seg, 29 julho 2024 18:47
Entrevista Nota 10: Gal Kury e o novo curso de Data-Driven Marketing na Pós-Unifor
Consultora de marketing e estratégia para empresas de todo Brasil, a curadora do novo MBA apresenta o curso e fala a respeito da importância dos dados no marketing atual
Neste segundo semestre de 2024, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza inaugura seu novo curso de MBA em Data-Driven Marketing. Com o objetivo de capacitar profissionais de diferentes segmentos para desenvolver estratégias de marketing orientadas por dados, a formação combina conhecimentos em tecnologia de análise de dados e marketing para impulsionar a inovação e o desempenho empresarial.
Por lá, os alunos aprenderão a identificar tendências e extrair insights relevantes para realizar campanhas estratégicas, além de adquirirem conhecimento sobre como aplicar técnicas estatísticas e de mineração para interpretar grandes conjuntos de dados. O curso também pretende proporcionar conhecimento sobre ferramentas e plataformas tecnológicas atuais, como: CRM, automação de marketing, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Com mais de 30 anos de carreira em marketing, branding e comunicação, atuando como consultora de marketing e estratégia para empresas de todo Brasil, Gal Kury é a curadora do novo curso da Universidade. Ela, que é docente da Pós-Unifor há mais de 20 anos, também irá ministrar aulas na programação curricular.
Em meio aos estudos do doutorado em Administração, a diretora técnica da Gal Kury Consultoria de Marketing fala sobre o Data-Driven Marketing e os detalhes do novo curso de pós-graduação da Unifor. A Entrevista Nota 10 desta semana traz a conversa para você.
Confira na íntegra a seguir.
Entrevista Nota 10 — Professora Gal, por que os dados ganharam tanto valor estratégico no mercado atual?
Gal Kury — Quase todos os mercados são hipercompetitivos, ou seja, você está brigando pelo mesmo cliente com outras pessoas, outras empresas, outros profissionais etc. Então, você tem que buscar oferecer alguma coisa relevante e ressonante para o consumidor, você precisa conhecer o consumidor. E para conhecer esse consumidor, você precisa de dados.
A era de você falar “eu acho”, hoje em dia, não existe mais, porque você não acha nada. Você estuda dados, você estuda o mercado e, a partir daí, você tira conclusões. Então, a ideia é sempre partir de uma visão analítica. O conceito do que chamamos de “inteligência de mercado” é fundamental, porque você compreende o mercado, compreende as demandas e compreende as especificidades dos consumidores.
Entrevista Nota 10 — Como a tendência do data-driven transformou o mercado?
Gal Kury — Temos um mercado muito dinâmico. O que você e eu consumíamos há uns três anos não é a mesma coisa do que nós consumimos hoje. Então, nós precisamos estar constantemente estudando o consumidor. Antigamente, fazíamos planejamento de comunicação e marketing para dois anos. Hoje em dia, não tem como fazermos isso, até porque você também tem concorrentes novos.
Tínhamos um modelo onde você tinha as grandes plataformas de obtenção de dados, como RP e BI, sendo extremamente caras. Hoje, você consegue uma assinatura do Power BI, por exemplo, com menos de R$100,00 por usuário. Então, houve uma popularização dessas ferramentas, o que também agregou valor aos dados.
Entrevista Nota 10 — Qual a principal diferença do data-driven para as outras estratégias de marketing?
Gal Kury — Muitas empresas usam estratégias como a Análise SWOT, por exemplo, como uma espécie de tábua de salvação. O data-driven marketing, entretanto, já te traz inputs diferentes. É como se você abrisse uma caixa de ferramentas e não usasse apenas um martelo, mas uma gama de ferramentas que te dão uma inteligência.
Os dados te ajudam a errar menos, a ser mais assertivo e a compreender características e nuances que você, talvez, não tenha visto antes. Fora isso, quando você usa ferramentas automatizadas, por exemplo, elas conseguem fazer uma varredura em milhares de perfis ao mesmo tempo, o que seria uma verdadeira loucura se fosse feita manualmente.
Entrevista Nota 10 — De onde partiu a ideia de ter um curso de pós-graduação em data-driven na Unifor?
Gal Kury — Eu trabalho na Unifor há 20 anos e sempre tenho um caráter colaborativo de me sentar com os gestores e coordenadores para conversar. Então, me encomendaram uma pesquisa de mercado como consultora para compreender amplamente o mercado.
Entrevistamos vários profissionais de várias empresas para saber o que eles gostariam de aprender e quais suas demandas. Em seguida, fizemos um comparativo com os cursos ofertados por instituições de alto nível nacionais e internacionais e percebemos que havia essa lacuna de mercado aqui no Ceará. Após a análise e o diagnóstico, entre os dois cursos que a Unifor lançou para esse próximo semestre, temos o Data-Driven Marketing, que está baseado nessa demanda do mercado, mas também na necessidade de acompanhar as novas tendências.
Entrevista Nota 10 — O que os participantes do curso podem esperar dele?
Gal Kury — Eu dividi esse curso em alguns módulos. Temos o Marketing e Estratégia, Negócios Digitais e Mobile, Consumidor e Inteligência e uma novidade que é o Lab e o Workshop, onde teremos um laboratório de 24 horas, onde os alunos escolherão um tema para se aprofundar e realizar uma mini pesquisa.
Estamos trazendo profissionais daqui e de fora com experiência prática de mercado muito forte, mas que também possuam uma base teórica para oferecermos um ensino de ponta e que dialogue com os novos conceitos do marketing atual. Além disso, queremos que as disciplinas tenham um nível de profundidade, com um tempo mínimo de 20 horas para que os participantes adquiram mais conhecimentos.
*Texto adaptado a partir do conteúdo publicado originalmente pelo portal Nosso Meio, em 23/07/2024.