seg, 28 abril 2025 10:46
Central de Carreiras: seu guia de oportunidades para o mundo do trabalho
Alunos e egressos contam como a Central de Carreiras e Egressos da Unifor transformou suas trilhas profissionais por meio de serviços que vão de uma robusta plataforma com oportunidades conectadas a mais de 4.000 empresas à orientação profissional personalizada

Diante de um mercado competitivo e em constante mudança, construir a própria trilha profissional pode ser uma estratégia valiosa para se destacar nas mais diversas áreas do conhecimento. Imagine dispor de ferramentas e orientação para, desde a graduação, planejar uma carreira, desenvolver habilidades para chegar onde se almeja, buscar experiências práticas na área e construir uma rede de networking!
Alunos e egressos da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, encontram esse apoio para construir estrategicamente seu futuro profissional por meio da Central de Carreiras e Egressos.
Lá, eles podem acessar uma robusta ferramenta que concentra oportunidades de estágio e emprego: a plataforma Unifor Carreiras. Também têm atendimentos individuais para orientação profissional e dicas de como melhorar o currículo, além de ter acesso a uma série de eventos e workshops para conectá-los ao mercado de trabalho.
“A Central de Carreiras objetiva potencializar a inserção profissional de alunos e egressos de graduação e pós-graduação no mercado de trabalho. O setor atua para fomentar a empregabilidade por meio de atividades de desenvolvimento profissional, além da prospecção e divulgação de oportunidades de estágios e empregos”, explica a gestora da Central de Carreiras, Carolina Quixadá.
No ano passado, 14.391 alunos buscaram os serviços da Central para alavancar suas carreiras. Foram 8.994 vagas divulgadas na plataforma, sendo 3.997 de estágio e 4.997 de empregos. Esses números são fruto também de uma busca crescente das empresas para dialogar com o setor, que atua como uma ponte entre talentos da Universidade e o mercado de trabalho.
A seguir, alunos e egressos contam como a Central de Carreiras e Egressos da Unifor transformou suas trilhas profissionais por meio de serviços que vão desde a plataforma com oportunidades disponíveis em mais de 4.000 empresas parceiras à orientação individual e personalizada.
Planejamento para trilhar uma carreira e encontrar novos caminhos
Júlia Daniel começou o curso de Psicologia com o desejo de ajudar os outros por meio da escuta na psicologia clínica. Conheceu a Central de Carreiras pelo site da Universidade durante a graduação e, mesmo depois de formada, seguiu utilizando os serviços.
Ela participou de workshops de planejamento de carreira e de oratória, utilizou os atendimentos para aconselhamento de carreira, análise de currículo e de LinkedIn e trilha de carreira, além de ver as palestras oferecidas e de buscar oportunidades na plataforma Unifor Carreiras.
Logo que concluiu a graduação, em 2022, continuou pesquisando sobre a atuação na área clínica, lugares para atender, prospecção de clientes e a fazer suas redes sociais profissionais, além de alguns cursos para se aprofundar nas áreas de interesse. Nesse período, atuou em duas clínicas de psicologia e realizou atendimentos online — uma demanda do seu público-alvo, de adolescentes e jovens adultos.
“A Central de Carreiras esteve comigo boa parte da minha graduação e depois dela também”, diz ela, que também dá palestras em universidades. No semestre passado, Júlia voltou a procurar o setor porque não estava se sentindo realizada profissionalmente, apesar de estar inserida no mercado. Participou de mais uma sessão de aconselhamento de carreira e percebeu que queria dar um novo passo: começar uma graduação em Publicidade e Propaganda.
“O atendimento foi fundamental para minha decisão. Neste ano, comecei uma nova graduação e, antes mesmo de começarem as aulas, já fiz meu atendimento com a Central de Carreiras para orientação desta transição e para me preparar da melhor forma possível para esta nova área”, narra.
Ciente da importância da Central de Carreiras, a aluna conta que sempre se atualiza dos eventos e busca os atendimentos individuais. “Já estou participando do Workshop de Planejamento de Carreira, já tenho meu currículo e LinkedIn feitos com a ajuda da Central e já participei da Trilha de Carreira, um curso assíncrono disponibilizado por eles”, celebra. Enquanto faz a nova graduação, Julia segue com seus atendimentos na psicologia clínica e sonha com novos caminhos.
“A Central de Carreiras me enriqueceu muito profissionalmente e constantemente aprendo com eles. Um dos principais ensinamentos que levo para a minha vida profissional é saber reconhecer minhas qualidades e como passar isso para o mercado da melhor forma possível, me valorizando profissionalmente” — Júlia Daniel, egressa de Psicologia e aluna de Publicidade e Propaganda
Júlia diz que foi nos atendimentos individuais na Central que vislumbrou quais caminhos poderia escolher profissionalmente, aliados ao que já havia feito e aos objetivos que tinha.
