Rotina de estudos: 7 dicas para manter o foco, a disciplina e melhorar seu desempenho

A aprendizagem virtual - seja ela síncrona ou assíncrona - tomou conta dos lares dos estudantes brasileiros. Com essa nova realidade, surgem alguns desafios como manter o foco e conciliar a rotina de casa com as aulas virtuais.

Para ajudar nessa missão, conversamos com a professora Carla Menezes, socióloga e mestre em Educação Brasileira, assessora pedagógica do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza (NTE); e com Cecília Aguiar, professora-tutora do Programa Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências Jurídicas (PTA/CCJ).

Abaixo, confira sete dicas que podem lhe ajudar a manter o ritmo de estudos com qualidade.

1. Planeje seus horários

É fundamental para qualquer processo de organização pessoal e/ou profissional que tenhamos bons hábitos de rotina. Ter bem definidos horários e espaços para executar os diferentes tipos de tarefas do dia a dia otimizam nosso tempo. Crie um planejamento diário ou semanal com a distribuição das atividades dentro de horários determinados.

2. Organize seu espaço

Escolha um ambiente para chamar de seu. O ideal é que seja arejado, iluminado e que não tenha muitos ruídos. Ter um local de estudo vai ajudar a delimitar espaços e reforçar a ideia de que você está se preparando para esta atividade, como acontecia nos períodos de aula antes da pandemia.

3. Evite smartphone e redes sociais

Os smartphones tendem a tirar o foco, pois são uma fonte inesgotável de informação e das atrativas redes sociais, onde tudo está a um clique de distância. Uma boa estratégia é optar pelo uso de PC ou notebook, para minimizar as distrações. Se você não possui computador e o estudo pelo celular for inevitável, uma dica é desabilitar as notificações.

4. Faça diferentes combinações

Combine diferentes métodos de estudo para fixar melhor o conteúdo. Além de ler e grifar, tente responder algumas questões, faça algum exercício prático, monte grupos de estudos virtuais para socializar o conhecimento, anote observações durante a aula; essas combinações vão potencializar seu rendimento.

5. Mantenha tudo ao alcance

Evite se levantar o tempo todo para ir à cozinha ou fazer outras atividades. Se possível, leve logo para o espaço de estudos uma garrafa d’água, um lanche e o que mais precisar. Isso contribui bastante para o bom desempenho na jornada de estudos.

6. Compartilhe o aprendizado

Ter momentos de trocas de experiência e ideias com colegas pode ser, em muitos casos, determinante para facilitar o processo de aprendizagem. Além das próprias plataformas de ensino-aprendizagem fornecerem espaços para o contato entre os alunos, como chats por exemplo, temos também ferramentas de videoconferência, recursos para trabalhos compartilhados, redes sociais, entre outros.

7. Defina sua recompensa

Uma boa forma de incentivo pessoal é se permitir ter/fazer coisas divertidas como prêmio por ter cumprido algo importante. Determine metas de estudo e dê a si mesmo uma regalia, como um episódio novo de série, uma comida gostosa ou outra atividade extra que você queira muito.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos