Unifor realiza curso sobre análise de conteúdo categorial
A iniciativa acontece em parceria da Vice-reitoria de Pesquisa (VRP) com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)
A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), anuncia o curso "Análise de Conteúdo Categorial: Manual de Aplicação". A formação gratuita será realizada de 23 a 26 de abril, das 14h às 18h, na sala B31.
Com uma abordagem prática e imersiva, o curso visa ensinar de forma simples e prática como realizar uma análise de conteúdo quantitativa com rigor científico. Esta técnica é essencial para pesquisas de mercado e acadêmicas, oferecendo confiabilidade e replicabilidade. Além disso, os participantes serão introduzidos ao panorama atual dessa metodologia no contexto brasileiro, preparando-os para as demandas dos principais periódicos científicos do mundo.
A condução do curso ficará a cargo dos professores Diógenes Lycarião, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Rafael Cardoso, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ambos são reconhecidos por suas contribuições significativas nas áreas de estudo pertinentes.
A metodologia de ensino combinará aulas expositivas para apresentar a fundamentação teórica da análise de conteúdo quantitativa com exercícios práticos aplicados. Nas aulas teóricas, serão abordados conceitos-chave como confiabilidade, replicabilidade e transparência em pesquisas científicas.
Já nos exercícios práticos, os participantes vivenciarão todas as etapas de uma análise de conteúdo de alta qualidade, como definição da amostra, construção do livro de códigos, treinamento de codificadores e realização de testes de confiabilidade.
A formação é destinada para discentes e pesquisadores de cursos nas áreas de Saúde Coletiva, Enfermagem, Medicina, Psicologia, entre outros campos relacionados à saúde.
Confira o programa do curso
23/04 - Fundamentos Essenciais:
- Conteúdo: Explorando o tripé da análise de conteúdo categorial: validade, replicabilidade e confiabilidade.
- Instrutor: Diógenes Lycarião
24/04 - Visão Panorâmica:
- Conteúdo: Estado atual da análise de conteúdo no Brasil: Entre o muito Bardin e a qualidade escassa.
- Instrutor: Rafael Cardoso
25/04 - Aplicações Práticas I:
- Conteúdo: Aplicação da Análise de Conteúdo: Conceituação da pesquisa, Unidade de análise, regras para criação de categorias e amostragem.
- Instrutor: Rafael Cardoso
26/04 - Aplicações Práticas II:
- Conteúdo: Aplicação da Análise de Conteúdo: Treinamento, teste de confiabilidade, codificação, análise e interpretação dos resultados, validade, transparência e replicabilidade.
- Instrutor: Rafael Cardoso
Sobre os professores
Rafael Cardoso
(Foto: Arquivo pessoal)
Rafael Cardoso é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR).
Além disso, é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), coordenador do grupo de pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD) e editor da revista Internet Sociedade do InternetLAB.
Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).
Também atuou como consultor do Banco Mundial, Bertelsmann Foundation (Alemanha), Adam Smith International (Reino Unido) e já foi assessor de pesquisas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Labhacker (Câmara dos Deputados), W3C Brasil e Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, e Transparência Internacional.
Diógenes Lycarião
(Foto: Arquivo pessoal)
Diógenes Lycarião é professor adjunto do curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom-UFC).
Possui o ciclo de formação: bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFC, mestre e doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF) e dois estágios sanduíches. O primeiro, durante o mestrado, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o segundo, no doutorado, na Universidade de Mannheim (ALE).
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Política, possuindo mais de duas dezenas de trabalhos publicados na área, inclusive em alguns dos periódicos de maior impacto na área da Comunicação.
Sua produção científica trata principalmente dos seguintes temas: sistema mediático, comunicação das mudanças climáticas, redes sociais online, jornalismo, análise de conteúdo e esfera pública. Coordenador de Comunicação e Divulgação Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI).
Serviço
Curso “Análise de Conteúdo Categorial: Manual de Aplicação”
Data: 23 a 26 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Sala B31
Inscreva-se aqui