Museu da Fundação Edson Queiroz abre ao público a partir do dia 14 de novembro, em Fortaleza

Museu da Fundação Edson Queiroz abre ao público a partir do dia 14 de novembro, em Fortaleza

Primeira etapa do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, o museu estreia com quatro grandes exposições e programação especial de conversas com curadores entre os dias 14 e 18 de novembro.


O museu abrirá suas portas com quatro espaços expositivos - Foto: Ares Soares
O museu abrirá suas portas com quatro espaços expositivos - Foto: Ares Soares

A abertura do Museu da Fundação Edson Queiroz ao público em geral está prevista para o dia 14 de novembro. Primeira etapa do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, o equipamento marca um novo momento para a cena cultural de Fortaleza. O museu abrirá suas portas com quatro espaços expositivos, que apresentarão um panorama diversificado da produção artística, reunindo desde manifestações de artistas cearenses até obras que testemunham diferentes períodos da história da arte. 

Entre os dias 14 e 18 de novembro, a programação contará com encontros com os curadores das exposições, no Espaço Diálogos. No sábado (14), às 15h30, os visitantes poderão conferir a esquete teatral “La Femme Bateau”, do Grupo Mirante de Teatro Unifor. Na sequência, às 16h, será realizado um encontro com Galciani Neves e Max Perlingeiro, responsáveis pela curadoria da mostra “Escrevendo tempos: encontros, elos e fronteiras entre artistas do Ceará e do Mundo nas coleções cearenses”.

No domingo (15), às 16h, será a vez da curadora Denise Mattar apresentar aspectos da exposição “Constelações – Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”.

A programação com Denise Mattar continua na terça-feira (17), às 9h30, com uma conversa sobre a exposição “Espaço Yolanda & Edson”. Já na quarta-feira (18), às 16h, Lucas Dilacerda, curador da Bienal de Arte da Fundação Edson Queiroz, conduzirá o encontro com o público.

Exposições

A programação inaugural do Museu da Fundação Edson Queiroz contará com quatro grandes exposições, que apresentam diferentes recortes da produção artística e da memória cultural. Todas as mostras são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.

A Bienal de Arte da Fundação Edson Queiroz, intitulada “Povo por vir”, reunirá 160 obras de 48 artistas. Com curadoria de Lucas Dilacerda, a mostra substituirá a tradicional Unifor Plástica e propõe reflexões sobre a arte e os saberes populares, abordando formas de convivência com a natureza e com a vida em comunidade. O título faz referência ao pensamento do filósofo Gilles Deleuze e à ideia de um povo capaz de resistir aos desafios de seu tempo. A exposição conta com o patrocínio de Bradesco, Cerbras e Supermix.

O Espaço Yolanda & Edson apresentará a trajetória do casal responsável pela criação da Fundação Edson Queiroz. Com curadoria de Denise Mattar e cenografia de André Scarlazzari, a mostra adotará uma abordagem sensorial e afetiva para revelar aspectos da história pessoal e empresarial dos dois empreendedores. A parceria entre Yolanda e Edson Queiroz contribuiu para a formação de uma família e de um grupo empresarial com atuação marcante no Ceará. A iniciativa tem o patrocínio de Nacional Gás, Indaiá e Esmaltec.

A terceira mostra, “Escrevendo tempos: encontros, elos e fronteiras entre artistas do Ceará e do Mundo nas coleções cearenses”, tem curadoria de Galciani Neves e Max Perlingeiro. O conjunto reúne 135 obras de artistas cearenses e internacionais, provenientes dos acervos da Fundação Edson Queiroz, do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) e de coleções particulares.

Entre os artistas brasileiros estão Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Raimundo Cela, Sérvulo Esmeraldo, Vitor Cesar, Jonas Van, Juno B e Patrícia Araújo. A exposição também contempla trabalhos de artistas internacionais, entre eles Pablo Picasso, Salvador Dalí e Claude Monet. O percurso abrange diferentes períodos e correntes artísticas, do Barroco e do Renascimento europeu à arte contemporânea, passando pelo Impressionismo, Modernismo, Surrealismo, arte oriental, abstrações do pós-guerra, Construtivismo e arte cinética. A mostra tem como patrocinadores o Banco UBS e a Segurpro.

Por fim, “Constelações – Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz” apresentará mais de 200 obras pertencentes ao acervo da FEQ. O percurso percorre diferentes momentos das artes visuais brasileiras e reúne trabalhos relacionados às matrizes africanas, indígenas e europeias, que contribuíram para a formação da identidade cultural do país. Entre os artistas representados estão Chico da Silva, Daiara Tukano, Alfredo Volpi, Antônio Bandeira, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. A exposição conta com o patrocínio do Banco Itaú, do Banco Safra e da XP.

A solenidade de abertura do Museu da Fundação Edson Queiroz está programada para o dia 12 de novembro, às 19h, com público convidado. 

Serviço 

Abertura do Museu da Fundação Edson Queiroz
Data: 14 de novembro de 2026 (sábado)
Local: Museu da Fundação Edson Queiroz – Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz
Endereço: Av. Washington Soares, 1141 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE
Programação especial: de 14 a 18 de novembro, com encontros com curadores e apresentações artísticas no Espaço Diálogos (veja a programação completa)
Funcionamento: De terça a sexta-feira (9h às 19h) / sábado e domingo (12h às 18h)
Entrada Gratuita

Programação - Museu FEQ

14 de novembro | Sábado
15h30 – Esquete teatral "La Femme Bateau", do Grupo Mirante de Teatro Unifor
16h – Conversa curatorial exposição Escrevendo Tempos
Curadores: Galciani Neves e Max Perlingeiro

15 de novembro | Domingo
16h – Conversa curatorial exposição Constelações – Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz
Curadora: Denise Mattar

17 de novembro | Terça-feira
9h30 – Conversa curatorial exposição Espaço Yolanda & Edson
Curadora: Denise Mattar

18 de novembro | Quarta-feira
16h – Conversa curatorial exposição Bienal de Arte da Fundação Edson Queiroz
Curador: Lucas Dilacerda

Local: Espaço Diálogos, Museu de Arte da Fundação Edson Queiroz – 1º andar