Vice-Reitoria de Pesquisa promove evento virtual para divulgar oportunidades em projetos de inovação
Vice-Reitoria de Pesquisa promove evento virtual para divulgar oportunidades em projetos de inovação
A VRP da Universidade de Fortaleza realiza encontro o objetivo de difundir possibilidades de inovação para o corpo docente no dia 6 de maio.
A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza a primeira edição do projeto Academia de P, D & I, com a palestra Oportunidades para Inovar na Unifor no dia 6 de maio, às 15h, em evento virtual. A iniciativa tem como objetivo divulgar ao corpo docente as possibilidades de desenvolvimento de projetos de inovação em suas respectivas áreas de atuação.
O encontro será apresentado pelos professores Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa; Naiderson Lucena, coordenador de Inovação e Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI.
Naiderson Lucena, destaca quais são os objetivos do evento: “Muitos professores desconhecem os nossos Espaços de Inovação e a oportunidade de trabalhar com projetos , que proporciona a conexão entre a pesquisa científica e o mercado, além do desenvolvimento de produtos e serviços que impactam na sociedade. São vários benefícios como, por exemplo, integrar alunos nesses projetos e apoiar o processo formativo”.
O coordenador de Inovação ressalta ainda os investimentos da Universidade para robustecer essa expertise: “Com a criação da VRP, tivemos uma reestruturação nos quadros. A Unifor optou pela reorientação estratégica, ao compreender que a área está em crescimento e precisava de mais recursos humanos para conseguir atingir os objetivos que almeja: levar produtos e serviços de alto valor agregado à sociedade. Passamos por um processo de expansão”.
O projeto é uma das ações promovidas pela VRP para o fortalecimento do ecossistema, pois tem como intuito apresentar as expertises da unidade. Em uma perspectiva de médio e longo prazo, a finalidade é desenvolver iniciativas, junto professores e alunos, que tenham relevância social.
Como inovar?
Os caminhos para inovação na Universidade podem acontecer por duas formas: o desenvolvimento de ideias vindas de entidades externas e idealizações que nascem da produção intelectual de alunos e professores. As empresas podem recorrer ao meio acadêmico para apoiar na execução de soluções para problemas práticos. Já o corpo docente e discente podem fornecer condições para que concepções oriundas de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos sejam de aplicação prática para impacto social e econômico.
Fomento à inovação
Como ambiente para construção e transformação de pessoas, a Unifor disponibiliza estímulo de diversas formas, com duração do apoio institucional de, no máximo, seis meses. Cada projeto passa por reavaliação ao final do prazo para possível continuidade do incentivo. O apoio ocorre dependendo das necessidades individuais dos projetos, podendo ser por meio de consultorias, mentorias, intermediação com o mercado, bolsas de pesquisa, capacitações e suporte ao desenvolvimento.
Serviço
Academia de P ,D & I - Oportunidades para Inovar na Unifor
Data: 06 de maio de 2022
Horário: 15h
Transmissão online pelo Youtube