Por que criar um plano de carreira?

Entenda como iniciar o planejamento da sua carreira, desde a prática do autoconhecimento até a elaboração de um perfil no LinkedIn

Durante a sua jornada no ambiente profissional, é comum sentir dificuldade na organização de seus objetivos. O plano de carreira é essencial para auxiliar você a tomar decisões no decorrer da sua trajetória profissional. Com ele, você consegue definir seus objetivos e planejar o caminho para obter sucesso na sua carreira profissional.

Tenha em mente que você precisará reservar tempo para definir seus objetivos profissionais e quais metas precisam ser cumpridas para que eles possam ser conquistados. Então, não basta fazer uma lista com o que você deseja para sua carreira. É necessário refletir sobre a sua jornada, expectativas e o que você precisa fazer para conquistar seus objetivos.

Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a desenvolver seu plano de carreira!

Dicas de como planejar a sua carreira

• Exercite o autoconhecimento

Para fazer o planejamento de carreira é fundamental refletir sobre quem você é e o que espera da vida profissional. Nessa hora, pense sobre suas potencialidades e dificuldades, defina quais segmentos são mais interessantes para você, em que tipo de empresa deseja trabalhar, entre outros fatores.

Com isso, você já consegue delinear quais metas precisa cumprir para chegar mais perto dos seus objetivos. Por exemplo: quero ingressar em uma determinada empresa e o conhecimento em espanhol é um pré-requisito. Então, você se organiza para aprender a língua.

• Converse com pessoas próximas

A gente acha que se conhece bem, mas as pessoas que convivem conosco podem trazer pontos de vista importantes sobre nossa personalidade. Por isso, converse com pessoas próximas para que elas possam compartilhar as percepções que têm sobre você e, quem sabe, até dar sugestões úteis para o seu planejamento.

Nessa interação, você pode descobrir, por exemplo, que tem o perfil de líder ou é conhecido como alguém que sabe resolver problemas. É claro que se trata de uma conversa informal, porém ela pode trazer insights e ajudar você a traçar metas mais condizentes com o que você procura.

• Capriche no perfil do LinkedIn

Atualize o seu perfil do LinkedIn, procurando deixá-lo mais atrativo para os cargos e empresas que deseja ser contratado. Ressalte suas características e habilidades para que você possa ser encontrado pelos recrutadores com mais facilidade. Verifique se a sua foto está adequada, faça novas conexões, siga empresas que façam sentido para o seu plano de carreira e interaja com conteúdos que tratem sobre seu segmento profissional.

• Melhore seu currículo

É claro que o currículo não podia ficar de fora. Assim como fez com o LinkedIn, atualize as informações do seu currículo, cheque se todas as informações estão corretas e se há dados importantes a acrescentar, como um curso ou atividade de extensão. Veja o que pode ser melhorado para que você consiga mostrar suas potencialidades e atrair a atenção dos recrutadores.

• Monte seu portfólio

Dependendo da sua área de atuação, pode ser necessário mostrar os projetos que você realizou durante a sua carreira, e isso pode ser feito com um portfólio. Então, pesquise sobre sites que permitam fazer um arquivo digital com seus trabalhos e capriche na sua apresentação. Também é possível fazer um site próprio para reunir as suas produções em um site ou em slides.

Busque apoio na Unifor!

Aproveite o começo do ano para preparar a forma como você vai se apresentar para outras empresas. A Central de Carreiras da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza eventos que visam preparar o aluno para o mercado de trabalho, como oficinas de elaboração de currículo vitae e workshops sobre como ter um perfil atraente no LinkedIn. As inscrições são por meio da Plataforma Unifor Carreiras.

Além disso, também é possível marcar sessões individuais de Elaboração de Currículo Vitae e Aconselhamento de Carreira ou, ainda, participar do Plantão de Elaboração de Currículo. Confira as datas!