CSE Informa: Professoras da Unifor participam de roda de conversa sobre editoração científica na Uece

seg, 14 outubro 2024 15:06

Gestora do Conselho Superior de Editoração e editora-chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde falaram sobre processo de publicação de artigos científicos

A gestora do CSE, Juliana Pinto, e a editora-chefe da RBPS, Ana Almeida, junto a alunos em palestra na Uece (Foto: Arquivo pessoal)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

As professoras da Universidade de Fortaleza, Dra. Juliana Pinto e Dra. Ana Almeida — gestora do Conselho Superior de Editoração (CSE) e editora-chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS), respectivamente — participaram de uma roda de conversa sobre processos e etapas para publicação acadêmica. O evento aconteceu no último dia 3 de outubro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O convite veio por meio da Dra. Sara Maria Moreira Lima Verde, docente e membro do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Uece. Durante a ocasião, Juliana e Ana conversaram com alunos e professores da instituição pública, trocando experiências sobre o processo de editoração em revistas científicas.

A proposta do encontro surgiu da necessidade de uma melhor compreensão sobre o que os estudantes podem fazer para produzir um bom artigo científico e quais são os passos para isso. Hoje, por exemplo, ainda existe certo desconhecimento por parte de muitos autores, especialmente os que estão começando na escrita acadêmica, sobre o funcionamento do fluxo editorial e os bastidores de um periódico.

Com frequência, artigos são rejeitados ou retornados para revisão devido à falta de atenção às normas da publicação. Dessa forma, estudos de qualidade ou com grande potencial acabam perdendo a oportunidade de serem divulgados por não seguirem as diretrizes exigidas.

Compreendendo o processo de editoração

A mesa redonda destacou a importância de, inicialmente, pesquisar as revistas acadêmicas disponíveis para publicação. Em geral, universidades de renome mantêm periódicos especializados e alinhados aos cursos de graduação e pós-graduação que a instituição oferece, facilitando a divulgação de pesquisas nas respectivas áreas.

Posteriormente à escolha da revista, faz-se necessário que o autor proponente do artigo leia o escopo, as políticas e quais áreas e assuntos essa revista aborda, seguindo as especificações necessárias exigidas pelo corpo editorial. Assim, antes de enviar artigos para periódicos científicos é importante:

• Identificar o escopo e política da revista, e se estão adequados ao estudo;
  • Ler com atenção as regras de submissão;
  • Ler outros artigos semelhantes que já foram publicados;
  • Saber qual formatação é utilizada (ABNT, APA, Vancouver);
  • Preencher corretamente os metadados e ter seu lattes e orcid atualizados;
  • E, ter paciência!

A professora Juliana Pinto, conta que a participação na roda de conversa foi excelente. “Conversamos sobre um lado da publicação que muitos desconhecem: o processo da editoração, o que acontece nos bastidores de uma revista até a publicação de um artigo”, compartilha.

“É importante o aluno ter esse entendimento, pois hoje ele está no papel de autor. Depois do mestrado ou doutorado, ele é convidado para ser parecerista e, quem sabe, futuramente pode ser convidado para ser editor-chefe de uma revista”Juliana Pinto, gestora do Conselho Superior de Editoração da Unifor

“Partilhar com futuros pesquisadores e seus professores possibilita tanto a divulgação do nosso periódico quanto auxilia os interessados a publicarem seus estudos, para que se sintam mais confiantes em enviar seus manuscritos”Ana Almeida, editora-chefe da Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Conheça os periódicos científicos da Unifor

Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza os seguintes periódicos para publicação:

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.