Unifor realiza 4ª edição do Projeto Jovem Cientista com atividade sobre construção de casas e design colorido
Unifor realiza 4ª edição do Projeto Jovem Cientista com atividade sobre construção de casas e design colorido
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a ciência de crianças na faixa de 8 a 12 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza nesta quarta-feira, 12 de março, a 4ª edição do Projeto Jovem Cientista, das 14h30 às 16h nas salas P20 e P22. O evento, iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), tem o objetivo de apresentar a área científica de forma divertida para crianças de 8 a 12 anos.
A atividade desta edição será sobre Construção de Casas e Design Colorido: Bobbie Goods nas Texturas dos nossos Ambientes. Cada participante deverá estar acompanhado por um adulto responsável que participará de uma atividade cultural em paralelo.
Segundo o professor Oyrton Azevedo, da disciplina de Experimentações e Desafios em Engenharia, a dinâmica tem como propósito despertar o interesse das meninas pela engenharia, mostrando como as mulheres podem ser cientistas e engenheiras incríveis. Além disso, a atividade ajudará a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e solução de problemas, utilizando materiais simples do dia a dia de forma divertida.
“O Bobbie Goods nas Texturas dos Nossos Ambientes, tem como objetivo desenvolver a percepção dos participantes sobre a aplicação de texturas e o uso da luz e sombra em design de interiores, inspirando-se nas pinturas de Bobbie Goods para aplicar esses conceitos no contexto da criação de ambientes”, explica o professor.
Nesta versão, as crianças que participarem das atividades terão a oportunidade de explorar, de forma lúdica, como a engenharia e o design influenciam o bem-estar e a segurança das pessoas no dia a dia. Por meio disso, aprenderão conceitos básicos das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e Design de Interiores .
A iniciativa surgiu do anseio das docentes da Vice-Reitoria de Pesquisa da Unifor de aproximar o público infantil da ciência. Segundo a professora Adriana Rolim, coordenadora de pesquisa da VRP, estudos já comprovaram que apresentar conteúdo científico às crianças traz benefícios reais para o aprendizado das crianças. “Elas ficam mais abertas e mais críticas, o que faz com que tenham um desempenho melhor em todas as áreas”, ressalta a professora.
Para Adriana, a escola e a universidade desempenham papel central em oferecer oportunidades iguais para que meninos e meninas possam acessar a educação em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) de qualidade.
Serviço
Projeto Jovem Cientista
Data: 12 de março de 2025
Horário: 14h às 16h
Local: Salas P20 e P22 (bloco P)