null Pós-graduação: Unifor lança 2ª edição do edital de apoio a projetos de inovação para alunos

Qui, 31 Janeiro 2019 14:24

Objetivo é estimular aplicação das pesquisas desenvolvidas nos cursos de Pós-graduação da Unifor em problemas reais da sociedade

Ticiane Santana, autora do projeto Tòti e Caio Luan Freire, seu sócio investidor e CEO (Foto: Ares Soares)

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) e a Vice-Reitoria de Pós-graduação da Unifor lançam a segunda edição do edital Caminhos da Inovação na Pós-graduação.

O edital visa apoiar o desenvolvimento de ideias que nasceram em trabalhos de dissertação de Mestrado e teses de Doutorado. Na edição de 2018, mais de vinte projetos foram submetidos e quinze receberam apoio.

Ticiane Santana, aluna da pós Lato Sensu de Psicologia Organizacional e Executivo em Marketing, foi uma das contempladas em 2018. Ela propôs o projeto “Tòti” que, através de imersões em realidades virtuais, ajuda no tratamento de pacientes hospitalizados ou em tratamento prolongado. “As imersões em realidades virtuais, imagens e vídeos trazem relaxamento, redução da dor, ansiedade e estresse”, explica a aluna. Ticiane recebeu orientação do professor Daniel Valente, da área de computação, que a auxiliou especialmente no âmbito de realidade virtual.

Como participar

Em 2019, as inscrições acontecem de forma contínua durante todo o ano. A exigência é que cada equipe seja composta por um aluno de pós-graduação e seu orientador, ou no máximo quatro alunos da pós-graduação e seu orientador.

Os projetos elegíveis a apoio, devem ser de desenvolvimento de inovação com aplicação a um contexto real da sociedade. O apoio a ser dado aos projetos selecionados, poderão ser:

• Apoio à criação e incubação de empresa de base tecnológica no EDETEC (Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia da UNIFOR).
  • Apoio para implantação de unidades PDI de empresas dos alunos no Parque Tecnológico da UNIFOR (Tec-Unifor).
  • Desenvolvimento de provas de conceito (POC) de novos produtos de base tecnológica.
  • Desenvolvimento de protótipos/mockups de produtos.
  • Elaboração de projetos de inovação para captação de recursos.
  • Realização de testes e análises laboratoriais.
  • Proteção de propriedade intelectual.
  • Identificação de potenciais transferências tecnológicas para o mercado

As inscrições devem ser realizadas através do link abaixo. A seleção se dará pela análise do projeto por uma Comissão de Inovação na Pós-graduação. Os resultados dos projetos submetidos até 30 de abril de 2019, serão divulgados até o final de junho, com apoio a partir de 2 de julho. Os resultados dos projetos submetidos até 31 de outubro, serão divulgados no final de dezembro, com apoio a partir de 02 de janeiro de 2020.

INSCREVA-SE AQUI
CONFIRA O EDITAL Nº 02/2019