O que faz um financista? Descubra as possibilidades de atuação

Especialista é responsável por otimizar recursos e gerenciar estrategicamente o capital, maximizando o retorno financeiro

Em constante evolução, o setor de finanças desempenha um importante papel na economia global. Ele influencia a tomada de decisões sobre investimentos pessoais, empresariais e de instituições públicas, fornecendo ferramentas e estratégias para o crescimento econômico.

Com o avanço da tecnologia e a globalização, as finanças se tornaram mais complexas, o que exige profissionais mais capacitados para atuar com destreza no setor, gerenciando riscos, identificando oportunidades, estudando o desempenho dos mercados, entre outras funções.

Conhecendo a área

Conforme explica o professor Alisson Martins, coordenador do curso de Finanças da Universidade de Fortaleza, o financista tem competências para efetuar diagnóstico, planejamento e estruturação de soluções financeiras sob o âmbito das finanças pessoais e corporativas.




“Os produtos e serviços financeiros estão cada vez mais complexos e sofisticados, o que requer profissionais preparados e alinhados a essa tendência de ‘revolução’ das finanças no país” — Alisson Martins, coordenador do curso de Finanças da Unifor

 


Para o coordenador, o mercado está em alta no Ceará. Segundo ele, a abertura de capital de várias empresas sediadas no estado, aliada à procura de profissionais por instituições e empresas de diversos segmentos econômicos, contribui para esse crescimento.

Diante da expansão do mercado de trabalho, Alisson destaca as principais oportunidades: “Muitos profissionais estão atuando como assessores de investimentos em escritórios dessa área”.

Ele ressalta também que empresas de médio e grande porte estão em busca de financistas atualizados com o mercado financeiro e suas novas práticas, como rapidez e sofisticação, além de produtos e serviços customizados de acordo as necessidades dos clientes.

Onde atuar?

O amplo campo de atuação permite ao financista exercer diversas funções no segmento privado, como em escritórios de investimentos e bancos, além de empresas dos setores da indústria, comércio, serviços, imobiliário e agronegócio. Confira algumas possibilidades:

  • Analista financeiro
    Tem como responsabilidade planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Ele deve garantir rentabilidade nas contas e investimentos, verificando a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos.
     
  • Assessor de investimentos
    Também chamado de agente autônomo de investimentos (AAI), atua na prospecção de clientes e distribuição (venda) de produtos financeiros. A orientação aos investidores sobre ativos de renda fixa e variável ocorre por meio de uma corretora ou escritório de investimentos. O assessor de investimentos não pode efetuar recomendação de investimentos.
     
  • Bancário
    É o profissional que trabalha em uma instituição financeira, como banco ou cooperativa de crédito, sendo responsável por diversas tarefas relacionadas à gestão de contas, produtos de crédito, serviços bancários, investimentos e atendimento ao público.
     
  • Consultor de investimentos
    Trabalha de forma independente, ou seja, sem vínculo com empresas ou instituições. Nessa modalidade, o profissional pode fazer recomendações de produtos para os clientes realizarem investimentos, seja em renda fixa ou variável, de forma personalizada e individual.
     
  • Planejador financeiro
    É o profissional que entende a vida financeira do cliente e o ajuda a traçar objetivos, sugerindo estratégias mais seguras para alcançá-los. O planejador tem proximidade com o cliente, podendo falar de investimentos, entre outras questões de sua vida financeira.

A cada desafio, um novo aprendizado

Aluno do terceiro semestre de Finanças, William Raphael iniciou a graduação em 2022 e já está no mercado de trabalho. Ele conta que, após quatro meses na primeira empresa onde atuou, recebeu proposta do lugar onde trabalha atualmente. “Aceitei a vaga. Não me arrependo de nenhuma maneira, pois sou totalmente realizado profissionalmente”, afirma.

No Banco Santander Select, William exerce o cargo de gerente de Negócios e Serviços. Ele relata que no dia a dia de trabalho gerencia contas, dá suporte operacional, atua na tesouraria com gestão de numerário, assessora clientes em investimentos, entre outras atividades. “É um cargo bem amplo em termos de atuação no banco”, pontua.



