Universidade de Fortaleza promove debate sobre a prática científica
A iniciativa é promovida pela Vice-Reitoria de Pesquisa e visa enriquecer a formação acadêmica de estudantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
A Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove o lançamento da Trilha de Formação em Iniciação Científica e Tecnológica no dia 16 de novembro, às 16h, no auditório H, sala 85. A iniciativa visa proporcionar o debate sobre a prática científica, bem como contribuir para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes que participam do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.
O evento será aberto ao público e não tem necessidade de inscrição prévia. Portanto, o corpo discente de graduação e pós-graduação poderá acompanhar as palestras ministradas pelos docentes Andréia Formico, Geraldo Bezerra, Lilia Sales e Marina Dantas. Ao final das participações dos convidados, acontece o sunset com a atração musical da DJ Isa Capelo.
Em relação ao segmento de Iniciação Científica e Tecnológica, a professora Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa, traz mais informações: “é um programa de formação do ensino superior cujo objetivo é fomentar a produção e o pensamento científico e tecnológico entre estudantes de graduação”.
O evento tem também organização dos Núcleos de Pesquisa e Inovação (NIP), que tem a finalidade de executar ações de incentivo a estas duas competências nos Centros de Ciências da Unifor.
Investimento constante em Pesquisa e Inovação
Nos últimos anos, a Universidade de Fortaleza investe em uma série de ações de incentivo à ciência e tecnologia. Por meio dos investimentos, percebe-se o aumento de produtos e serviços em prol da sociedade - o que é justificado na melhora da posição no Times Higher Education (THE), referência global para fins educacionais e divulgado no último mês. Conforme o ranking, a Unifor é a melhor universidade entre as públicas e privadas do Ceará e a melhor particular do Norte e Nordeste.
“Isso é resultado dos robustos investimentos em pesquisa que a Fundação Edson Queiroz vem fazendo, liderados pela Vice-Reitoria de Pesquisa com editais internos de financiamento de pesquisa, artigos, publicação e tradução, bem como pela competência de nossos pesquisadores. Além disso, mostra a pertinência, a utilidade e a qualidade da produção científica gerada pela Unifor", explica o vice-reitor de Pesquisa, Milton Sousa.
Serviço
Trilha de Formação em Iniciação Científica e Tecnológica
Data: 16/11/2022
Horário: 16h
Mais informações: pesquisa@unifor.br | (85) 3477-3889 | (85) 3477-3890