O que faz um publicitário? Confira possibilidades de atuação

Profissional cria e executa estratégias de comunicação persuasiva para promover produtos, serviços ou marcas, influenciando o comportamento e as percepções do público-alvo

Com um papel central na comunicação entre empresas, instituições e consumidores, a publicidade vai muito além da promoção de serviços e produtos. Por meio dela, é moldada a percepção das marcas, influenciando comportamentos de compra e até mesmo culturais.

Avanços tecnológicos e mudanças na postura do consumidor estão transformando o cenário no mercado publicitário e exigindo que profissionais da área, além de criativos, sejam também capazes de analisar dados, utilizar novas plataformas e se adaptar às tendências.

Conhecendo a área

Conforme explica Cláudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, o publicitário é um profissional que pode atuar em diversos campos da comunicação, seja para clientes privados, órgãos públicos ou terceiro setor.



“O profissional de publicidade compreende e analisa o mercado e a sociedade onde a marca ou cliente atua, com aprofundamento e senso crítico. Ele propõe soluções de comunicação com ênfase na publicidade de propaganda, realiza análises e diagnósticos mercadológicos e sociais e intervém na sociedade a partir de ações comunicativas” — Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 


De acordo com o docente, alguns pontos são essenciais para que o estudante de publicidade tenha um futuro promissor na área. Entre eles estão: ser observador, ter senso crítico e manter-se atualizado em relação às transformações sociais e às novas tecnologias da informação e da comunicação.

Conhecer o comportamento do consumidor, ter bagagem cultural e ampla reserva de referências dentro e fora da publicidade também compõem a lista de fatores para o sucesso profissional, segundo Cláudio.

Onde atuar?

Existe um amplo leque de possibilidades para o publicitário. Geralmente, durante o decorrer do curso, as afinidades são identificadas e os estudantes compreendem com qual atividade mais se identificam. Confira algumas alternativas:

  • Departamento de comunicação e marketing das empresas
    Nesse ramo, o publicitário desenvolve e implementa estratégias de comunicação interna e externa, cria campanhas publicitárias para promover produtos ou serviços, gerencia a imagem da marca e analisa o impacto das campanhas para ajustar as estratégias conforme necessário.
     
  • Agências de publicidade
    Em agências, o publicitário trabalha na criação e execução de campanhas publicitárias para diversos clientes, desde a concepção da ideia até a entrega final. Isso inclui as possibilidades de atuação em: atendimento, redação, direção de arte, pesquisa de mercado, desenvolvimento de conceitos criativos, planejamento de mídia e avaliação dos resultados das campanhas.
     
  • Veículos de imprensa e comunicação
    Em canais de televisão, emissoras de rádio e empresas de mídia exterior, há a possibilidade de atuar na venda de espaços publicitários, na criação de anúncios e na coordenação de campanhas de marketing, garantindo que as mensagens publicitárias estejam alinhadas com o conteúdo editorial e atinjam o público-alvo de maneira eficaz.
     
  • Institutos de pesquisa
    Nessa área, o publicitário analisa dados de mercado e comportamento do consumidor para identificar tendências e insights que ajudarão na criação de estratégias de marketing e campanhas publicitárias mais eficazes. Esse trabalho pode ser feito via grupos focais, aplicação de questionários, pré-testes de campanha etc.
     
  • Produtoras de conteúdo e de serviço para marcas, canais e redes sociais na internet
    O profissional de publicidade também está apto a criar conteúdo digital, gerenciar campanhas de marketing digital, desenvolver estratégias para engajamento em redes sociais e monitorar o desempenho das campanhas online para garantir que atinjam os objetivos estabelecidos.
     
  • Gráficas, produtoras de áudio e vídeo, estúdios de fotografia
    Graduados em Publicidade e Propaganda podem colaborar na criação de materiais promocionais, como panfletos, vídeos comerciais e fotos publicitárias, garantindo que os elementos visuais e auditivos estejam alinhados com a estratégia de comunicação da marca.
     
  • Produções de eventos e de conteúdos audiovisuais
    Também é função do publicitário planejar e executar eventos promocionais, criar e coordenar a produção de vídeos, assim como desenvolver estratégias para maximizar o impacto das ações de marketing.
     