“Uma das principais mudanças que o setor me trouxe foi a organização e o planejamento, o que eu posso fazer hoje e como isso irá me ajudar a conquistar meus sonhos profissionais, além de me ensinar a como me inserir no mercado, principalmente através das plataformas, como o LinkedIn”, pontua.
Ela reconhece que o momento de transição de carreira pode ser um pouco confuso e ressalta que o setor está lhe ajudando muito a conciliar o trabalho como psicóloga à segunda graduação. Além disso, foi nesta experiência que descobriu que autoconhecimento é fundamental para se recolocar no mercado. “É necessário saber por que você não está feliz no seu emprego atual e onde você deseja estar profissionalmente para assim começar a trilhar um novo caminho”, diz.
Para ela, o trabalho que a Central de Carreiras oferece é fundamental para que o aluno consiga se inserir no mercado de trabalho, mas também para os egressos prosperarem nas suas carreiras.
“É um setor relevante para alunos e egressos, pois além de proporcionar todo este aprendizado e direcionamento, há acolhimento. Muitas vezes, podemos nos sentir desamparados e perdidos profissionalmente. Saber que tem profissionais prontos para nos ajudar é reconfortante e com certeza nos impulsiona profissionalmente”, afirma.
Preparar o currículo antes do primeiro estágio
No segundo semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Steffanie Silva está usando os serviços da Central de Carreiras para se preparar e compreender as possibilidades que sua área oferece antes de buscar a oportunidade do primeiro estágio.
A aluna conta que sempre teve afinidade com a área de exatas e que se encanta, desde criança, com computadores. Ela se matriculou na graduação em ADS com o sonho de atuar com o back-end de aplicações. Logo no primeiro semestre, soube da existência da Central de Carreiras e decidiu participar de uma sessão para avaliação e orientação sobre seu currículo.
“A orientação em relação a como seu currículo deve ser construído é fundamental, tendo em vista que é o primeiro contato que se tem com qualquer vaga. Tive acesso a uma consultoria personalizada com muitas dicas sobre como deveria ser meu currículo, o que me ajuda a passar em mais triagens de vagas”, afirma.
“A Central de Carreiras me ajudou a não ver o mercado da minha área como um bicho de sete cabeças. [A entender a importância] da persistência e do constante desenvolvimento das hard e soft skills. Às vezes, pode parecer muito difícil conseguir uma oportunidade, ainda mais com a exigência atual do mercado, mas quando a oportunidade vier, você tem que estar pronto” — Steffanie Silva, aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Para Steffanie, um grande diferencial da Central de Carreiras da Unifor é a possibilidade de ter atendimento personalizado, de acordo com as necessidades e áreas de atuação de cada um. No momento, ela está analisando as possibilidades e reunindo conhecimento para buscar as oportunidades de estágio direcionadas para a área em que pretende atuar profissionalmente no futuro.
Orientação profissional para além da formação
Cirliane Gomes já era formada em pedagogia, mas nutriu por muitos anos o desejo de cursar Psicologia. Ingressou na Unifor durante a pandemia e, desde então, está empenhada em construir uma carreira na área.
“Identifico-me tanto com a prática clínica quanto com a psicologia organizacional e do trabalho. Meu intuito é atuar na clínica, ciente dos desafios iniciais relacionados à captação de clientes, e, paralelamente, explorar oportunidades na área organizacional, especialmente em Recursos Humanos e Orientação Profissional”, conta.
A aluna diz que conheceu a Central de Carreiras durante as aulas e decidiu buscar o serviço. “Fiquei positivamente impressionada com a receptividade, principalmente pelo atendimento cordial prestado por um estagiário, a quem solicitei um panfleto informativo sobre as ações da Central. Meses depois, optei por cadastrar meu e-mail para receber notificações sobre vagas de estágio, o que me manteve constantemente informada acerca das oportunidades disponíveis no mercado”, conta.
Depois, Cirliane buscou o serviço de análise do currículo. “Agendamos um atendimento online via Google Meet, que durou aproximadamente uma hora, no qual recebi orientações precisas para a organização e aprimoramento do meu currículo. Além desse serviço, também utilizei o aconselhamento de carreira, cuja contribuição foi surpreendentemente significativa para o delineamento do meu percurso profissional”, rememora.
A aluna também participou de um workshop sobre o LinkedIn, evento que evidenciou a importância das redes sociais para a ampliação de oportunidades profissionais.
