qua, 19 outubro 2022 17:04
Dia Nacional da Inovação: conheça os ambientes de formação da Universidade de Fortaleza
A Unifor possui espaços de inovação que objetivam o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para a população
A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem realizado uma série de incentivos à ciência. Nesse contexto, a Unifor possui espaços de inovação com o objetivo de desenvolver produtos e serviços em prol da sociedade. No Dia Nacional da Inovação, celebrado neste dia 19 de outubro, conheça quais são os laboratórios e núcleos deste segmento.
Coordenador de Inovação, Naiderson Lucena ressalta ainda os esforços da Universidade para robustecer o setor de inovação. “Com a criação da VRP (Vice-Reitoria de Pesquisa), tivemos uma reestruturação nos quadros. A Unifor optou pela reorientação estratégica, ao compreender que a área está em crescimento e precisava de mais recursos humanos para conseguir atingir os objetivos que almeja: levar produtos e serviços de alto valor agregado à sociedade. Passamos por um processo de expansão”, explica.
Já o vice-reitor de Pesquisa Milton Sousa pontua sobre a importância da área no ecossistema da Unifor. “A inovação é uma das áreas mais importantes numa universidade, pois é transversal à todas as áreas de conhecimento e tem o potencial de mudar os rumos da sociedade. Desta forma, temos muito orgulho de continuamente investir em inovação e colaborar com o crescimento de iniciativas inovadoras na Unifor”.
Parque Tecnológico da Unifor
O espaço é divido em três pisos, sendo dois andares destinados à instalação de empresas com seus setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI); um Hub de Inovação (Unifor Hub); e um lounge para o acolhimento da comunidade acadêmica envolvida nas atividades de pesquisa e inovação. Além disso, o TEC Unifor ainda dispõe de laboratórios que possuem infraestrutura tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços.
Unifor Hub
O Hub de Inovação da Universidade apoia empreendedores com interesse em criar, desenvolver ou consolidar empresas de diversos segmentos, e tem como público-alvo: graduandos, egressos, professores, pesquisadores e colaboradores. O espaço ainda contribui para empresas e empreendedores se desenvolverem por meio de programas e metodologias de aceleração de negócios.
LCDIA
O Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA) é um ambiente dedicado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação através da análise de dados, da excelência de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, e da aplicação e aprimoramento de técnicas de inteligência artificial, utilizando processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e aprendizado profundo.
LAPIN
Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN) conta com uma estrutura nas áreas: maker, hacker, realidade aumentada e virtual, além de energias renováveis. O espaço tem também abordagem em áreas relacionadas à mobilidade urbana, uma vez que os pesquisadores do ambiente possuem o intuito de melhorar a qualidade de vida social.
LAPIG
O Laboratório de Pesquisa em Inovação e Gestão (LAPIG) atua com a operacionalização de soluções que reconfiguram processos em organizações de diferentes setores e áreas. O objetivo é contribuir para que essas organizações possam ser mais eficientes, eficazes e efetivas na entrega de seus produtos e serviços, utilizando metodologias inovadoras e que promovam resultados rápidos.
LEC
O Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) trabalha com o desenvolvimento de inovações tecnológicas na área de inteligência artificial. Além disso, o ambiente atua em projetos com parcerias de entidades públicas e privadas. Entre as subáreas de estudo estão: processamento de linguagem natural, web semântica, mineração de grafos e aprendizado de máquina.
NUPEM
O Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (NUPEM) apoia empresas por meio da melhoria de sistemas térmicos em geral. Possui uma área de testes e desenvolvimento para analisar máquinas de refrigeração, geração, conversão e combustão em geral. Desenvolve também materiais focados em setores de energia, como derivados de petróleo, biocombustíveis, energia solar e hidrogênio verde. As áreas de atuação do espaço são: energia solar, máquinas térmicas, sistemas de refrigeração, gases combustíveis, gestão de energia, biomassa e combustão.
Serviço
inovacao@unifor.br
(85) 3477-3889 ou (85) 3477-3409