TEC Unifor sedia evento sobre inovação e inteligência artificial no varejo supermercadista

qui, 29 janeiro 2026 10:01

TEC Unifor sedia evento sobre inovação e inteligência artificial no varejo supermercadista

O evento promove um vínculo entre a academia, as empresas de tecnologia e o mercado varejista da indústria de alimentos


O encontro reuniu os convidados da InfoMarket, garantindo um ambiente exclusivo e direcionado para networking e troca de experiências entre os líderes do segmento (Foto: Ares Soares)
O encontro reuniu os convidados da InfoMarket, garantindo um ambiente exclusivo e direcionado para networking e troca de experiências entre os líderes do segmento (Foto: Ares Soares)

O TEC Unifor, Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, sediou, nesta quarta-feira (28), um encontro exclusivo para líderes do varejo supermercadista do Ceará. Promovido pela InfoMarket, startup acelerada pelo Unifor Hub que já é referência em inteligência para o varejo, o evento traz o tema “Futuro em Construção: Tendências, Inovação e Inteligência Artificial para o Varejo Supermercadista".

Com foco no cenário supermercadista local, o evento trouxe palestras e painéis que conectaram tecnologia de ponta à realidade dos varejistas cearenses, com o objetivo de discutir as inovações que estão moldando o futuro do setor. As atividades tiveram início às 7h30, no auditório do TEC Unifor.

Karine Rodrigues, CEO da InfoMarket, conta que o objetivo do Futuro em Construção é trazer um vínculo entre a academia, as empresas de tecnologia e o mercado varejista da indústria de alimentos. “Para nós, é trazer um pouco do olhar global do mercado para a realidade local do Nordeste. Tirar um pouco do eixo sul e sudeste de empresas de tecnologia, de desenvolvimentos disruptivos que acontecem no mercado, para a gente poder trazer e começar a criar uma autoridade aqui, colocando o Ceará como epicentro do Futuro”. 

Segundo ela, o momento é importante para gerar mais produtividade e ações, aprimorar a profissão, otimizar processos tanto no varejo quanto na indústria, além de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor. Ela explica que, quando a indústria e o varejo conversam e unem a inovação aos seus processos, é possível fomentar o mercado de forma que todos saiam ganhando.


“Eu enxergo que com esse momento tanto as empresas tradicionais conseguem conectar com a universidade, como o varejo e a indústria conseguem despertar para olhar para a tecnologia. A gente, como startup, se fortalece com autoridade e fomento dentro desse mercado” - Karine Rodrigues, CEO da InfoMarket (Foto: Ares Soares)

Para o TEC, sediar eventos como o "Futuro em Construção" é estratégico, e reafirma o compromisso da equipe com o desenvolvimento socioeconômico da região e de todo o ecossistema de inovação, explica Fernando Ferreira, coordenador do TEC Unifor. 

“Em nosso atual contexto social, encontros como este, principalmente os físicos, são os que realmente conseguem agregar maior valor. Pois, ao reduzir a competição com tantas distrações que temos, é quando conseguimos potencializar o compartilhamento de experiências, conhecer um novo cliente, fornecedor, parceiro em projetos de pesquisa e inovação. Um dos papéis principais do time do TEC é justamente promover essas conexões e gerar valor para nossos parceiros”, reforça o coordenador.


Fernando Ferreira, coordenador do Parque Tecnológico (TEC Unifor) (Foto: Ares Soares)

Mário Carvalho, CEO da Sabor e Vida, conta que a inovação é um “grande vácuo” dentro da empresa. Ao explicar sobre a cadeia de suprimentos dentro de casa, ele conta que  existe uma demanda e uma produção que não podem ser superiores e nem inferiores ao volume de vendas.

“Então se eu produzo para atender bem o varejo e não ter ruptura, eu corro o risco de ter produtos com estoque vencido dentro do meu estoque. A inovação ajuda nisso. Temos visto que com essas inovações as coisas ficam mais rápidas e eu creio que com a inteligência artificial sendo bem utilizada e com todo o desenvolvimento que tem acontecido, isso terá uma velocidade maior para um retorno melhor e para conseguir atender melhor o consumidor e o varejo, tendo ao final um índice menor de ruptura”, declara.

Mario ressalta estar aberto para buscar tecnologias que ajudem a ter um melhor resultado. Ele diz que não tem como negar e nem fugir desses recursos e que, ao invés disso, é preciso buscá-lá da forma correta. Dessa forma, ele acredita que a empresa terá melhores resultados.

Além disso, o CEO destacou que se surpreendeu positivamente com a equipe da Unifor, ao visitar o centro acadêmico e conhecer as tecnologias da Universidade, onde presenciou iniciativas voltadas à busca por soluções fora da caixa.

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. O evento Futuro em Construção, promovido pelo TEC Unifor em parceria com a startup InfoMarket, evidencia o fortalecimento da integração entre universidade, empresas de tecnologia e o mercado varejista, promovendo inovação, capacitação profissional e compartilhamento de conhecimento aplicado à realidade local.

Ao conectar líderes do varejo supermercadista do Ceará a palestras, painéis e tecnologias de ponta, a iniciativa reforça o compromisso do TEC Unifor e da Unifor com o desenvolvimento socioeconômico regional, a modernização da indústria e do varejo e a criação de um ecossistema sustentável de inovação. A colaboração entre academia, startups e empresas locais demonstra como parcerias estratégicas podem gerar produtividade, soluções inovadoras e experiências aprimoradas para consumidores, consolidando o Ceará como um polo de inovação e referência no cenário nacional.