null Unifor inova com projeto de inteligência artificial para desenvolvimento de curso sobre phishing

Sex, 8 Dezembro 2023 15:27

Unifor inova com projeto de inteligência artificial para desenvolvimento de curso sobre phishing

Iniciativa foi desenvolvida e idealizada pela equipe da Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza


O curso originado do projeto visa promover a segurança da informação por meio da conscientização das pessoas sobre o phishing (Foto: Getty Images)
O curso originado do projeto visa promover a segurança da informação por meio da conscientização das pessoas sobre o phishing (Foto: Getty Images)

No cenário dinâmico da educação corporativa, um estudo inovador com o propósito de transformar a maneira como os cursos sobre phishing são desenvolvidos é fundamental para tornar o conhecimento sobre o assunto mais acessível e amplo para as pessoas.

Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia (DTec) da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, desenvolveu o estudo “Inteligência artificial generativa aplicada à criação de conteúdos EAD". Os autores responsáveis por esse projeto foram Beatriz Torres, Yuri Nekan, Joel Sotero, Jose Fernando Rodrigues e Bruno Pompeu. A orientação ficou sob a responsabilidade de Eurico Vasconcelos, diretor de tecnologia da informação da Unifor. 

A pesquisa visa avaliar e comparar diversas ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. Além disso, o objetivo principal é proporcionar a criação eficiente de conteúdos para um curso específico, mantendo a agilidade e a economia como elementos-chave, sem comprometer o padrão de qualidade necessário para atender aos propósitos educacionais e de segurança no ambiente corporativo. 

+ Confira o artigo aqui 

Este avanço tecnológico promete revolucionar a capacidade de geração de materiais educativos, destacando-se pela rapidez e eficácia na resposta às demandas crescentes nesse campo estratégico. 

Assim, o trabalho originou a criação de um curso para os funcionários da Universidade sobre phishing, que é uma engenharia social utilizada com o intuito de enganar usuários da internet por meio de fraude eletrônica. Assim, a partir desse mecanismo, é possível obter informações confidenciais, como nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito.

Sobre o curso

O propósito do curso originado a partir do estudo é de promover a segurança da informação por meio da conscientização das pessoas sobre o phishing. Os colaboradores da Universidade podem acessá-lo a partir da plataforma desenvolver+

No intuito de fortalecer a conscientização acerca da segurança cibernética, o curso incorpora uma abordagem multimídia, sendo composto por videoaulas que exploram desde os conceitos fundamentais até as nuances mais complexas desse tipo de ameaça virtual. As videoaulas visam fornecer uma compreensão aprofundada do que é phishing, apresentando diferentes tipos e suas ocorrências, além de ilustrar exemplos comuns para reforçar o aprendizado.

Além das videoaulas, a iniciativa inclui recursos adicionais para otimizar a experiência de aprendizado. Um eBook foi desenvolvido para oferecer um material textual completo, enriquecido com imagens relacionadas ao conteúdo do curso. 

A abordagem completa do curso, combinando diferentes formatos de aprendizado, reflete o compromisso do projeto em promover uma cultura de segurança cibernética entre seus colaboradores.

Atuação da Dtec/Vortex 

A coordenação de Inovação da DTec, por meio do laboratório Vortex, empenhado na promoção de oportunidades e desafios de alta qualidade, visa não apenas enriquecer a experiência dos participantes, mas também gerar valor tangível para a comunidade, fundamentando-se no conceito essencial de inovação. 

Um ponto relevante a ser destacado é a presença constante de mentoria oferecida aos alunos, proveniente tanto do corpo técnico administrativo da DTec quanto dos acadêmicos dos diversos centros de conhecimento. Essa orientação abrange desde o suporte necessário para o desenvolvimento de projetos, incluindo insumos, softwares e hardwares, até a oportunidade de explorar, na prática, as teorias aprendidas em sala de aula. 

O laboratório não se limita ao ambiente acadêmico teórico; nele, os alunos têm a chance única de criar e testar provas de conceito reais, presenciando suas inovações sendo efetivamente utilizadas dentro da estrutura universitária.