“A Unifor é fundamental no sucesso que estou tendo, pois se não fosse o apoio da Universidade para todos os projetos que os alunos querem desenvolver (como a Liga de Finanças) e o suporte docente às dúvidas dos alunos, fora os diversos eventos de networking promovidos, realmente seria mais difícil alçar maiores voos” — William Raphael, aluno da graduação em Finanças da Unifor

 


Em meio aos desafios diários, o gerente não se intimida e aproveita cada demanda para se aperfeiçoar, adquirindo novos conhecimentos. “Cada dia é um mundo de novos aprendizados”. Sobre o que mais gosta no trabalho, William cita a vasta gama de possibilidades de atuação e de plano de carreira. “Além da remuneração e benefícios, é claro”, adiciona.

A satisfação na Universidade e na carreira se deve, em parte, à identificação do aluno com o curso. Segundo ele, que sempre gostou da área de finanças, suas expectativas foram confirmadas. “As matérias se entrelaçam muito bem, os professores são excelentes, então sinto que estou me tornando um profissional totalmente capacitado”, revela.

O jovem faz questão de salientar o suporte do coordenador do curso em diversos quesitos: “Não somente no sentido de apoiar projetos, mas também com uma didática excelente nas aulas, conselhos e apoios profissionais enormes àqueles que realmente se dedicam”.


A Liga de Finanças realiza ações teóricas e práticas voltadas à área, com estudos dirigidos, palestras, produção de relatórios de análises financeiras, visitas técnicas a empreendimentos do mercado financeiro, entre outras atividades (Foto: Arquivo pessoal)

Decisão baseada em dados

“Temos um mercado gigante, porém embrionário, com áreas sendo criadas todos os dias”, analisa Thiago Giraldi, aluno do terceiro semestre do curso de Finanças. Desde os 14 anos, ele já tinha planos de ingressar no mercado financeiro.

A decisão pela carreira foi tomada de forma criteriosa, chegando a comparar a área financeira a outros dois mercados. Após examinar os dados, fez a escolha que considerou mais promissora. “Do ponto de vista de possibilidade de mudança e impacto na sociedade, o mercado financeiro é 100 vezes maior do que todos os outros”, assegura.



“Estou gostando do curso por conta da confirmação de uma escolha que tomei há cinco anos. Tenho certeza que vou levar minha vida com muito mais felicidade, pois estudo o que amo e trabalho com isso” — Thiago Giraldi, aluno da graduação em Finanças da Unifor

 



A oportunidade de emprego surgiu em um grupo de WhatsApp que reúne profissionais da área. Hoje trabalha no Grupo 3F Multi, onde atende operações de intermediação bancária pelo Banco Genial e atua como comercial da parte de crédito no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) do grupo.

O jovem não deixa que a pouca idade limite sua credibilidade no ambiente de trabalho: “Driblo essa questão tendo respaldo de pessoas qualificadas da área”. Entendendo a importância do networking, ele estreita laços a cada oportunidade. “Já falei com políticos que admirava e empresários de respeito em diversas regiões do país”, conta o estudante, que já visitou vários estados pela empresa que representa.

Para o futuro, o discente já tem planos traçados. Sonha em ter uma holding, uma corretora e uma distribuidora de títulos e valores monetários (CTVM e DTVM), além de uma financeira. Tudo isso sem deixar de lado os negócios da família.

Quer estudar Finanças?

Na Universidade de Fortaleza, o curso de Finanças possui um corpo docente formado por professores atuantes no mercado, que dão total suporte aos alunos na sala de aula e na busca por oportunidades de estágio.

Ao longo da graduação, o estudante realizará visitas técnicas em diversas empresas, bem como participará de palestras, de seminários, de workshops e de encontros com profissionais de destaque.

Além disso, dentre os principais diferenciais da formação estão a preparação para certificações financeiras inseridas na matriz curricular e parcerias com plataformas financeiras, instituições e escritórios de investimentos.

Guia do Curso de Finanças

E-Book Finanças

Guia do Curso de Finanças