“A Central de Carreiras e Egressos da Unifor tem desempenhado um papel central na minha trajetória profissional ao proporcionar acesso a uma série de serviços que têm sido aplicados na prática e que complementam minha formação acadêmica. Por exemplo, a análise personalizada do currículo permitiu que eu aprimorasse a forma como me apresento ao mercado, enquanto o aconselhamento de carreira ofereceu direcionamentos claros sobre as áreas e estratégias para minha inserção no mercado de trabalho” — Cirliane Gomes, aluna do curso de Psicologia
Para Cirliane, os serviços da Central têm sido determinantes para que ela estabeleça uma trajetória alinhada às exigências do mercado de estágios e, futuramente, de trabalho. “Eles têm transformado minha visão sobre a profissão e os caminhos que posso trilhar, reforçando a importância de um suporte estruturado na consolidação das nossas carreiras”, acredita.
A aluna diz que ter acesso aos serviços da Central complementa a formação acadêmica, conferindo uma perspectiva mais estratégica e orientada para a inserção no mercado, seja através de estágios ou de posições efetivas no mundo do trabalho.
Atualmente, Cirliane está focada nos estágios obrigatórios previstos pela grade curricular do curso de Psicologia. A aluna integra o Núcleo de Orientação e Inclusão ao Mercado de Trabalho (NUMT) da Unifor, no estágio obrigatório da disciplina de Processos de Gestão e Saúde do Trabalhador. Lá, presta assessoria aos alunos do Centro de Formação Profissional (CFP), orientando-os quanto à inserção no mercado de trabalho.
Além do NUMT, já estagiou no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, onde adquiriu importantes vivências no diagnóstico organizacional, e na área de Recursos Humanos da empresa Singular Serviços, o que lhe permitiu aprofundar conhecimentos na psicologia organizacional. Ela diz que ingressar no mercado de trabalho é um processo que exige preparação, autoconhecimento e iniciativa.
“Embora a Central de Carreiras não tenha intermediado diretamente essas colocações, sua atuação tem sido fundamental no fortalecimento da minha trajetória. Por meio de ações como a análise de currículo, aconselhamento de carreira e oferta de workshops, a Central ampliou minha visão sobre o mercado de trabalho e contribuiu para que eu me sentisse mais preparada e segura para aproveitar cada uma dessas experiências de estágio”, considera.
Acolhimento e orientação quantas vezes for necessário, mesmo depois da graduação
Vivianny Martins conheceu a Central de Carreiras logo no início da graduação em Psicologia. Cadastrou seu currículo para buscar os estágios extracurriculares e seguiu sua formação com o desejo de iniciar carreira na psicologia clínica, com a possibilidade de atuar como psicóloga hospitalar no futuro.
Mas, quando se formou, Vivianny sentiu-se um pouco perdida no mercado de trabalho e decidiu buscar orientação no setor, agora como egressa. “A psicóloga me escutou e acolheu as minhas frustrações, me orientando a como trilhar minha carreira. Depois a mesma profissional analisou o meu currículo para que pudesse estruturá-lo e torná-lo mais atrativo para o mercado de trabalho”, conta.
“A Unifor Carreiras contribuiu com orientação de carreira. Essa modalidade é de suma importância, pois nós, alunos, saímos perdidos da universidade. Todo semestre, ela realiza eventos como workshops, planejamento de carreira, elaboração de currículo lattes, como fazer um perfil de qualidade na rede LinkedIn, dentre outros eventos” — Vivianny Martins, egressa do curso de Psicologia
A egressa ressalta a disponibilidade dos profissionais do setor, que atuam de manhã e de tarde para auxiliar alunos e egressos. “A Central dá orientações e ferramentas a respeito de como ingressar no mercado de trabalho quantas vezes forem necessárias. Na sexta-feira, tem profissionais de plantão para que os alunos possam levar seu currículo para ser analisado e ver se está atrativo para ser enviado às empresas de acordo com o seu perfil”, destaca.
Agora, Viviany se sente mais segura para seguir sua carreira profissional como psicóloga na clínica Psicoser.
Construir uma carreira com base sólida desde o início
Contribuir para que alunos possam construir uma carreira com bases sólidas desde os primeiros passos profissionais é uma das missões da Central de Carreiras. É nesta perspectiva que o setor estimula e promove essa inserção no mercado durante e após a graduação.
“A Universidade de Fortaleza é uma instituição pulsante, inovadora, que entende que estágios e experiências de trabalho ainda durante a graduação contribuem e muito na formação profissional do aluno”, explica a gestora da Central de Carreiras e Egressos, professora Carolina Quixadá.
Vinculada à Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, a Central é um diferencial relevante da melhor universidade particular do Norte e Nordeste. “São poucas as IES [Instituições de Ensino Superior] no Brasil que conseguem oferecer plataforma e serviços robustos de fomento à empregabilidade de seus alunos e egressos", salienta Carolina.
