null Citações da Universidade de Fortaleza em artigos científicos aumentam em 267%

Sex, 2 Julho 2021 14:58

Citações da Universidade de Fortaleza em artigos científicos aumentam em 267%

Dados da Web Science registraram 1.446 citações em 2020, reafirmando a contribuição da Universidade para pesquisas de alto impacto no Ceará.

Para Angelo Roncalli, coordenador da Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), as citações são de extrema importância para verificar a qualidade do trabalho realizado pela Universidade. (Foto: Ares Soares)

Mantendo a tradição em pesquisa e inovação, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, produz constantemente artigos científicos que contribuem para o desenvolvimento da ciência. O material, que é de grande relevância, também é utilizado como referência para diversos pesquisadores de outras comunidades acadêmicas.

Como consequência dessa contribuição, o número de citações da Unifor em artigos científicos quase triplicou nos últimos dois anos. Segundo a Web Science (acesso em 30/06/2021) ‒ plataforma que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores de todo o mundo ‒, a Universidade de Fortaleza registrou 394 citações no ano de 2019 e, em 2020, esse número aumentou para 1.446 referências

Segundo o professor do curso de Farmácia da Unifor e coordenador da Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), Angelo Roncalli, as citações são de extrema importância para verificar a qualidade do trabalho. “O número de citações é considerado fator de definição de uma pesquisa de qualidade. Portanto quanto mais citado o trabalho e/ou pesquisador, maior impacto terá na comunidade acadêmico-científica”, afirma o docente.

Incentivo à pesquisa

Para Angelo, o aumento no impacto das pesquisas realizadas na Universidade de Fortaleza se deve ao fato do investimento realizado por meio da qualificação dos pesquisadores; estruturação dos laboratórios; criação de iniciativas de aproximação com empresas na prestação de serviços e elaboração de projetos; lançamentos de editais de pesquisas internos de iniciação científica e fomento a grupos de pesquisa.

Todo este esforço coloca a Universidade de Fortaleza na vanguarda da pesquisa científica, não só junto à comunidade acadêmica, mas principalmente atendendo aos anseios da sociedade, principalmente no estado do Ceará”, comenta o professor. Além disso, Angelo reforça que a instituição busca fortalecer sua estrutura organizacional, favorecendo sempre ações na pesquisa e na inovação.

Sobre a Web Science

A Web Science é uma plataforma que tem como objetivo organizar toda a produção da área científica mundial, catalogando e filtrando os conteúdos. O site possui mais de 20.000 revistas científicas de alto impacto, sendo uma das plataformas mais importantes na área de pesquisa acadêmica.