  • Carreira acadêmica
    O publicitário pode ministrar disciplinas relacionadas à publicidade e marketing, conduzir pesquisas acadêmicas, publicar artigos e livros, assim como contribuir para o desenvolvimento teórico e prático do campo da publicidade.
     
  • Freelancer / Autônomo / Empreendedor
    Atuando de forma independente ou empreendendo, o profissional de publicidade pode oferecer serviços de consultoria, desenvolver campanhas publicitárias para diversos clientes,  além de criar seu próprio negócio no setor de comunicação e marketing. Nesse modelo de atividade, cabe a ele também gerenciar todos os aspectos do seu trabalho, desde a prospecção de clientes até a entrega dos projetos.

Paixão pela direção de arte

“Eu faço o que já fazia desde a agência experimental, mas em uma dimensão maior”. Assim, o egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Julio Rodrigues, define seu trabalho como diretor de arte na agência Crispin Porter + Bogusky Brasil. Hoje criando para clientes como Ambev, Guaraná Antarctica, Italac e Neutrox, ele tem certeza de que fez a escolha certa.

Um dos projetos mais recentes de que participou consistiu em projetar na Esfera de Las Vegas uma homenagem a Ayrton Senna feita pelo Guaraná Antarctica. “Uma projeção internacional e que saiu do time de conteúdo. Parece até o tipo de coisa que você nunca imagina que vai fazer parte”, comenta Julio.



“As pessoas costumam falar que dá pra ver que eu sou apaixonado pelo que faço, então gostar de fazer o que eu faço é, de fato, o que me faz gostar de seguir essa profissão. A possibilidade de cada dia encarar algo diferente foi um dos pontos que me fizeram escolher seguir por esse caminho”Julio Rodrigues, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 


O jovem conta que sempre atuou na criação, mais especificamente na direção de arte. Segundo ele, o trabalho consiste em resolver um problema de comunicação de uma forma criativa e que faça sentido para quem está sendo impactado.

“Eu atuo em dupla com uma redatora, e pensamos juntos em como vamos resolver esses problemas. Nem sempre vai ser uma campanha, um anúncio, um conteúdo, e sim uma solução que atenda tanto o que o cliente queira quanto os consumidores também”, explica o egresso.

Julio celebra o fato de ter aproveitado todas as possibilidades que a Unifor ofereceu. Ele conta que participou de várias premiações, concursos estudantis, grupos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, além de estágios na TV Unifor e no Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). 

“O que eu posso dizer é: aproveite todas as oportunidades possíveis. Tente! É a hora que você tem pra testar todas as possibilidades e descobrir qual delas faz sentido pra você”, aconselha o publicitário.

Uma imersão na tecnologia

Quando iniciou o curso de Publicidade e Propaganda em 2012, Virna Benevides não imaginava que trabalharia com algo diretamente relacionado à tecnologia. “A Universidade atuou como vetor eficiente nessa minha descoberta de possibilidades, quando ainda na graduação tive a oportunidade de viajar o Brasil apresentando meus trabalhos relacionados à cidade e à tecnologia”, relembra a egressa.




“Sou conhecida no meu time como questionadora, atenta, a que sempre busca questões para testar as hipóteses; e vejo hoje que o ambiente acadêmico da graduação aflorou isso em mim”Virna Benevides, egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 


Atuando como Customer Experience Manager (Gerente de Experiência do Cliente) da Revolut, um banco digital criado na Inglaterra, a jovem faz a análise de dados colhidos da usabilidade do aplicativo da empresa. Ela conta que participou do time fundador da instituição no Brasil e ajudou na criação e divulgação do serviço.

Hoje a publicitária tem como foco os produtos transacionais da empresa, ou seja, tudo que envolve dinheiro, como câmbio entre moedas, transferências nacionais e internacionais, pagamentos com cartão, entre outros.

“Minhas tarefas estão sempre ao redor do usuário e dos feedbacks que ele entrega acerca dos produtos e serviços oferecidos pela Revolut, uma conta global robusta, com muita tecnologia para facilitar a vida de viajantes brasileiros ao redor do mundo”, explica Virna.