Conheça os principais serviços da Central de Carreiras:
-
Gestão, orientação e assinatura dos documentos de estágio
O objetivo é orientar alunos e empresas sobre a documentação e os fluxos exigidos pela Lei de Estágio, incluindo a gestão, o cadastro e a assinatura de Convênios de Estágio, Termos de Compromisso, Aditivos entre outros. -
Vagas de estágio, emprego e trainee
A Central de Carreiras prospecta, analisa e chancela as oportunidades de estágio, emprego e trainee. São disponibilizadas mais de 300 novas vagas todo mês. -
Oficinas, palestras e workshops
Com o objetivo de provocar reflexões e promover o desenvolvimento profissional, os temas dos eventos incluem elaboração de currículo vitae e perfil do LinkedIn, entrevista de emprego, mapeamento de competências, entre outros. As oficinas e palestras podem ser realizadas em parceria com professores e alunos de graduação e pós-graduação da Unifor e empresas parceiras. -
Sessões individuais de orientação curricular e aconselhamento de carreira
Sessões de elaboração e feedback de currículo vitae, perfil do LinkedIn, bem como aconselhamento para construção de projeto de carreira. Os atendimentos duram até 50 minutos cada e, geralmente, são realizados de 2 a 4 encontros por aluno orientado.
Uma das principais ferramentas para auxiliar o aluno na construção de sua trilha profissional é a plataforma Unifor Carreiras, que conecta alunos e empresas. Nela, as organizações publicam de forma gratuita suas oportunidades de estágio, trainee e emprego para que os alunos e egressos possam visualizá-las e aplicar suas candidaturas.
Além disso, a plataforma também é o canal no qual alunos realizam o agendamento das sessões individuais de orientação de currículo e aconselhamento de carreira. Só em 2024, foram realizadas 562 orientações. “Vale ressaltar ainda que, no ano passado, o número de alunos acessando a plataforma ultrapassou a marca de 8.000 logins únicos”, celebra Carolina.
A Unifor Carreiras também está sendo cada vez mais acessada por empresas. Em 2024, foram 1.621 novas empresas cadastradas. Os números mostram a consolidação da plataforma para construir esta ponte entre talentos da Universidade e as oportunidades do mercado.
Mas os serviços e ações da Central de Carreiras vão além da plataforma. O setor promove eventos que visam provocar reflexões e desenvolvimento profissional. São oficinas, palestras e workshops que abordam desde a elaboração de currículo e perfil do LinkedIn a orientações de como se sair bem em uma entrevista de emprego ou fazer mapeamento de competências. “Os alunos que participam dos eventos ganham certificados que podem ser usados para a carga horária de atividades complementares”, informa Carolina.
As sessões individuais de orientação curricular e aconselhamento de carreira também abordam temáticas parecidas de forma mais personalizada. Os atendimentos duram até 50 minutos. Ficou interessado? Se liga no Plantão de Currículo que acontece toda sexta-feira de forma presencial na Central de Carreiras, de 9h às 12h e de 14h às 17h.
Carolina lembra que a Central de Carreiras da Unifor está em constante mudança, sempre em busca de melhorias e maior eficiência na entrega de seus serviços. Um dos frutos desse movimento é a Trilha de Carreiras, um curso assíncrono e gratuito disponível a alunos, egressos e toda a comunidade acadêmica interessada em ampliar os conhecimentos sobre mundo do trabalho e desenvolver competências capazes de ajudá-los na busca por estágios ou empregos. No ano passado, foram mais de 6.000 inscritos para a formação.
Outro exemplo é a Cartilha de Estágio, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Universidade Federal do Ceará em alusão aos 15 anos da Lei de Estágio que se propôs a promover o conhecimento acerca da legislação pertinente aos estágios – sejam eles obrigatórios ou não obrigatórios – e boas práticas na área e do fomento à empregabilidade de alunos do ensino superior.
Carolina ainda destaca a Feira de Carreiras, evento que conecta alunos e egressos da graduação e pós-graduação da Unifor a empresas parceiras que ofertam vagas de estágio, emprego e trainee, além de palestras e workshops que visam promover a consciência e os conhecimentos sobre desenvolvimento profissional para aumentar a inserção dos participantes no mercado de trabalho.
“Quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho deve procurar toda a infraestrutura que a Unifor disponibiliza para a sua formação e seu desenvolvimento profissional, o que inclui os serviços da Central de Carreiras. Espero que os alunos e egressos de graduação e pós-graduação possam fazer uso de nossos serviços. Estamos aqui para eles!” — Carolina Quixadá, gestora da Central de Carreiras e Egressos
Serviço
Central de Carreiras e Egressos
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h
Local: 1º andar do Centro de Convivência, campus da Universidade de Fortaleza
Contatos: (85) 3477-3142 | (85) 99249-5956 (WhatsApp) | estagio@unifor.br | vagaestagio@unifor.br