Assembleia Legislativa homenageia Edson Queiroz em sessão solene
Iniciativa do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, a sessão celebra o centenário de nascimento do visionário cearense que fundou a Universidade de Fortaleza

No dia 15 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão solene em alusão ao centenário de nascimento de Edson Queiroz às 16h no Plenário 13 de Maio. A iniciativa é fruto de requerimento de autoria do presidente da casa legislativa, Romeu Aldigueri, subscrito pelos deputados estaduais Salmito Filho, Heitor Férrer, Danniel Oliveira, Bruno Pedrosa, Guilherme Sampaio e De Assis Diniz, e tem como objetivo celebrar o legado do visionário empreendedor cearense que transformou a história do Ceará.
A solenidade contará com a participação de parlamentares e membros da sociedade civil, além da família do empresário, amigos e colaboradores da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. A sessão é aberta ao público e será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Alece (https://www.youtube.com/@plenario-alece).
O evento se soma à programação comemorativa pelo centenário de Edson Queiroz que teve início na última terça-feira, 8 de abril, com a abertura da mostra fotográfica “Memórias e Afetos: 100 anos de Edson Queiroz”, que está em exibição no no hall da Biblioteca da Unifor. O empresário foi homenageado também em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal realizada no dia 9 de abril na sede do Congresso Nacional com a presença de parlamentares, autoridades, empresários e representantes de organizações governamentais e da sociedade civil.
Durante todo o ano, diversas atividades, incluindo palestras, concursos e a inauguração do museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, serão realizadas para celebrar o legado de um dos maiores de um dos maiores empreendedores do Ceará, que deixou uma contribuição inestimável para a educação e o desenvolvimento cultural e econômico do estado.
Mais sobre Edson Queiroz
Nascido em Cascavel (CE) no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE.
Reconhecido por ser um homem visionário, à frente do seu tempo, Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX. Fundador de um conglomerado de sucesso que abrange empresas nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional.
Sua contribuição se estendeu também para o segmento da educação. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza. A Unifor nasceu do desejo do empresário de construir uma “fábrica de doutores", com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico do Ceará, retribuindo tudo o que o estado lhe proporcionou ao longo da vida.
Serviço
Sessão solene centenário Edson Queiroz na Alece
Data: 15 de abril de 2025
Horário: 16h
Local: Plenário 13 de Maio (R. Barbosa de Freitas, 2674 - Dionísio Torres)