Em parceria com a Unifor, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza promove residência artística e concerto de piano
Em parceria com a Unifor, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza promove residência artística e concerto de piano
Residência artística ocorre durante uma semana no campus e culmina com apresentação gratuita do pianista Reginaldo Mordenti, dia 11 de agosto, no Teatro Celina Queiroz
O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), em parceria com a Universidade de Fortaleza, realiza residência artística a educandos e profissionais de piano, com aulas no período de 6 a 10 de agosto no campus da Unifor, e concerto aberto ao público no dia 11 de agosto, às 20h, no Teatro Celina Queiroz.
O evento será ofertado ao grupo Conversa das Teclas, composto por alunos de referência em piano, assim como a alunos de outras instituições, como a Casa de Vovó Dedé e o Grupo de Piano da Escola Yolanda Queiroz.
Com orientações de técnicas e repertório do erudito ao popular, a residência será ministrada pelo pianista Reginaldo Mordenti, cuja formação é na Universidade de Música de Viena, tendo realizado recitais pela África, América e Europa.
A iniciativa proporcionará a troca de ensinamentos e experiências do musicista aos alunos participantes, além de um bate-papo com professores do instrumento.
Programa de Música Jacques Klein
O Programa de Música Jacques Klein, braço artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), realiza formação musical de excelência para 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, em bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música, o Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.
Suas atividades também são apresentadas em projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários. Criado em 2012, o Programa Jacques Klein tem quatro grupos de referência, os quais realizam apresentações dentro e fora Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein.
O Programa tem núcleos de ensino na sede do IBLF, no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, e na Casa de José de Alencar, no bairro Messejana. Duas outras localidades também recebem as atividades: Fundação Carlos Pinheiro, no bairro Henrique Jorge, e Escola José Carvalho, em Messejana. Neste último através do Projeto Musicalizando.
Serviço
Residência Artística com o pianista Reginaldo Mordenti
De 6 a 10 de agosto de 2018
Na Sala de ensaio dos Grupos de Arte e Teatro Celina Queiroz
Concerto
Dia 11 de agosto de 2018, às 20h
No Teatro Celina Queiroz
Gratuito e aberto ao público