer essa conexão entre ações digitais e analógicas, o público-alvo é atingido de forma mais eficiente” — Milena Auip, coordenadora dos cursos de Marketing da Unifor.

A arte de tomar a melhor decisão

João Costa, coordenador de Inteligência de Mercado e egresso da graduação em Marketing da Unifor, diz que o dinamismo do mercado o atraiu para a área. “Embora tudo mude muito rápido, existem padrões. Entender esses padrões possibilita uma melhor tomada de decisão e menor margem de erro, e esse entendimento só vem com análise de dados”, explica.

Após passar pelos cargos de atendente, supervisor e analista em uma empresa de telemarketing, onde conta que desenvolveu capacidade analítica, João conheceu o mercado de comunicação e o dinamismo característico do ramo. Hoje liderando o time de inteligência de mercado do Sistema Verdes Mares, ele fala das atribuições da função.

“Servimos de suporte estratégico às áreas de Programação, Conteúdo, Marketing e Comercial, fomentando estudos de mercado e trazendo insights dos principais segmentos da economia. Mapeamos também comportamentos emergentes na população através de pesquisas. Isso nos dá diferencial competitivo e direcionamento para a melhor tomada de decisão”, relata.

Olhando para o passado, João afirma se orgulhar de sua trajetória. “O dia da minha colação de grau foi um dos momentos mais incríveis da minha vida, pois pude ver o orgulho nos olhos da minha mãe e dos meus amigos”, relembra.

“A Unifor, com certeza, foi um divisor de águas na minha vida. Tive excelentes professores e uma excelente estrutura, que deram suporte ao meu aprendizado” — João Costa, coordenador de Inteligência de Mercado e egresso da Unifor.

Formação de líderes como propósito

O espírito de liderança sempre esteve presente na jornada profissional de Renata Almeida, egressa do curso de Marketing da Unifor. Foi assim que ela alcançou posições de coordenação e gerência nas empresas por onde passou.

Para ela, a ousadia e o constante aprendizado associados à credibilidade da Unifor fizeram a diferença na sua trajetória. “Estar em uma das melhores universidades do país chancela nossa capacitação profissional de uma forma diferenciada”, afirma.

Atuando como Gestora de Marketing na Construtora Mota Machado, Renata acredita no propósito de formar novos líderes e menciona momentos marcantes da carreira. “Ver que hoje quem começou comigo como estagiário é agora analista ou começou como analista no time e hoje é coordenador é, sem dúvidas, uma das coisas mais marcantes da minha jornada profissional”, revela.

“Agregar conhecimento e estudar sempre é algo que precisa ser contínuo na vida de todo profissional, principalmente no marketing, onde o comportamento do consumidor muda constantemente” — Renata Almeida, gestora de Marketing e egressa da Unifor.

Possibilidades do Marketing na Unifor

Na Unifor, é possível ingressar na área de Marketing por três cursos diferentes: bacharelado em Marketing, graduação tecnológica em Marketing e graduação tecnológica EAD em Marketing Digital. Cada formação possui particularidades e objetivos, que podem guiar a escolha do estudante.

Bacharelado

Com duração de três anos, possui modalidade presencial e integral com disciplinas pela manhã e atividades à tarde. Traz a oportunidade de realização de pesquisas e identificação de oportunidades e tendências de mercado por meio de análises de dados para a tomada de decisão, além de preparar o aluno para atuar na gestão de empresas. A matriz curricular abrange quatro eixos de formação: comunicação, gestão, inovação e estratégia.

Tecnológico

A formação oferta disciplinas no turno da noite e na modalidade EAD, trazendo flexibilidade para o aluno que precisa conciliar trabalho e estudos. Com duração de dois anos, o curso é ideal para quem busca formação sólida voltada para as tendências de mercado, sem deixar de lado os conhecimentos teóricos para melhor desempenho do exercício profissional.

Tecnológico EAD em Marketing Digital

Durante o período de dois anos, os estudantes interagem com colegas e professores por meio de aulas online e ao vivo. Os alunos também são convidados a participar de eventos presenciais no campus, possibilitando a vivência do campus. Os eixos de formação são focados nas áreas de gestão, comunicação e inovação.