null TEC Unifor: Espaço oferece recursos científicos e técnicos para empresas

Qui, 23 Fevereiro 2023 11:33

TEC Unifor: Espaço oferece recursos científicos e técnicos para empresas

Inovações tecnológicas e resolução de problemas cativam empresas instaladas no Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza também abre as portas para quem tem interesse em conhecer o Parque Tecnológico e recebe empresas, comunidade acadêmica e representantes dos governos municipais e estaduais para visitas guiadas (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, se destaca mundialmente pela estrutura e recursos que possui para atuar em projetos de inovação e pesquisa. Um dos locais mantidos pela instituição com foco no desenvolvimento de projetos inovadores é o TEC Unifor, Parque Tecnológico da instituição, que visa beneficiar empresas instaladas no local, fornecendo a capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição.

Com isso, esses empreendimentos contam com a criação de soluções inovadoras para possíveis problemas que possuam, assim como o desenvolvimento de inovações que conquistem novos mercados.

O espaço, localizado majoritariamente no Bloco M da Unifor, foi inaugurado em 2017 e possui cerca de 5.600m² que se destinam à instalação de empresas com seus setores de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação), projetos de inovação, capacitação especializada e consultoria em PDI de tecnologias disruptivas.

Entre os negócios presentes no Parque Tecnológico, está a Unimed, maior operadora de planos de saúde do Brasil, que confiou no suporte da Universidade para o desdobramento de pesquisas na área da Tecnologia da Informação em Saúde.

Algumas empresas parceiras do TEC Unifor:

• Mob Telecom
  • Wikinova - Olhos da cidade
  • TotalCross
  • KPMG
  • Pathfind
  • Casa Magalhães
  • IVIA
  • Wipro
  • Nacional Gás
  • G4Flex

Luiz Filho, coordenador do TEC Unifor, ressalta a importância do local tanto para a comunidade acadêmica quanto para as empresas alocadas no espaço. Segundo ele, o Parque é “um dos principais ecossistemas de inovação da região”.

(Foto: Arquivo pessoal)

“[O TEC Unifor] agrega em um mesmo espaço pesquisadores, alunos e empresas. Possibilitando a troca de experiências, a formação de talentos de excelência e a criação de produtos e serviços de alto valor agregado para o mercado” — Luiz Sthefany, coordenador do TEC Unifor

O coordenador faz uma projeção do espaço para os próximos anos. “O próximo passo é adaptar o Parque para uma tendência mundial onde ele, através dos seus serviços, extrapola os seus muros, tornando-se um território inovador”.

Por que estar no TEC Unifor?

As empresas interessadas em se instalarem no Parque poderão contar com diversos benefícios que facilitarão o desenvolvimento delas e a prosperidade no mundo dos negócios, sendo eles:

• Incentivo fiscal: acesso a benefícios fiscais municipais por meio do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos de Fortaleza (Parqfor), assim como desenvolvimento de projetos com incentivos da lei da inovação, lei do bem, lei da informática etc.;
  • Acesso a editais: desenvolvimento de projetos para serem contemplados por editais específicos para a elaboração de inovações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), entre outras, além de possibilidade de convênio com universidades ou incubadoras estrangeiras;
  • Pesquisa: acesso aos laboratórios da Unifor e facilidade de recrutamento de talentos humanos;
  • Vida saudável: convênio com a academia de ginástica do campus;
  • Incentivo ao estudo: descontos em cursos de graduação e pós-graduação.

Venha conhecer o Parque Tecnológico

A Universidade de Fortaleza também abre as portas para quem tem interesse em conhecer o Parque Tecnológico e recebe empresas, comunidade acadêmica e representantes dos governos municipais e estaduais para visitas guiadas. No espaço, o público conhecerá toda a infraestrutura de inovação disponível no TEC Unifor.

Além disso, poderão conhecer possibilidades de desenvolverem suas ideias inovadoras e projetos de pesquisas, tornando-os mais prósperos no mercado. Já estudantes, das mais variadas universidades e institutos, terão a oportunidade de imergir em um espaço que reúne vários projetos e empresas e, assim, estimularem seu espírito empreendedor. Para visitar o Parque, os interessados devem realizar agendamento.

Oficinas e Academys de Big Techs

O Parque Tecnológico da Unifor também oferece oficinas e academys de bigtechs (Huawei, Oracle, AWS e Google) para alunos e professores da Universidade. A iniciativa é um programa de certificação tecnológica que visa analisar e comprovar as capacidades dos participantes sobre determinada área tecnológica.

Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza — TEC Unifor
Horário de funcionamento: 8h às 18h (outros horários mediante agendamento)
Local: Bloco M
Contato: (85) 3477-3409 | inovação@unifor.br