null Pesquisa Unifor: Iniciativa reduz tempo de processos da indústria têxtil

Seg, 24 Outubro 2022 10:02

Pesquisa Unifor: Iniciativa reduz tempo de processos da indústria têxtil

Projeto desenvolvido por representantes do Mestrado Profissional em Administração (MPA) visa gerar benefícios às empresas do segmento

A indústria tem como um dos principais desafios reduzir os processos de produção (Foto: Getty Images)

Uma das principais alavancas para a economia do Brasil, a indústria têxtil é responsável pela fabricação de vestuários, lençóis, tapetes, estofados, cordas, móveis, objetos decorativos, etc. O processo produtivo desse importante setor envolve quatro etapas que são mais comuns: a fiação, a tecelagem, o acabamento e a confecção. É justamente na última etapa que acontece os toques finais relacionados a tintura do produto. A fim de propor um modelo que melhora o sequenciamento do processo de tingimento de tecido por meio da otimização do tempo surgiu o projeto de pesquisa “Otimização da programação de tingimento: um estudo de caso da indústria têxtil”

O projeto é objeto de estudo do egresso do Mestrado Profissional em Administração (MPA), da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Uiraquitan Tadeu Gomes, com orientação dos docentes Plácido Pinheiro e Rommel Dias. A iniciativa trabalha com a perspectiva de resolver os desafios relacionados ao sequenciamento da produção no processo de tingimento.

“O tempo de um ativo escasso é muito precioso, e qualquer esforço voltado a mitigar desperdício deste ativo é bem-vindo. Abordamos o desperdício de tempo, mostrando que o emprego de ferramentas de otimização pode gerar uma economia de tempo em mais de 20%. Este tempo a mais, pode refletir em aumento de escala para o mercado” - Plácido Pinheiro, docente do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortaleza

+ Leia o artigo completo aqui

Resultados

Um dos processos importantes para uma pesquisa consiste em analisar os resultados, para avaliar o que pode ser melhorado. Por isso, o docente explica sobre as consequências da iniciativa.  “Através do resultado da pesquisa conseguimos obter sinal verde para buscar no mercado uma solução que vá além da otimização de tempo, mas também possa criar cenários capazes de indicar a melhor margem de contribuição, melhor qualidade e priorização da entrega de pedidos, de modo a auxiliar na tomada de decisão”.

Para os próximos anos, o projeto está com discussões avançadas com uma empresa do segmento têxtil. Quando as conversas entre as partes forem finalizadas, o projeto deve fechar o acordo de cooperação. No entanto, por questões contratuais, o nome da organização ainda não pode ser divulgado. “Eles estão trabalhando numa prova de conceito (PoC) em uma das nossas fábricas, para avaliarmos a aderência da ferramenta na realidade da empresa”, pontua Pinheiro.

Mestrado Profissional em Administração

O MPA tem como uma de suas abordagens as discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão, para transformar a realidade empresarial. Além disso, o curso prepara o corpo discente para a prática da administração, sem deixar de lado a base teórica.

Mestrado Profissional em Administração da Pós-Unifor possui parceria com instituições internacionais renomadas (Foto: Getty Images)

+ Conheça o Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Fortaleza

Destina-se a executivos, empreendedores e demais profissionais, para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosas que permitam exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja ao nível local ou global.

Para robustecer o currículo dos alunos, o MPA possui parceria com duas das mais renomadas universidades situadas nos Estados Unidos: Columbia University e Harvard University, esta por meio de um convênio com a Harvard Business School.