null Vice-Reitoria de Pesquisa lança edital de produtividade em pesquisa

Sex, 22 Dezembro 2023 15:21

Vice-Reitoria de Pesquisa lança edital de produtividade em pesquisa

Iniciativa é voltada para professores doutores com vínculo empregatício com a Unifor

Só serão aceitos trabalhos para avaliação que foram publicados durante o período de dezembro de 2022 até dezembro de 2023 (Ilustração: Getty Images)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, lançou o edital do Programa de Produtividade em Pesquisa da Universidade de Fortaleza, que tem como objetivo estimular e incentivar a produção acadêmica, reconhecendo pesquisas de alto impacto científico. Podem se inscrever no edital professores doutores com vínculo empregatício com a Unifor e que apresentem comprovação de produção acadêmica de alto impacto científico.

O período de inscrições ocorre do dia 22 de dezembro de 2023 até 22 de janeiro de 2024 e os interessados devem preencher os seguintes formulários:

a) Produções
b) Captação de Recursos
c) Depósito de Patente
d) Pesquisador(a) PQ/CNPQ ou DT/CNPQ

As produções e comprovações de projetos e patentes deverão ser anexadas junto ao final dos Formulários em formato PDF, durante o período de inscrições.

É importante se atentar que, para cada Produção, Captação de Recursos e Depósito de Patente escrita, deve-se preencher um novo formulário. Além disso, só serão aceitos trabalhos para avaliação que foram publicados durante o período de dezembro de 2022 até dezembro de 2023.

Premiação

Os valores a serem pagos serão concedidos aos inscritos que atingirem as metas estabelecidas conforme informações a seguir:

• CCG > Qualis A1 ou JCR ou CiteScore > = 1.4 / Valor por produção = R$ 2.400,00
  • CCG > Qualis A2 ou 0.8 < = JCR ou CiteScore < = 1.3 / Valor por produção = R$ 1.800,00
  • CCJ > Qualis A1 ou JCR ou CiteScore > = 1.2 / Valor por produção = R$ 2.400,00
  • CCJ > Qualis A2 ou 0.7 < = JCR ou CiteScore  < = 1.1 / Valor por produção = R$ 1.800,00
  • CCS > Qualis A1 ou JCR ou CiteScore > = 3.6 / Valor por produção = R$ 2.400,00
  • CCS > Qualis A2 ou 1.6 < = JCR ou CiteScore < = 3.5 / Valor por produção = R$ 1.800,00
  • CCT > Qualis A1 ou JCR ou CiteScore > = 1.6 / Valor por produção = R$ 2.400,00
  • CCT > Qualis A2 ou 1.1 < = JCR ou CiteScore < = 1.5 / Valor por produção = R$ 1.800,00
  • Captar recursos externos à Fundação Edson Queiroz como coordenador (a) da proposta: Para montantes captados na faixa de R$ 20.000,00 a R$ 160.000,00, o valor por produção será de R$ 1.200,00. Para captações entre R$ 160.000,00 e R$ 700.000,00, o incentivo aumenta para R$ 2.400,00 por produção. Já para montantes acima de R$ 700.000,00, o valor por produção atinge R$ 4.200,00.
  • Deferimento de depósito de patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI: valor por produção = R$ 2.400,00
  • Bolsa PQ/CNPQ ou DT/CNPQ vigente (independente do nível): valor por produção = R$ 4.200,00

O valor do prêmio de publicações realizadas em coautoria com outro(a)s professore(a)s doutore(a)s da Unifor será dividido igualmente pelo número de autore(a)s que são professore(a)s doutore(a)s da Universidade. Adicionalmente, o valor do prêmio de patentes realizadas em coautoria com outro(a)s professore(a)s doutore(a)s da Unifor será dividido entre os autore(a)s na mesma proporção dos direitos, estipulada no respectivo pedido de patente junto ao INPI.

Cada trabalho será pontuado somente uma vez, ainda que apresente Qualis e/ou JCR e/ou CiteScore. A decisão sobre a categoria na qual o artigo será enquadrado fica a critério do professor responsável pela submissão, garantindo uma abordagem flexível e adaptada às nuances específicas de cada trabalho acadêmico.

Para mais, é importante ressaltar que as publicações e registros de patentes deverão conter explicitamente a afiliação do professor à Unifor, caso contrário, não serão considerados para recebimento do valor.

Avaliação e resultado

Uma comissão, nomeada pela VRP, será constituída para realizar a análise das propostas, verificando o atendimento às condições estabelecidas no edital. A premiação, concedida em dinheiro e sujeita aos descontos legais aplicáveis, será efetuada em parcela única, de acordo com os valores e as condições especificados na publicação legal.

O resultado final das premiações será oficialmente divulgado a partir de fevereiro de 2024, sendo disponibilizado no site da Unifor e no Unifor Online. A previsão para o início dos pagamentos é também a partir de fevereiro de 2024, com as datas estipuladas posteriormente e informadas no endereço eletrônico oficial da Universidade.