null Núcleo de Biologia Experimental soma excelência ao Parque Tecnológico da Unifor

Seg, 13 Novembro 2023 14:37

Núcleo de Biologia Experimental soma excelência ao Parque Tecnológico da Unifor

Nubex é um espaço de inovação que se destaca por suas pesquisas e laboratórios de ponta

O núcleo visa a produção de conhecimentos que respondam aos novos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país (Foto: Ares Soares)

Desenvolver pesquisas que reflitam positivamente tanto na população quanto nas comunidades científica e acadêmica é um dos principais propósitos da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Assim, a Unifor conta com diversos espaços de inovação e pesquisa, como o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), ligado ao TEC Unifor, polo de soluções inovadoras da instituição.

Por possuir ferramentas e talentos na vanguarda dos estudos da área da saúde, o Nubex é um equipamento fundamental para o parque tecnológico, possibilitando a criação de soluções inovadoras a problemas correntes na sociedade.

“As várias unidades que compõem o Nubex trabalham de forma integrada reunindo características que possibilitam aos pesquisadores, indústria e empresas o desenvolvimento de atividades como identificação de compostos com potencial terapêutico sintéticos e presentes na biodiversidade brasileira, expressão de proteínas recombinantes, manipulação de genoma de animais, entre outros,’’ comenta Luiz Stephany Filho, coordenador do TEC Unifor.

Conheça as seis Unidades Estratégicas do Nubex

O Nubex dispõe de diversos laboratórios de ponta, distribuídos entre suas 6 unidades estratégicas, todos são essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e inovações.

• Unidade de Experimentação: A Unidade de Experimentação oferece 12 laboratórios de alta tecnologia para ensaios farmacológicos e toxicológicos, ensaios não-clínicos in vivo e in vitro essenciais para o desenvolvimento de novos fármacos.
  • Unidade de Produção: Essa unidade conta com um Biotério de Produção especializado na criação de ratos e camundongos SPF (Livre de Patógenos Específicos), os quais possuem perfil genético e sanitário rigorosamente controlados, visando atender às necessidades de pesquisas científicas e projetos biotecnológicos. Adicionalmente, o Laboratório LabZebra apresenta condições adequadas de produção e experimentação para a   a realização de estudos em áreas como saúde, biologia e ecologia, fazendo uso do zebrafish como modelo experimental.
  • Unidade de Bioagentes Patogênicos: Essa Unidade é composta por um setor de Virologia Molecular dedicado à investigação em ciências biomédicas, com ênfase em estudos virológicos. Aqui, são elaborados e implementados testes de diagnóstico molecular e sorológico para patógenos como o HIV, o vírus da dengue e outras arboviroses. Inclui-se também os Laboratórios de Nível Biossegurança, NB3 e NBA3,  que possibilitam a pesquisa com agentes infecciosos de alto risco, incluindo o SARS-CoV-2.  Esta unidade desempenha um papel importante na saúde pública por meio da realização de pesquisas com agentes infecciosos emergentes e reemergentes, contribuindo para o monitoramento epidemiológico molecular, estudo da biologia destes agentes e na busca e desenvolvimento de novos tratamentos terapêuticos.
  • Unidade de Biologia Estrutural e Funcional: A Os Laboratórios desta Unidade são equipados para a realização de estudos detalhados das propriedades bioquímicas, estruturais e biológicas de proteínas e carboidratos de origem vegetal, investigando suas potenciais aplicações biotecnológicas em diversas áreas. Dedica-se também ao desenvolvimento de sistemas de liberação inovadores e à realização de análises proteômica, genômica e de bioinformática.
  • Unidade de Biologia Molecular e do Desenvolvimento: Os Laboratórios desta Unidade Estratégica são essenciais para a produção de proteínas recombinantes, Biofármacos, utilizando organismos geneticamente modificados (animais transgênicos), que proteínas nas suas glândulas mamárias, especificamente caprinos. Estas instalações são igualmente centrais para a realização de bioedição gênica e pesquisa avançadas em engenharia de proteínas (biobetters).
  • Unidade de Cirurgia Experimental: Possui centro de treinamento e pesquisa com recursos e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica, minimamente invasiva, para profissionais de saúde, em parceria com entidades da classe médica, a indústria de materiais e equipamentos médico-hospitalares.

"O Nubex transcende a sua função de centro de excelência em pesquisa e inovação. Ele atua como um propulsor de colaborações e iniciativas pioneiras. Em década de atividade, o Nubex firmou parcerias importantes com instituições acadêmicas e corporativas, impulsionando uma gama de projetos que abrangem desde o combate à diarreia infantil, identificação de novos biomarcadores patra doenças, desenvolvimento de novas opções terapêuticas para dor orofacial, desenvolvimento de kits diagnósticos de doenças, desenvolvimento de formas farmacêuticas cicatrizantes a base de produtos naturais, até o desenvolvimento de sistemas inovadores para liberação de proteínas e peptídeos por via oral", declara a professora Ana Cristina de Oliveira, diretora do Nubex.